Publicidade
Home  >  News Voltar

Grand Prix d´Horlogerie de GenèveOs grandes vencedores de 2009

17 de novembro de 2009
Comentar esta notícia no Fórum 15570
A 9a. edição anual do "Grand Prix d'Horlogerie de Genève" agitou o tapete vermelho no último Sábado, 14 de Novembro, no "Grand Théâtre", cuja fachada foi especialmente iluminada para o evento pelo famoso artista de Zurique Gerry Hofstetter.

Este Grande Prêmio Internacional é concedido a cada ano às melhores criações relojoeiras. Sua missão é incentivar a criatividade e a descoberta de novos talentos. Ao longo do evento, onze prêmios foram concedidos, com o prestigioso "Aiguille d'Or" indo para o relógio Lange Zeitwerk da A. Lange & Söhne.


Assista abaixo ao vídeo de apresentação do Grand Prix d'Horlogerie de Genève 2009:





Perante uma audiência de mais de 1.500 pessoas, Christian Lüscher e Natacha Wenger, os dois mestres de cerimônia, fizeram sua entrada e deram suas boas-vindas a todos os presentes.

O Sr. Manuel Tornare, Conselheiro Executivo da Cidade de Genebra e copresidente do Grand Prix d'Horlogerie de Genève, inicialmente agradeceu calorosamente a todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento do mundo da relojoaria. Após esse discurso, a cerimônia foi aberta pelo carismático Laurent Picciotto, fundador da boutique Chronopassion em Paris. Nessa noite, ele compartilhou com os presentes sua paixão ao apresentar os destaques de cada relógio sendo premiado.

O mais prestigioso de todos os prêmios, o Grande Prêmio "L'Aiguille d'Or", foi para o Lange Zeitwerk da A. Lange & Söhne. Francois-Paul Journe, vencedor da edição 2008, simbolicamente transmitiu o precioso troféu a Walter Lange e Jerry Schaper. Este relógio é um claro sinal da reconquista da fama da A. Lange & Söhne e ilustra a visão de Günther Blümlein, que deu impulso à marca, juntamente com Walter Lange, da 4a. geração da dinastia Lange.

O Prêmio Especial do Júri coroou este ano uma excepcional personalidade do mundo horológico, o Dr. Ludwig Oechslin, Diretor do Museu Internacional de Horologia de La Chaux-de-Fonds. Muito surpreso e honrado com este prêmio, Dr. Ludwig Oechslin evocou o "milagre" da horologia e o desafio mecânico representado por seus movimentos contínuos, similares a pequenos enclaves de eternidade.

O famoso Prêmio do Público foi atribuído ao Meccanico dG no 3 da de Grisogono. Como mencionado por Laurent Picciotto, este relógio com seu duplo mostrador analógico e digital "é muito mais complexo do que parece, algo que o público aparentemente compreendeu perfeitamente". Fawaz Gruosi calorosamente agradeceu os colaboradores e revendedores que lhe incentivaram em sua aventura.

O Prêmio do Público foi votado pela internet no web site www.worldtempus.com e pelos visitantes à exposição itinerante dos 62 relógios pré-selecionados pelo júri do "Grand Prix d'Horlogerie de Genève". Esta turnê teve início em Cingapura em Setembro como parte do evento "Living in Style". A exposição fez uma parada em Zurique, na Bahnhofstrasse, depois em Genebra no UBS (Corraterie) onde os relógios agora estão em exibição até 20 de Novembro.

As pessoas que votaram em seu relógio automaticamente participaram do sorteio de um prestigioso relógio. Vincent Perez, no palco do "Grand Théâtre" sorteou o ganhador de um magnífico relógio Vulcain.

O prêmio Relógio Esportivo foi concedido ao relógio para mergulho Richard Mille RM 025. A 25a. referência da inovadora marca recebeu sua primeira caixa redonda. Richard Mille não escondeu sua alegria e declarou que "vencer lhe faz sentir muito bem".

O prêmio Relógio Masculino foi para o Jules Audemars watch with Audemars Piguet escapement da Audemars Piguet. Philippe Merck, diretor geral, expressou sua gratidão à genial equipe que criou esse relógio. De acordo com ele, e isto o tocou particularmente, este relógio representa o espírito de todos os antigos cronógrafos.

O prêmio de Relógio Feminino foi ganho pelo Limelight Twice da Piaget, um bracelete reversível onde o polimento das partes engastadas é particularmente notável. Philippe Leopold Metzger ficou muito orgulhoso do prêmio, mas seu maior orgulho, nesses tempos difíceis, foi ter mantido toda sua equipe, "responsável pela beleza e pela grandeza desta marca".

O prêmio Melhor Design foi atribuído ao Opus 9 da Harry Winston, um relógio "design" mas ao mesmo tempo complexo com suas correntes deslizantes de diamantes que indicam as horas e minutos. Tom O'Neill, CEO da marca, convidou dois parceiros de longa data, Eric Giroud, designer, e Jean-Marc Wiederrecht, relojoeiro, para unirem-se a ele no palco e compartilharem do seu sucesso.

O prêmio de Relógio Complicado foi concedido ao Double Tourbillon Technique da Greubel Forsey. Stephen Forsey, cofundador da marca, expressou gratidão à sua equipe e destacou que todos os códigos da Greubel Forsey foram expressos nesse turbilhão.

O prêmio Relógio-Joia foi atribuído ao One Million $ Black Caviar Bang da Hublot, um relógio que simboliza a fusão da joalheria e da relojoaria. Jean-Claude Biver recebeu o prêmio modestamente, lembrando que o sucesso deve ser compartilhado e comunicado.

O prêmio de Melhor Relojoeiro este ano foi dado a Anthony Randall, brilhante relojoeiro Inglês, em reconhecimento ao conjunto de sua obra.

Finalmente, o melhor estudante do primeiro ano da Ecole d'Horlogerie de Genève recebeu das mãos de Richard Mille um relógio de sua coleção e também um convite para realizar um estágio em suas oficinas.

O Sr. Pierre-François Unger, Conselheiro do Cantão de Genebra, a cargo da Saúde e Economia e co-Presidente do Grand Prix d'Horlogerie de Genève, proferiu o discurso de encerramento da cerimônia. Ele prestou um tributo ao valor da Alta Relojoaria, joia da economia de Genebra.

Todos os vencedores e convidados foram recebidos em um coquetel no saguão do "Grand Théâtre". A isso se seguiu um jantar de gala no salão do "Grand Théâtre", com os principais líderes das marcas de relógios.

Enquanto isso, uma festa "pós-cerimônia", no "Parc des Bastions", foi organizada pela boutique "Les Ambassadeurs", onde os 18 relógios indicados estavam em exibição para os convidados, prolongando as festividades da 9a. edição do "Grand Prix d'Horlogerie de Genève" até altas horas da noite.
 
(Fotos © point-of-views.ch)
Manuel Tornare
Foto oficial do GPHG 2009
Os laureados e membros do júri
Lange Zeitwerk (Divulgação)
Dr. Ludwig Oechslin (© point-of-views.ch)
de Grisogono Meccanico dG no. 3 (Divulgação)
Richard Mille RM 025
Jules Audemars watch with AP escapement
Piaget Limelight Twice
Harry Winston Opus 9
Greubel Forsey Double Tourbillon Technique
Hublot One Million $ Black Caviar Bang
Anthony Randall (© point-of-views.ch)

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS