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FórumRelógios Japoneses

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Tópico: Bezel... Régua de Cálculo, Cronometro Superlativo e até bússola...!
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04/10/08 - 19:01
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Pessoal,

Vou explicando aos poucos... e peço colaboração aos demais colegas... para complementar as informações..

Sds.

Rodrigo
 
04/10/08 - 19:12
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Pessoal,

Para quem tem Citizen Wingman, New Wingman, Skyhawk, Wingman 6 as informações que existem no bezel são uma régua de cálculo..
Seguem as instruções com exemplos retiradas do manual da própria Citizen.. Peço desculpas pela tradução que está entre parenteses, foi feita em um site que oferece o serviço.!

Pessoal onde aparecer o simbolo SPEED INDEX () é aquele triangulo que existe na marcação de 12 horas...



B. General Calculation Functions

1. Multiplication
Example 20 x 15
Answer Align “20” on the outer scale with “10” on
the inner scale. Then, “15” on the inner scale
corresponds to “30” on the outer scale. Take into
account the position of the decimal point and add
one zero to obtain 300. Note that with the scales of
this watch, the position of the decimal point cannot
be obtained.
(1. Multiplicação
Exemplo 20 x 15
A resposta alinha “20” na escala exterior com os “10” na escala interna. Então, “15” na escala interna correspondem a “30” na escala exterior. Tome em consideração a posição do ponto decimal e adicione um zero para obter 300. Anote isso com as escalas deste relógio, a posição do ponto decimal não pode ser obtido.)

2. Division
Example 250 / 20
Answer Align “25” on the outer scale with “20” on
the inner scale. Then, “10” on the inner scale
corresponds to “12.5” on the outer scale. Take into
account the position of the decimal point to obtain
12.5.
(. Divisão
Exemplo 250/20
A resposta alinha “25” na escala exterior com os “20” na escala interna. Então, “10” na escala interna correspondem a “12.5” na escala exterior. Tome em consideração a posição do ponto decimal para obter 12.5.)

3. Proportion
Example 30/20 = 60/x
Answer Align “30” on the outer scale with “20” on
the inner scale. Then, “60” on the outer scale
corresponds to “40” on the inner scale. At this point,
the proportion for every value on the inner and
outer scales is 30:20.
(3. Proporção
Exemplo 30/20 = 60/x
A resposta alinha “30” na escala exterior com os “20” na escala interna. Então, “60” na escala exterior correspondem a “40” na escala interna. Neste momento, a proporção para cada valor nas escalas internas e exteriores é 30:20.)

A. Navigational calculation

1. Time required
Example Obtain the time required for the flight of
an aircraft at 180 knots for 450 nautical miles.
Answer Align “18” on the outer scale with the
SPEED INDEX () on the inner scale. Then, “45”
on the outer scale corresponds to “2:30” on the
inner scale (time scale). Thus, the time required for
the flight is 2 hours and 30 minutes. (A. Cálculo navegacional
(1. O tempo exigiu
O exemplo obtem o momento exigido para o vôo de um avião em 180 nós para 450 milhas náuticas.
A resposta alinha “18” na escala exterior com o ÍNDICE da VELOCIDADE () na escala interna. Então, “45” na escala exterior correspondem a “2: 30” na escala interna (escala de tempo). Assim, o tempo exigido para o vôo é 2 horas e 30 minutos.)

2. Knots (air speed)
Example Obtain the knots (air speed) for 240
nautical miles with a flight time of 1 hour and 20
minutes.
Answer Align “24” on the outer scale with “1:20” on
the inner scale (time scale).
Then, SPEED INDEX () on the inner scale
corresponds to “18” on the outer scale. Thus, the air
speed for the flight is 180 knots.
( 2. Nós (velocidade de ar)
O exemplo obtem os nós (velocidade de ar) para 240
milhas náuticas com uma estadia de vôo de 1 hora e de 20 minutos.
A resposta alinha “24” na escala exterior com o “1: 20” na escala interna (escala de tempo).
Então, ÍNDICE da VELOCIDADE () na escala interna
corresponde a “18” na escala exterior. Assim, a velocidade de ar para o vôo é 180 nós.)

3. Flight distance
Example Obtain the air distance when the air
speed is 210 knots and the flight time is 40 minutes.
Answer Align “21” on the outer scale with the
SPEED INDEX () on the inner scale.
Then, “40” on the inner scale corresponds to “14”
on the outer scale. Thus, the air distance of the
flight is 140 nautical miles.
(3. Distância do vôo
O exemplo obtiver a distância do ar quando o ar
a velocidade é 210 nós e o tempo de vôo é 40 minutos.
A resposta alinha “21” na escala exterior com o ÍNDICE da VELOCIDADE () na escala interna.
Então, “40” na escala interna correspondem a “14” na escala exterior. Assim, a distância do ar do vôo é 140 milhas náuticas.)

4. Rate of fuel consumption
Example Obtain the rate of fuel consumption
(gallons/hour) when the flight time is 30 minutes
and the fuel consumption is 120 gallons.
Answer Align “12” on the outer scale with “30” on
the inner scale. Then, the SPEED INDEX () on the
inner scale corresponds to “24” on the outer scale.
Thus, the fuel consumption is 240 gallons per hour.
(4. Taxa de consumo de combustível
O exemplo obtem a taxa de consumo de combustível (galões/hora) quando o tempo de vôo é 30 minutos e o consumo de combustível é 120 galões.
A resposta alinha “12” na escala exterior com os “30” na escala interna. Então, o ÍNDICE da VELOCIDADE () na escala interna corresponde a “24” na escala exterior.
Assim, o consumo de combustível é 240 galões por a hora.)

5. Fuel consumption
Example Obtain the fuel consumption required for
a flight when the fuel consumption is 250 gallons
per hour and the flight time is 6 hours.
Answer Align “25” on the outer scale with the
SPEED INDEX () on the inner scale.
Then, “6:00” on the inner scale (time scale)
corresponds to “15” on the outer scale. Thus, the
fuel consumption is 1,500 gallons.
(5. Consumo de combustível
O exemplo obtem o consumo de combustível exigido para um vôo quando o consumo de combustível é 250 galões por a hora e o tempo de vôo é 6 horas.
A resposta alinha “25” na escala exterior com o ÍNDICE da VELOCIDADE () na escala interna.
Então, “6: 00” na escala interna (escala de tempo) correspondem “a 15” na escala exterior. Assim, o consumo de combustível é 1.500 galões.)

6. Estimated flight time
Example Obtain the estimated flight time when the
fuel consumption is 220 gallons per hour and the
aircraft has 550 gallons of fuel.
Answer Align “22” on the outer scale with the
SPEED INDEX () on the inner scale.
Then, “55” on the outer scale corresponds to “2:30”
on the inner scale (Time Scale). Thus, the
estimated flight time is 2 hours and 30 minutes.
(6. Tempo de vôo estimado
O exemplo obtem o tempo de vôo estimado em que o consumo de combustível é 220 galões por a hora e o avião tem 550 galões do combustível.
A resposta alinha “22” na escala exterior com o ÍNDICE da VELOCIDADE () na escala interna.
Então, “55” na escala exterior correspondem a “2: 30” na escala interna (escala de tempo). Assim,
o tempo de vôo estimado é 2 horas e 30 minutos.)

7. Difference in altitude
The difference in altitude can be obtained from the
descent rate and the descent time.
Example Obtain the difference in altitude when the
aircraft continues descending for 23 minutes at a
rate of 250 feet per minute.
Answer Align “25” on the outer scale with “10” on
the inner scale. Then, “23” on the inner scale
corresponds to “57.5” on the outer scale. Thus, the
difference in altitude is 5,750 feet.
(7. Diferença na altura
A diferença na altura pode ser obtida da taxa de descida e do tempo da descida.
O exemplo obtem a diferença na altura quando o avião continua a descer por 23 minutos em uma taxa de 250 pés por o minuto.
A resposta alinha “25” na escala exterior com os “10” na escala interna. Então, “23” na escala interna correspondem a “57.5” na escala exterior. Assim, a diferença na altura é 5.750 pés.)

8. Rate of climb (or descent)
The rate of climb or descent can be obtained from
the time required to reach an altitude.
Example Obtain the rate of climb when the aircraft
reaches an altitude of 7,500 feet after climbing for
16 minutes.
Answer Align “75” on the outer scale with “16” on
the inner scale.Then, “10” on the inner scale
corresponds to “47” on the outer scale. Thus, the
rate of climb is 470 feet per minute.
(8. Taxa de subida(ou de descida)
A taxa de escalada ou de descida pode ser obtida do tempo exigido para alcangar uma altura.
O exemplo obtem a taxa de escalada quando o avião alcanga uma altura de 7.500 pés após a escalada por 16 minutos.
A resposta alinha “75” na escala exterior com os “16” na escala interna. Então, “10” na escala interna correspondem a “47” na escala exterior. Assim, a taxa de escalada é 470 pés por o minuto.)

9. Time of climb (or descent)
The time required for climb can be obtained from
the altitude to be reached and the rate of climb (or
descent).
Example Obtain the time of climb when an aircraft
is to climb to 6,300 feet at the rate of 550 feet per
minute.
Answer Align “55” on the outer scale with “10” on
the inner scale.Then, “63” on the outer scale
corresponds to “11.5” on the inner scale. Thus, the
time of climb is 11 minutes and 30 seconds.
(9. Tempo da subida (ou da descida)
O tempo exigido para a escalada pode ser obtido da altura a ser alcangadas e da taxa de escalada (ou de descida).
O exemplo obtem a época da escalada quando um avião é escalar a 6.300 pés na taxa de 550 pés por o minuto.
A resposta alinha “55” na escala exterior com os “10” na escala interna. Então, “63” na escala exterior correspondem a “11.5” na escala interna. Assim, a época da escalada é 11 minutos e 30 segundos.)

10. Conversion
Example Convert 30 statute miles into nautical
miles and kilometres.
Answer Align “30” on the outer scale with STAT
() on the inner scale.Then, NAUT () on the
inner scale corresponds to “26” nautical miles on
the outer scale, and km(s) on the inner scale
corresponds to “48.2” km on the outer scale.
(10. Conversão
Milhas de estatuto do converso 30 do exemplo em milhas náuticas e em quilômetros.
A resposta alinha “30” na escala exterior com o STAT () na escala interna. Então, NAUT () na escala interna corresponde a “26” milhas náuticas na escala exterior, e o quilômetro na escala interna corresponde a “48.2” quilômetros na escala exterior.)

11. Fuel Conversion
Example Convert 16.8 US gallons into litres.
Answer Align “16.8” on the inner scale with U.S
GAL () on the outer scale.Then, LITRES () on
the outer scale corresponds to “63.5” litres on the
inner scale. (1 U.S. gallon = 3.78541 litres)
The same method can be applied to the
conversions of U.S. gallons ➝ IMP.
gallons / litres ➝ U.S gallons / litres ➝ IMP. gallons
/ IMP. gallons ➝ U.S gallons / IMP. gallons to litres.
(11. Conversão do combustível
Galões dos E.U. do converso 16.8 do exemplo em litros.
A resposta alinha “16.8” na escala interna com os E.U. galão () na escala exterior. Então, LITROS () sobre
a escala exterior corresponde a “63.5” litros na escala interna. (1 galão dos E.U. - = 3.78541 litros)
O mesmo método pode ser aplicado ao
conversões do ➝ IMP dos galões dos E.U. -.
galões/➝ IMP litros dos galões/litros de E.U. do ➝. galões/IMP. do ➝ galões de galões de E.U./IMP. galões aos litros.)


12. Volume – weight conversions (fuel pounds to
U.S. gallons, U.K gallons and litres)
Example Convert 13.1 fuel pounds into U.S
gallons, IMP. (imperial) gallons and litres.
(1 fuel pound = 0.167 U.S gallon = 0.139 IMP.
gallon = 0.632 litres.
Answer Align “13.4” on the inner scale with FUEL
LBS () on the outer scale.Then, U.S. GAL () on
the outer scale corresponds to “21.8( 2.18 U.S.
gallons)” on the inner scale. Then IMP. GAL () on
the outer scale corresponds to “18.
(12. Volume - conversões do peso (libras do combustível aos E.U. - galões, galões do Reino Unido e litros)
Libras do combustível do converso 13.1 do exemplo nos galões de E.U., IMP. galões e litros (imperiais).
(1 libra do combustível = 0.167 galões de E.U. = 0.139 IMP.
galão = 0.632 litros.
A resposta alinha “13.4” na escala interna com o COMBUSTÍVEL libras () na escala exterior. Então, os E.U. galão () na escala exterior correspondem a “21.8 (2.18 galões dos E.U. -)” na escala interna. Então IMP. O galão () na escala exterior corresponde a “18.)

No Wingman e NewWingman existe no mostrador uma tabela IFR (Instrument Flight Rules (IFR) ou Regras de Vôo por Instrumentos é o conjunto de regulamentos e procedimentos que se aplicam à pilotagem de aeronaves quando as condições de vôo não asseguram que o piloto possa ver e evitar obstáculos ou outro tráfego aéreo. Opõe-se à situação VFR (Visual Flight Rules - Regras de Vôo à Vista) em que o piloto é o principal responsável por ver e evitar obstáculos ou tráfego. fonte: wikipédia) e VFR (Visual flight rules (VFR - Regras de Vôo Visual) é o conjunto de procedimentos e regras utilizados na operação de aeronaves quando as condições atmosfericas permitem ao piloto controlar visualmente a altitude do aparelho (por referência ao horizonte, navegar, e assegurar a separação de obstáculos, terreno e outro tráfego aéreo. fonte: wikipédia) que são parametros que dão direção e altitude a vôos, seguem os links e explicações: IFR e VFR

Alguns cálculos não utilizamos, mas velocidade média e contas de dividir e multiplicar são bastante uteis, e com um treino fica fácil de fazer.
O post acabou ficando muito extenso... mas acho que vale a pena..!

Atenciosamente

Rodrigo
 
04/10/08 - 19:22
  Quote  #3
Mensagem por STR
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Pessoal,

Muitos relógios possuem bezel com marcação de minutos e com catraca, vou explicar para que serve... isso é um cronografo, não sei quem criou mas é uma baita sacada... creio eu que foi inventado para relógios de mergulho isso a muitos anos atras.. descobriram uma forma fácil e clara de marcar o tempo de mergulho sem o usuário acionar o mecanismo interno do relógio, o que garante ao mesmo total resistência a água, uma vez que a maioria dos relógios sempre possui uma ressalva de não acionar botões sob a água... funciona assim...




No momento que o usuário resolve marcar um espaço de tempo, ele gira o bezel e alinha a marcação (que normalmente é um triangulo ou uma bolinha) 0 (zero) do bezel com o ponteiro dos minutos... assim toda vez que vc ler a marcação do ponteiro dos minutos no bezel vc terá o tempo decorrido.... Agora porque uma catraca... para segurança do mergulhador... como o bezel só gira em um sentido... se em um mergulho o relógio for esbarrado em algo... a única possibilidade é de movimentação no sentido anti-horáiro... o que adiantaria a subida do mergulhador... explicando melhor.. se o mergulhador submergir com 20 minutos de oxigênio no cilindro, ele precisa de uma marcação exata desse tempo.. e se por acidente ele esbarrar o relógio com a catraca e o bezel girar no sentido anti horário vai acusar um acréscimo no tempo do mergulho, o que faria o mergulhador voltar antes do programado... se o bezel não tivesse a catraca e o bezel girasse no sentido horário o tempo de mergulho iria acusar um decrecimo de tempo... assim o mergulhador correria o risco do oxigênio acabar se com ele em pleno mergulho...

Outra coisa interessante, mergulhadores normalmente usam relógios com pulseira de borracha, pois se em um mergulho esta engastalhar em algo, facilmente pode ser rompida por uma faca ou algo parecido.

Espero ter conseguido explicar...

Abraços

Rodrigo
 
04/10/08 - 19:42
  Quote  #4
Mensagem por STR
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Pessoal..

O bezel como bússola, certa vez achei esse artigo na net e guardei, vou postá-lo com os créditos ao autor (infelizmente não me lembro o endereço)

It's possible to determine your orientation using an analog watch (i.e., one with hands) in place of a compass. The direction will be correct if the watch is set for true local time, without adjustments for daylight savings time. And the further you are from the equator, the more accurate this method will be.


In the northern hemisphere, hold the watch horizontal and point the hour hand in the direction of the sun. Bisect the angle between the hour hand and the twelve o'clock mark to get the north-south line. North will be the direction further from the sun.



In the southern hemisphere, hold the watch horizontal and point the twelve o'clock mark in the direction of the sun. Bisect the angle between the hour hand and the twelve o'clock mark to get the north-south line. North will be the direction closer to the sun.


Know the time, but don't have an analog watch? A simple drawing of a watch on a piece of paper, as long as it shows the correct time (you only need worry about the hour hand), works just as well.

Can't see the sun clearly, or otherwise having difficulty determining its direction? As long as the sun is able to cast a shadow (which it can often do even through fog), you can determine its direction by holding a thin object (like a pencil or a stick) straight up and down; the resulting shadow will point away from the sun.

Wonder why you're bisecting angles? As the earth rotates once (each day), the hour hand goes around the clock face twice. So you need to divide the angle by two (i.e., in half).


Abraços

Rodrigo
 
04/10/08 - 19:46
  Quote  #5
Mensagem por STR
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Taquímetro, Tachymetre;

Já foi discutido em outro tópico... segue o link

http://www.relogioserelogios.com.br/topic_threads.asp?ReturnPage=Topic&ForumID=1&TopicID=6887&PagePosition=3&PagePosition2=1

Abraços

Rodrigo
 
04/10/08 - 19:53
  Quote  #6
Mensagem por STR
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Amigos,

Existe ainda duas escalas de meu conhecimento, um relógio da Citizen da coleção 2007/2008 (código do modelo: AT1151)possui essas escalas... telêmetro e pulsômetro


fonte: www.citizen.com.br (manual do relógio)

Como utilizar / lêr o pulsômetro
Alguns relógios possuem o pulsômetro no lugar do tacômetro.

Forma de uso:
* Pressionar o botão A (para que inicie o cronógrafo) e começar a verificar o pulso.
* Quando tiver contado 30 pulsações, pressionar novamente o botão A para deter o cronógrafo.
* O número na escala do pulsômetro indicará os pulsos por minuto (exemplo: se o ponteiro do cronógrafo está indicando o número 80, quer dizer que o pulso da pessoa é de 80 pulsações por minuto).
* Para finalizar, pressionar o botão B para que o ponteiro do cronógrafo retorne à posição zero (12 horas).


Como utilizar / lêr o telêmetro
Alguns relógios possuem um telêmetro no lugar do tacômetro e do pulsômetro.

Exemplo de uso do telêmetro:
* Quando ver a iluminação (por exemplo de um raio), pressionar o botão A (para que inicie o cronógrafo)
* Quando escutar o trovão, pressionar novamente o botão A para deter o cronógrafo.
* Verificar a leitura indicada pelo ponteiro do cronógrafo na escala telemétrica, o número indicará a distância entre o observador e o local onde o raio caiu (isto pode dar uma boa indicação de quão longe pode estar uma tempestade).
* Para finalizar, pressionar o botão B para que o ponteiro do cronógrafo retorne a posição zero (12 horas).
Fonte: manual do modelo citado - www.citizen.com.br

Sds

Rodrigo
 
05/10/08 - 01:21
  Quote  #7
Mensagem por MTD
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Valeu Rodrigo,   
parabéns pelo tópico, que conforme disse em outra oportunidade certamente será bem útil para muitos dos frequentadores deste Forum! parabéns por sua dedicação em nos trazer informações úteis para todos por aqui! Só um detalhe, quando vc falou sobre o bezel p/ mergulho não seria cronografo superlativo em vez de cronometro superativo?

Grande abraço,
Mozart
Ps.: Tenho um king diver "pepsi" igual a esse seu, relogio por sinal que gosto muito!
 
05/10/08 - 07:22
  Quote  #8
Mensagem por STR
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Mozart,

Vc está parcialmente certo..! rs...
Dependendo do relógio.. Em se tratando do Orient King Diver, do Citizen Aqualand e outros mais seria sim Cronografo ....
Em se tratando de um Rolex Sub seria Cronometro .. aliás usei o termo "cronometro superlativo" baseado em informações que podemos ver no mostrador dos Rolex...

Enfim um relógio para ser considerado cronometro precisa ter a certificação do COSC. De forma geral a forma de funcionamento do bezel não sofre alteração.

Segue o link de um tópico que tem a explicação do amigo Rovel: http://www.relogioserelogios.com.br/topic_threads.asp?ReturnPage=Search&search=cronometro&searchMode=allwords&searchIn=Topic&ForumID=3&TopicID=1777&searchSort=dateDESC&SearchPagePosition=1&PagePosition2=1

Atenciosamente

Rodrigo

Pessoal, alterei a mensagem, tinha informação errada.. a palavra superlativo não possui ligação com o bezel, e sim com a qualidade do movimento do relóigo, no caso dos Rolex.
 
05/10/08 - 09:41
  Quote  #9
Mensagem por aviasom
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Quote: Originalmente postado por STR em 04/10/2008 19:01:09
Pessoal,

Vou explicando aos poucos... e peço colaboração aos demais colegas... para complementar as informações..

Sds.

Rodrigo






Rodrigo, meus parabéns pelo tópico.
Abs
Aviasom






.
 
05/10/08 - 10:54
  Quote  #10
Mensagem por STR
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Aviasom,

Obrigado pelos parabéns! A parte mais importante disso tudo é disseminar informação.. sem falar em ajudar os amigos a extrair o melhor de seus relógios... uma certa vez um amigo me perguntou qual minha literatura preferida.. e respodi "manuais de instruções" rs... Acho importante retirar o máximo dos recursos disponíveis.. no caso, de nossos relógios..!

Apesar de derivar um pouco do tema do tópico, estou preparando novas postagens com relógios que possuem funções especiais, altímetro, profundímetro barômetro... e por ai vai...! O primeiro será o Casio PRG-80 T.. estou tirando as fotos..!

Abs

Rodrigo
 
07/10/08 - 20:53
  Quote  #11
Mensagem por Enigmas
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Realmente STR, voce merece os parabéns. Muito interessante e são informações realmente úteis. Se vc puder dar algumas explicações de como funciona os que seguem abaixo, ou eles tem a mesma função explicada acima?




Obrigado.

Ricardo.



 
07/10/08 - 21:30
  Quote  #12
Mensagem por STR
Local: Conchinchina
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Enimgmas,

O primeiro que tem fundo branco, ele possui uma bússola no bezel (já foi citado acima), e dentro do mostrador possui um taquímetro, existe um tópico que postei o link... é fácil de usar..!

O que tem o mostrador preto, a escala mais interior dentro do mostrador que começa com 750 é um taquimetro como no relógio de cima... a escala interna mais perto da borda do vidro funciona em conjunto com a escala do bezel como eu expliquei anteriormente é uma régua de cálculo... se você quiser dividir 200 por 40 basta alinha na o 200 na escala externa com o 40 na escala interna.... o resultado do cálculo é o número que esta na escala externa alinhada com o 10 da escala interna (perceba que o 10 está pintado de vermelho...

espero te ajudado.

Abraços

Rodrigo
 
07/10/08 - 22:32
  Quote  #13
Mensagem por Enigmas
Local: West Palm Beach
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Valeu Rodrigo.

Obrigado.
 
10/10/08 - 17:53
  Quote  #14
Mensagem por rovel
Moderador
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Olá, Rodrigo,

Parabéns pelo tópico, mas realmente desconheço qualquer relação entre a expressão "Cronômetro Superlativo" e a marcação do tempo de mergulho com o auxílio do aro giratório.

"Cronômetro Superlativo" faz parte do marketing da Rolex, para enfatizar as qualidades de seus mecanismos certificados pelo COSC.

Aliás, sabemos que somente os relógios com movimentos certificados pelo COSC podem receber a denominação de cronômetro, não é?

Alguém saberia dizer qual famoso relojoeiro desafia esta regra da indústria suíça?

Abraços,
César Rovel
 
10/10/08 - 18:12
  Quote  #15
Mensagem por STR
Local: Conchinchina
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César,

Você está certo, procurei referências e tudo mais... e nada encontrei, mas juro que o superlativo escrito no mostrador eu sempre pensei que se referia a forma de marcar o tempo com o aro.

Rovel, por gentileza, edita o nome do tópico e tira a palavra superlativo mudando para "cronografo" somente. Obrigado! Rs... a regra do COSC eu sabia....! escrevi errado na hora de criar o tópico..!

Quanto ao relojoeiro que desafia essa regra não sei qual é..!

Abraços

Rodrigo
 
04/12/08 - 21:42
  Quote  #16
Mensagem por abrantes
Local: Rio de Janeiro
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Ótimo topico,..
E o Rovel esta devendo uma resposta já que ninguem respondeu né
 
04/12/08 - 22:18
  Quote  #17
Mensagem por STR
Local: Conchinchina
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Bem lembrado Abrantes...

O Rovel não respondeu essa pergunta.. confesso que até pesquisei mas foi em vão... não achei a resposta..

Abraços

Rodrigo
 
04/12/08 - 22:37
  Quote  #18
Mensagem por rovel
Moderador
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Prezados amigos,

Fiquei esperando que alguém arriscasse um palpite, mas nada...

Vejo também que ninguém costuma ler as outras seções do site...

Bem, de qualquer modo, a resposta está nesse link.

Abraços,
César Rovel
 
05/12/08 - 08:22
  Quote  #19
Mensagem por STR
Local: Conchinchina
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Mestre Rovel...!

Confesso que pesquisei... mas fui mais longe.. pesquisei fora do R&R.. e vou além... sempre entro nas novidades .. mas as imagens são mais fortes que as palavras....

Grande abraço

Rodrigo
 
02/04/09 - 12:32
  Quote  #20
Mensagem por Lajafe
Local: Natal
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STR. Saudações. Tópico fenomenal. Sem palavras. Vc e os amigos do forum nao tem noção como isso tem me ajudado. Grato!!!
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