Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico: Balanço ou volante
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
 
31/12/13 - 10:13
  Quote  #21
Mensagem por _Pereira
Local: Oeiras
Cadastro: 23/10/13
Posts: 23
Usuário nível:



Visualizar o perfil de _Pereira Perfil  Busca de outros posts por _Pereira Busca
O VOLANTE DE UM RELÓGIO

por Walt Odets - Traduzido por Pedro Pereira e Paulo Girão (não está ainda terminado)... Aceitam-se sugestões e ajuda


O volante de balanço e a mola de balanço (espiral) são os "órgãos reguladores" do relógio de pulso ou bolso mecânico, e portanto, parece apropriado começar a minha série de ensaios técnicos aqui. - especificamente com o volante em si (Comentarei sobre molas de balanço no próximo paragrafo). É preciso regular atrás e adiante na oscilação do balanço que opera a âncora de escape (forquilha da âncora) e, portanto, através da roda de escape, quarta roda, terceira roda, roda "central" e tambor da mola real, regula o desenrolar da mola. O balanço e a mola são conhecidos como um "sistema de oscilação rotativa". Apesar de sabermos o significado de um relógio... Que "mostra" o tempo ou até mesmo as fases da lua.- como um mecanismo é simplesmente uma maneira de regular o desenrolar de uma mola. É a roda de balanço (e a mola) que, em última análise conduz esta operação controlada.

Claro, existem muitos detalhes para complicar significativamente esta operação, se o relógio for "preciso", quer isto dizer, o relaxamento da sua mola mestra com algum relacionamento consistente como a rotação da terra sobre seu eixo. A maioria destas complicações são originários na mola de balanço. A mola (espiral) é necessária para impulsionar e reverter o equilíbrio. Depois de girar para a posição totalmente para a direita (sentido horário), o volante tem "atrofiamento" e é a força do desenrolar da mola que inverte o sentido e impulsiona o equilíbrio na direção oposta, para a posição totalmente anti-horário. Nesta posição, a volta do volante foi totalmente desfeita, e a força da contração da mola, novamente inverte e impulsiona a roda.


UMA DEFINIÇÃO DE TERMOS
Cada balanço do saldo (em uma direção) libera um dente da roda de escape e assim se move o movimento inteiro (incluindo o ponteiro dos segundos) um "incremento." Os termos metade-swing e balanço são às vezes usados de forma intercambiável. Completo-balanço significa de resto completamente no sentido anti-horário, totalmente no sentido horário e depois volta para descansar. Batidas por hora sempre refere-se a meia-balanços (ou balanços), para que um relógio de 18.000 bph é fazer balanços completo 9.000 por hora. Amplitude refere-se ao número de graus de rotação do balanço em qualquer direção. Dial, um relógio em bom estado deverá ter um balanço entre aproximadamente 270 e 315 graus.

A QUESTÃO DA TEMPERATURA
Enquanto vou deixar muitos detalhes complicados da Primavera equilíbrio à parte para o presente, é ainda necessário dizer que as molas convencionais de aço são muito sensíveis à temperatura. Assim, quando molas de aço foram todos que estavam disponíveis, verificou-se que um aumento da temperatura provocou um aumento na espessura da Primavera equilíbrio, um aumento na altura e comprimento da primavera e uma diminuição do "módulo" (elasticidade) da primavera. O efeito total da temperatura crescente a mola diminui a taxa do relógio (uma taxa diária mais lenta), em grande parte por causa da mudança no módulo de elasticidade (os outros três efeitos tendem a cancelar um ao outro).



Porque não havia nenhuma maneira, até a década de 1930, para controlar a resposta da Primavera equilíbrio à temperatura, todas as rodas de equilíbrio em relógios de qualquer qualidade foram os saldos de "compensação". Um equilíbrio de compensação compensa os efeitos da temperatura sobre a mola de contrapeso (e não, em contraste com a opinião comum, compensa os efeitos de temperatura da roda em si). O saldo de compensação a mais comum é um bimetálico, split equilibrar (como mostrado na Figura 1), também conhecido como o equilíbrio de Earnshaw. O aro da roda é feito de bronze na camada exterior, aço no interior. Porque bronze expande menos com o aumento da temperatura do aço faz, borda onda de extremidades (as extremidades "corte") para dentro, com um aumento da temperatura. Este efetivamente menor diâmetro da roda de balanço aumenta sua velocidade e desloca os efeitos de temperatura na primavera.
A Figura 3 ilustra um equilíbrio de compensação em altas temperaturas. Por outro lado, as extremidades de corte curl para o exterior com uma queda na temperatura, aumentando o diâmetro efetivo do saldo e retardando o relógio


O EQUILÍBRIO POR PARAFUSOS
A Figura 1 mostra não só um balanço bimetálico de compensação, mas um equilíbrio perdido. Estes parafusos ao redor do perímetro do saldo podem ser movidos dentro e para fora, pode ser movido para diferentes buracos, e arruelas pequenas podem ser colocadas sob eles para aumentar seu peso. Eles são usados inicialmente para porte o equilíbrio, que é dizer, remover manchas pesadas e equilibrar a balança. Quando os parafusos perto as extremidades de corte da borda são movidos dentro ou fora, eles afetam o montante da compensação de temperatura que fornece o equilíbrio. Isso permite que os efeitos de compensação do saldo para o erro de temperatura da primavera particular de correspondência. Adicionar peso perto do final do corte da borda (ou parafusos em movimento para furos perto as extremidades cortadas) aumenta o efeito de compensação do balanço de calor e frio.

A Figura 2 mostra uma variação ilustre na corte, bimetálico equilíbrio parafusado, o equilíbrio de Guillame. O equilíbrio de Guillame é utilizado em relógios de julgamento do Observatório por causa de sua excelente precisão, mas nunca é usado na relógios de produção por causa de sua fragilidade. Feita de camadas de liga e latão de níquel, expande-se non-linear e é o único equilíbrio que pode compensar o erro so-called da temperatura média. (Quando um relógio é ajustado para o mínimo erro em temperaturas extremas, tende a correr rápido em temperaturas moderadas). O saldo de Guillame é facilmente reconhecível porque os cortes da borda são ainda mais a partir que do equilíbrio de armas que na balança Earnshaw mais comum. O equilíbrio de Guillame é sempre usado com uma mola de aço simples e comumente pode fornecer precisão de 0,02 segundos por dia por grau centígrado. Isto é aproximadamente 15 vezes a precisão dos melhores convencionais saldos bimetálicos.

A MOLA DE CONTRAPESO AUTO-COMPENSAÇÃO


Por volta de 1930, uma série de novas ligas (trabalhadas frio e calor-tratado) tornou-se disponível para molas de equilíbrio. Em última análise, isto era para mudar o design dos saldos completamente. O mais famoso destas novas ligas era uma combinação de níquel, cromo, berrylium, titânio, alumínio e ferro e comércio-chamava o Nivarox. A melhor nota de molas Nivarox (Nivarox I Highest) fornece um erro de temperatura de apenas aproximadamente mais ou menos 0,3 segundos por grau centígrado por dia.


Este desenvolvimento permitiu o uso comum dos saldos monometallic porque o equilíbrio não é mais necessária compensar os erros de temperatura da primavera. Estes novos equilíbrios de monometallic foram feitos com uma borda sem cortes de um único metal, mas fornecidos com parafusos para equilibrar a balança. Eles parecem muito como uma compensação parafusada equilibra, mas sem os cortes na orla (e com uma borda de um único metal, que é visível sob uma lupa). A Figura 4 ilustra um equilíbrio. Os furos não utilizados são indicados por linhas pontilhadas.

O EQUILÍBRIO DE GLUCYDUR


Em sobre o tempo que o Nivarox foi sendo desenvolvida, outra liga estava sendo desenvolvida para o volante em si. Feito de berílio, cobre e ferro (berrylium bronze), esta nova liga foi comércio-nomeado Glucydur. Foi excepcionalmente difícil e estável e muito resistente à deformação ou danos. R. Lavest, diretor da seção de relojoaria da Neuchatel Technical High School disse do saldo Glucydur, "esse equilíbrio, feito de um metal muito duro, 400 Brinell, non-magnetic, não corrosivo, tendo um brilho fino, é excelente para seu acabamento extremamente brilhante e o ar de fino acabamento, empresta ao movimento. Para produção em massa como poços como para movimentos especiais, o equilíbrio de Glucydur é em grande demanda, apreciaram pelos fabricantes de pivô e ajustadores parecidos. Isso facilita a adaptação e sua descoberta significa mais um passo na técnica de relojoaria". (Citado de "Os elementos de Watchcraft," Charles Rohr editores, 1949). Hoje, o equilíbrio de Glucydur é o padrão em relógios finos, embora outros materiais são usados em alguns relógios mais baratos.

Por muitos anos e hoje, em certa medida o Glucydur equilíbrio (monometallic, claro e sem cortes) continuou a ser usado com parafusos de ajuste, conforme mostrado na Figura 4. Isto permite ajustes de poising relativamente fácil (e reversíveis) no campo. Talvez tão importante, reparadores de relógio foram muito relutantes em desistir os parafusos de ajuste familiar e muitas vezes sentia que sua aparência sugere um relógio de qualidade. Mas como experiência com o equilíbrio de Glucydur desenvolvido, tornou-se claro que a sua extrema dureza e estabilidade permitiram equilibrar o equilíbrio na fábrica e que postura iria manter-se ao longo de muitos anos de uso..--e manipulação mesmo abusiva. Assim, começou a ocorrer aos engenheiros que parafusos de ajuste podem não ser necessários, e o equilíbrio moderno"suave" nasceu. Este equilíbrio suave de Glucydur é mostrado na Figura 5, com seus braços facilmente reconhecíveis de forma distinta. Em 1968, cerca de 90 por cento dos relógios suíços de alta qualidade foram usando o equilíbrio de Glucydur suave, e hoje é visto em praticamente todos os relógios de qualidade.

O BALANÇO DE MASSA AJUSTÁVEL

Mesmo como o equilíbrio de Glucydur suave foi ganhando favor generalizada, houve um desenvolvimento simultâneo, que merece menção. Este é o contrapeso ajustável com rotatable pesos ao invés de parafusos. Apenas dois estão em produção hoje, o Gyromax por Patek Philippe e o Microstella pela Rolex. Em vez de usar um aro de balanço com parafusos e furos roscados, estes dois saldos usam pesos que podem ser rodados em seus pinos de montagem para mover a massa do peso para dentro ou fora do equilíbrio. Um equilíbrio de Patek Gyromax é ilustrado na Figura 6. Sobre o equilíbrio de Rolex pesos são na junção do equilíbrio de quatro braços e borda, e apenas quatro pesos são usados. A vantagem mais importante do peso rotativo é que um maior equilíbrio de diâmetro pode ser usado porque os parafusos não estão projetando fora do perímetro, ocupando espaço no movimento. Adicionalmente, os pesos podem ser usados para ajustar a taxa diária do relógio, eliminando assim a necessidade de um regulador convencional. (A importância disso será discutida em um ensaio mais tarde). No design de Patek, com os pesos estabelecidos na orla, aerodinâmica e poeira senões são ambos reduzidos. A julgar pela sua literatura sobre o Gyromax, Patek considera a questão aerodinâmica significativa.

A borda do equilíbrio Gyromax, com pesos, é mostrada na Figura 7. Porque o slot no peso reduz a massa do peso nesse ponto, a rotação do peso ajusta a distribuição de massa ao redor da borda do equilíbrio. Se um par de pesos opostos é ajustado igualmente, a taxa diária do relógio pode ser ajustada. Mais massa para o exterior do saldo (slot em direção ao centro do saldo) aumenta o diâmetro efetivo e retarda a taxa diária. Pesos também podem ser girados individualmente para ajustar o equilíbrio da balança.

CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E EQUILIBRAR

Com alto grau de Nivarox molas de compensação de temperatura equilíbrio (e, portanto, eliminação da necessidade de ter o volante compensar erros de temperatura de primavera), o que é necessário um equilíbrio é um órgão rotativo perfeitamente redondo, perfeitamente equilibrado. Para a operação (ou seja, "exata") consistente, um equilíbrio com tanto "inércia rotacional" possível é desejável. Na prática, este será o maior saldo de diâmetro possível com seu peso concentrado, tanto na periferia quanto possível. Embora um equilíbrio de diâmetro menor pode ser feito para ter como inércia rotacional muito como um equilíbrio de diâmetro maior, simplesmente aumentando o seu peso, isso resultará em um equilíbrio que é mais pesado que o equilíbrio de diâmetro maior da inércia rotacional equivalente. Isto iria colocar mais stress sobre os pivôs, exigem uma mola mais rígida de equilíbrio e, em última análise, uma mola mais dura. Assim, o diâmetro..--e o espaço dentro do movimento para acomodá-lo..--é a definição de um fator crítico e uma das decisões mais importantes na concepção de um relógio.

Apesar de não equilíbrio é perfeitamente equilibrado e perfeitamente estável, de alta qualidade, suave equilíbrio Glucydur chegou muito perto deste objectivo. Embora ele possa ser ajustado, raramente é necessário ajustá-lo para a postura em campo. Saldos em massa parafusados e rotativos, claro, podem facilmente ser ajustados no campo, embora esta prática também está se tornando rara como menos e menos relojoeiros são treinados no sincronismo dos relógios.

AJUSTES
O ajuste dos relógios para isocronismo (consistência de taxa como a mola esvazia) e posições (consistência de taxa em posições diferentes) envolve tanto o volante e a mola de contrapeso. Os dois estão intimamente relacionados. Como resultado, rodas de equilíbrio são às vezes deliberadamente colocar fora de equilíbrio para compensar (non-temperatura) erros introduzidos pelos anexos de primavera (interiores e exteriores) ou overcoil de primavera (a curva superior, última da mola antes de ligação com o stud na ponte de equilíbrio). Embora isso não seja uma prática aconselhável, é geralmente feita, particularmente para ajustes posicionais.


Um equilíbrio é "verdadeiro" quando a borda é perfeitamente redonda e borda perfeitamente gira em torno de seu pivô (ou seja, o pivô está no centro exato do saldo). Esta verificação é feita antes de equilibrar o equilíbrio. Para equilibrar-se, os pivôs de equilíbrio realizam-se em um par de pinças (Figura 8) ou uma ferramenta especial poising (Figura 9). O equilíbrio é girado e o ponto forte do equilíbrio, claro, parará na parte inferior. Em vez de vir lentamente uma parada em uma direção, o fora-de-equilíbrio equilíbrio também irá girar e para trás antes de vir para descansar. Esta operação é pouco diferente do equilíbrio estático de um pneu de automóvel. (Balanceamento dinâmico ocorre em conjunto com ajustes de equilíbrio da mola quando o relógio é realmente cronometrado para posições com o equilíbrio instalado.)

Saldos parafusados estaticamente estão preparados pela mitigação do parafuso (ou parafusos) no ponto pesado. Parafusos vêm em diferentes pesos, anilhas podem ser removidas debaixo dos parafusos e material pode ser removido da parte inferior da cabeça do parafuso. Saldos Gyromax-estilo permitam a remoção da mancha pesada girando o slot de um peso (ou pesos) para fora da borda. Lisa Glucydur saldos exigem a chanfradura da parte inferior da borda de equilíbrio com a ponta de um pequeno arquivo de rat-tail.

Springing e sincronismo do relógio será objecto de um ensaio do futuro.

As imagens e uma parte da tradução já está... Falta corrigir restante texto... Logo que possa, eu volto para corrigir, tem de ser aos poucos... Grato pela compreensão






[

*Mensagem alterada pelo moderador Girão em 05/01/2014 13:11:29*

*Mensagem alterada pelo moderador Girão em 25/01/2014 10:04:13*
 
31/12/13 - 10:20
  Quote  #22
Mensagem por _Pereira
Local: Oeiras
Cadastro: 23/10/13
Posts: 23
Usuário nível:



Visualizar o perfil de _Pereira Perfil  Busca de outros posts por _Pereira Busca
Boas

Não é a solução perfeita,porque o ideal era conseguir anexar as imagens do artigo e uma tradução mais perfeita ( esta é do Bling ).

O Bling traduz literalmente Spring por Primavera,entre outros pormenores aqui e ali.
 
31/12/13 - 17:47
  Quote  #23
Mensagem por Girão
Local: Lisboa
Cadastro: 01/07/10
Posts: 1230
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Girão Perfil  Busca de outros posts por Girão Busca  Visite a página de Girão www
Caro Pereira

Até ao lavar dos cestos é vindima Desculpem-me a expressão... Os Portugas têm destas coisas Somos poucos mas bons...

Em nome da R&R só tenho a agradecer o excelente trabalho... Não sei como este artigo irá ficar com a fusão dos Fóruns... Aconselho a copiar e guardar o texto.

Após a fusão, não sei se eu continuarei como moderador (julgo que não), pois nada mais me foi dito a não ser o que os Amigos também têm acesso e leram concerteza... A ideia era eu colocar o texto em Português técnico, com imagens, etc. etc., e isso só poderei fazer se tiver acesso ao editar (hoje já não é possível tal proeza)... Caso contrário é só raciocinar um pouco e tomar a conclusão mais viável em relação ao grande trabalho do Amigo Pereira

Mais uma vez agradeço por tudo...

Saúde e Felicidade a Todos os leitores da R&R
Paulo Girão
 
02/01/14 - 22:04
  Quote  #24
Mensagem por Girão
Local: Lisboa
Cadastro: 01/07/10
Posts: 1230
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Girão Perfil  Busca de outros posts por Girão Busca  Visite a página de Girão www
Olá

As imagens já estão, penso que enquadradas... Já faltou mais

Agora falta o texto... Vou fazendo aos poucos Para o ano está terminado

Bem hajam
Paulo Girão
 
04/01/14 - 17:42
  Quote  #25
Mensagem por _Pereira
Local: Oeiras
Cadastro: 23/10/13
Posts: 23
Usuário nível:



Visualizar o perfil de _Pereira Perfil  Busca de outros posts por _Pereira Busca
Olá Girão

Na verdade a minha parte foi a mais fácil...

Não me ocorreu que podia guardar as imagens e depois inseri uma a uma,que agradável supresa ao aceder ao tópico. Obrigado,assim já fica mais composto.

Em relação à tradução do Bling... Mesmo eu que sou um leigo na matéria consigo perceber que a tradução não é perfeita ( embora até esperasse que fosse muito pior ),mas comparei uns dois ou três parágrafos e até fiquei fiquei supreendido pela positiva.

A minha maior dificuldade num limar das arestas desta tradução automática é a complexidade da linguagem técnica do artigo. Existem umas ou outras palavras que percebo não se adequarem ( ex: Spring traduzido por Primavera ) mas as que consigo apanhar são as fáceis.

Estou habituado a leituras técnicas,mas noutros assuntos ( Revistas de Modelismo estático,Aviação histórica e outras ) e pessoalmente habituei-me a ler em Inglês e até o prefiro,mesmo no caso deste artigo complexo.

A complexidade é do tipo: fala-se por exemplo, numa peça A que interage com uma peça B,mas é dificil quando não se conhece a peça A,a peça B e o que raio acontece entre elas





Total de Mensagens encontradas: 25
Página 2 de 2 12
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar