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FórumRelógios Japoneses

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Tópico: HISTÓRIA DA CITIZEN
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03/07/13 - 20:42
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Mensagem por Enigmas
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Aqui vai mais uma, a história, a da Citizen:

CITIZEN
No mundo da relojoaria, nem só os relógios suíços são sinônimos de precisão, inovação e qualidade. A japonesa CITIZEN também reina neste segmento com relógios extremamente fiáveis e duráveis, que utilizam as tecnologias mais avançadas do mundo. Com relógios para todos os estilos e momentos, desde os mais sociais, até os casuais, sua consagrada linha esportivos, sejam eles voltados para as atividades de água, ar ou terra, são objetos de desejo de pessoas que procuram qualidade e modernidade.

A história
A história da marca começou em 1924 quando a Shokosha Watch Research Institute, empresa fundada em 1918 na cidade de Tóquio, produziu o primeiro relógio de bolso. Pouco depois, o prefeito da cidade de Tóquio, o senhor Shimpei Goto, nomeou o relógio de CITIZEN, com a esperança de que o produto, um item de luxo naquela época, se tornasse acessível a qualquer cidadão (em inglês “Citizen”) e pudesse ser vendido no mundo inteiro. Sob o comando do presidente Yosaburo Nakajima, no dia 28 de maio de 1930, a empresa foi organizada para facilitar a comercialização de seus produtos, passando a se chamar oficialmente Citizen Watch Company.


Desse momento em diante, a empresa se desenvolveu rapidamente, lançou seu primeiro relógio de pulso no ano seguinte e começou a exportar seus relógios em 1936 para a China e alguns outros países asiáticos, tornado-se um ícone da indústria relojoeira mundial. Tudo ia muito bem até o início da Segunda Guerra Mundial, quando a CITIZEN, como outras empresas japonesas, foi severamente afetada. Com o término do conflito, a empresa precisou ser praticamente reconstruída. Na década de 50 duas novidades foram introduzidas pela CITIZEN: em o primeiro relógio anti-choque japonês e que impulsionou uma série de testes radicais para avaliar e melhorar a performance dos relógios da marca; e o primeiro relógio japonês resistente à água.


As exportações foram retomadas timidamente em 1958 para a China, e dois anos mais tarde, para o enorme mercado americano. Em meados da próxima década, em 1966, a CITIZEN lançou no mercado o “X-8”, primeiro relógio eletrônico japonês. Em 1969 estabeleceu sua subsidiária européia na cidade alemã de Hamburgo, abrindo caminho para a conquista do mercado neste continente. As pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos continuaram em 1971 quando a empresa fundou a Divisão de Precisão Mecânica que, dois anos mais tarde, apresentou o relógio de quartzo.


Muitas inovações vieram com o decorrer dos anos seguintes, como em 1975 quando introduziu o relógio mais preciso do planeta; em 1976, quando lançou o primeiro relógio solar; e dois anos mais tarde com o mais fino relógio do mundo. As novidades não pararam por aí. Entre os anos de 1983 e 1984, a CITIZEN se dedicou também a outras áreas, com a produção de termômetros eletrônicos e disquetes (que foram os primeiros a rodar pelos computadores do mundo). Apesar da diversivicação de sua linha de produtos, a empresa voltou as atenções para os relógios novamente em 1986 quando iniciou sua participação na Basel Fair, na Suíça, a maior feira internacional de joalharia e relojoaria. Nesse mesmo ano, a CITIZEN se tornou o maior produtor de relógios de pulso (de movimento) no mundo. Pouco depois, em 1986, a CITIZEN se tornou a maior produtora de relógio do mundo.



A década de 90 é igualmente rica para a empresa que, além de produzir o primeiro relógio controlado por rádio multi-zona, lançou a menor e mais leve impressora do mundo (a PN60) e apresentou o modelo “The Citizen” que incluía uma garantia de 10 anos. A CITIZEN iniciou ainda a comercialização daquele que é hoje um dos seus modelos mais procurados, o relógio Eco-Drive, equipado com uma tecnologia capaz de converter luz em energia, protegendo o meio ambiente. O mecanismo utilizava qualquer tipo de luz, inclusive a produzida por lâmpadas fluorescentes, como fonte de energia luminosa para a célula solar do relógio. A virada do século trouxe várias novidades para a CITIZEN que apostou fortemente no design com a criação de novos modelos. A empresa continuou a impressionar o mundo relojoeiro com seus avanços tecnológicos, classe e bom gosto. As suas diferentes colecções (Aqualand, Calibre 2100, Calibre 8700, Chronograph, Eco-Drive, Minute Repeater, Nighthawk, Naútica, Professional Diver, Promaster e Radio Control) – oferecem relógios que vão de €150 aos €700. Um dos principais orgulhos da marca CITIZEN é destacar-se como uma das líderes no desenvolvimento de tecnologia de ponta, que vai da tela de cristal líquido (LCD) mais fina do mundo ao primeiro relógio com reconhecimento de voz ou ao relógio de mergulho profissional com um sensor de profundidade eletrônico.


A linha do tempo
1956 - Lançamento do Parashock, primeiro relógio anti-choque japonês.
1958 - Lançamento do primeiro relógio japonês de pulso com alarme.
1959 - Lançamento do Parawater, primeiro relógio japonês resistente à água.
1960 - Lançamento do Citizen Shine, um relógio para cegos que foi doado à Escola para Cegos de Nagoya.
1978 - Lançamento do Exceed Gold, primeiro relógio de quartzo do mundo cujo movimento tinha uma espessura mais fina do que 1mm.
1982 - Lançamento do Professional Diver, um relógio resistente à água e até 1.300 metros de profundidade.
1983 - Lançamento do primeiro relógio com termômetro e a prova d’água, resistindo a profundidades de até 100 metros.
- Lançamento do primeiro termômetro eletrônico.
1985 - Lançamento do Aqualand, primeiro relógio do mundo para mergulhadores com medidor de profundidade eletrônico.
1986 - Lançamento do Attesa, um relógio produzido exclusivamente com titânio.
1989 - Lançamento do primeiro relógio profissional para a prática do alpinismo, com altímetro e barômetro integrados, direcionado para os adeptos de esportes radicais.
1991 - Lançamento do seu primeiro monitor digital de pressão sanguíneo, seguido por escovas de dente elétricas.
1993 - A marca CITIZEN passa a ser o relógio oficial do tradicional torneio de tênis US Open (responsável pelo placar e pela marcação do tempo), feito que perdura até os dias de hoje.
1994 - Lançamento do primeiro relógio com interface para PC.
1996 - Lançamento do Eco-Drive, relógio que através de fotocélulas sensíveis, captava energia solar reabastecendo a bateria para manter o relógio em funcionamento.
1997 - Lançamento do Eco-Drive do relógio Eco-Drive controlado por rádio.
1998 - Lançamento dos relógios Promaster Eco-Drive Duo (com capacidade de captar energia solar e com o movimento do pulso) e Eco-Drive Aqualand (primeiro relógio para mergulhadores do mundo que funciona com energia luminosa).
1999 - Lançamento do Eco-Drive Thermo, um relógio que funcionava através da diferença de temperatura da caixa do relógio e da temperatura ambiente.
2001 - Lançamento do Navihawk, um relógio, que, dentre inúmeras funções, calcula o gasto de combustível e a velocidade de um barco.
- Lançamento do Perpetual Callendar (calendário perpétuo), um relógio com avançada tecnologia e total proteção, feito para ser passado de pai para filho.
- Lançamento do Cyber Aqualand, um super-relógio que guarda a memória digital do mergulho, alerta sobre limite de profundidade, marca a temperatura, entre outras funções sofisticadas. Os dados do mergulho podem ser transferidos para um microcomputador por meio de um cabo ou de infravermelho.


A evolução visual
Há alguns anos atrás a CITIZEN modernizou seu logotipo, que perdeu o relógio vermelho e ganhou uma tipografia de letra mais fina e moderna.


Dados corporativos
- Origem: Japão
- Fundação: 28 de maio de 1930
- Fundador: Yosaburo Nakajima
- Sede mundial: Tóquio, Japão
- Proprietário da marca: Citizen Holdings Co., Ltd.
- Capital aberto: Sim
- Presidente: Mitsuyuki Kanamori
- Faturamento: US$ 3.05 bilhões (2008)
- Lucro: - US$ 265.3 milhões (2008)
- Valor de mercado: US$ 1.67 bilhões (dezembro/2009)
- Fábricas: 17
- Presença global: 130 países
- Presença no Brasil: Sim
- Funcionários: 18.000
- Segmento: Relojoeiro e eletrônicos
- Principais produtos: Relógios, impressoras e câmeras
- Ícones: O relógio Eco-Drive
- Slogan: Beyond precision.
- Website: www.citizen.co.jp

A marca no Brasil
A CITIZEN chegou ao Brasil em 1977, e apenas cinco anos depois instalou uma fábrica na Zona Franca de Manaus. No mesmo ano, lançou o relógio profissional de mergulho com capacidade para 1.300 metros. Mantendo o perfil de empresa líder em tecnologia, lançou em 1985 o relógio com sensor eletrônico de profundidade Aqualand; em 1991 apresentou o Analog Aqualand, primeiro relógio para mergulhadores do mundo com medidor de profundidade com sistema analógico; e, em 1995, ao se antecipar e lançar no mercado o relógio Eco-Drive, com um mecanismo que dispensa o uso de baterias, utilizando todas as fontes de luz para realimentar sua carga.


Na virada do milênio, a empresa lançou a linha Militar, caracterizada por relógios resistentes, com pulseira em aramina (material utilizado em coletes à prova de bala) ou titânio. A empresa assumiu suas operações no mercado nacional em 2004, através de uma subsidiária própria, construída em São Paulo para fortalecer sua atuação no país. Sempre preocupada com a renovação de sua linha de produtos, a CITIZEN lançou em 2006 o modelo comemorativo de 20 anos do Aqualand, com design ainda mais arrojado, tecnologia Eco-Drive e novas funções, como ajuste e medidor de profundidade automático. Atualmente a CITIZEN comercializa mais de 300 modelos de relógios em todo território brasileiro, que são distribuídos em cerca de 600 pontos de venda.


A marca no mundo
A CITIZEN, maior produtora de relógios do mundo, fabrica mais de 300 milhões de relógios anualmente, cerca de 30% da produção mundial, em 17 fábricas em 12 países, incluindo uma no Brasil. Os produtos da marca japonesa, que incluem relógios, equipamentos eletrônicos como Led de celulares, teclas, sinais, câmeras, impressoras que cabem na palma da mão, equipamentos industriais e produtos médicos que exigem precisão extrema (termômetro vibratório e aparelhos de pressão de pulso), são vendidos em mais de 130 países ao redor do mundo. Aproximadamente 37% das vendas totais da empresa provem de relógios e suas partes.
-
Você sabia?
- Unindo forças com equipes especializadas em vôo militar, a CITIZEN forma parcerias de muito sucesso com a Esquadrilha da Fumaça no Brasil e com Blue Angels nos Estados Unidos, desenvolvendo coleções que levam o nome das equipes.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 22/12/2009

Abs.

Ric.
 
03/07/13 - 21:29
  Quote  #2
Mensagem por F355
Local: Uberaba
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Mas uma vez obrigado por compartilhar..por acaso nao teria a Historia da casio?
Abraço
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