Publicidade
Home  >  O Relógio  >  Curiosidades Voltar

Dicase Curiosidades

T Swiss Made T ou Swiss T 25 : o que isto significa?
Para que os relógios possam ser lidos no escuro, um material luminescente é colocado nos índices do mostrador e nos ponteiros. Genericamente falando, a emissão de luz pode ser do tipo fotoluminescente (determinada por uma radiação luminosa excitante) ou do tipo radioluminescente (determinada pelo radioatividade do material).

Os relógios que apresentam a emissão radioluminescente, em sua maioria, são projetados para usos muito específicos: relógios militares, relógios profissionais para mergulhadores, etc..

Neste caso, o uso do material radioativo é definido estritamente pelo padrão da norma ISO 3157 que permite somente dois tipos de radionucleídeos: trítio (3H) e promécio (147 Pm). É importante ressaltar que estes radionucleídeos emitem uma radiação de baixa energia.

O padrão da ISO 3157 permite uma marcação opcional para os relógios que emitem menos do que um determinado valor. A marcação pode ser feita no mostrador como a seguir:

depósitos ativados pelo trítio: T

depósitos ativados pelo promécio: Pm

Por outro lado, relógios com um valor mais elevado, tal como relógios para mergulhadores, devem ser marcado como se segue:

depósitos ativados pelo trítio: T 25

depósitos ativados pelo promécio: Pm 0,5

A indicação "T Swiss Made T" significa que o relógio é suíço e contém uma determinada quantidade de trítio que emite menos de 227 MBq (7,5 mCi). A indicação "Swiss T < 25" significa que o relógio é suíço e contém uma determinada quantidade de trítio que emite menos de 925 MBq (25 mCi).

A maioria dos relógios suíços usam uma emissão de luz do tipo fotoluminescente. Alguns deles utilizam a marcação opcional "L Swiss Made L" para indicá-la.

BRANDPARTNERS