Adicionar aos Favoritos      Indique este Site segunda-feira, 18 de outubro de 2021                                                                         
notícias
Fotos Angelo Rafael A. Tiburcio
Clique para zoom
Hotel Rüden
Clique para zoom
A fachada do prédio principal
Clique para zoom
César Rovel e Carlos Tiburcio
Clique para zoom
Área de lazer no Rio Reno, vista a partir da fábrica
Clique para zoom
K. Klaus, CT, P. Boser, G. Acevedo e CR
Clique para zoom
Escola de Relojoaria IWC
Clique para zoom
Visita à Fábrica
Clique para zoom
Etapas na produção das caixas
Clique para zoom
Il Destriero Scafusia
Clique para zoom
O Museu IWC
Clique para zoom
Da Vinci Beta 21
Clique para zoom
Boutique IWC
Clique para zoom
Caffe Spettacolo, Fronwagplatz
Clique para zoom
Com Peter Nortmann, no Restaurante Gerberstube

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Relógios & Relógios visita a fábrica da IWC

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Muitos momentos especiais em uma visita inesquecível!


No mês de Março de 2010 Relógios & Relógios teve o privilégio de realizar uma visita à histórica fábrica da IWC, na aprazível cidade de Schaffhausen, no Nordeste da Suíça, às margens do Rio Reno.



A equipe de Relógios & Relógios havia recebido um convite para uma visita à IWC Schaffhausen durante o Salão SIHH 2010. Naquela ocasião, porém, a data colocada à nossa disposição coincidia com compromissos já agendados em Genebra e não pudemos realizá-la.


Concordamos então em deixá-la agendada para o final do período de Baselworld, na penúltima semana do mês de Março, quando estaríamos de volta à Suíça. Na bela e ensolarada manhã do dia 24 de Março aguardávamos com ansiedade a condução que nos levaria de Basel a Schaffhausen, a cerca de uma hora de viagem de carro.


Da equipe de Relógios & Relógios, estavam presentes o Editor César Rovel e os colaboradores Carlos E. Tiburcio Ramos e Angelo Rafael A. Tiburcio, acompanhados de Guillermo Acevedo, do agente oficial Motta, do Panamá.


De início, imaginávamos uma “simples” visita à fábrica, mas fomos surpreendidos pela inclusão na programação de um almoço com o mestre relojoeiro Kurt Klaus (!) e um pernoite em Schaffhausen, após um jantar com Peter Nortmann, Diretor Regional da IWC. Esses itens adicionais do programa aumentavam ainda mais a nossa expectativa!


Após uma agradável viagem pelas belíssimas paisagens do Nordeste da Suíça, chegamos à não menos bela cidade de Schaffhausen e fomos conduzidos ao acolhedor Hotel Zunfthaus zum Rüden (www.hotel.info), de onde, após nosso registro, nos dirigimos com uma breve caminhada à IWC Schaffhausen, situada na Baumgartenstrasse, a uma distância de apenas algumas centenas de metros.



Uma pequena introdução ao passado e ao presente da IWC


Fomos recebidos por Peter Boser, que seria o nosso guia ao longo do dia. A visita teve início após a apresentação de um vídeo sobre a rica história da IWC Schaffhausen, acompanhado de café e “snacks”.


Logo em seguida, fomos conduzidos à sala que exibe toda a coleção atual da marca, onde podem ser admiradas peças que dificilmente são vistas no mercado brasileiro, como o Turbilhão “Mysterieuse” Edição F. A. Jones, o conjunto completo da “Vintage Collection” em platina, o “Grande Complication”, além de todos os últimos lançamentos, revelados no SIHH 2010.



Almoço com a lenda Kurt Klaus


Encerrada essa sessão de verdadeira “degustação horológica”, um deleite para qualquer aficionado, nos aguardava para o almoço no restaurante “Beckenburg” a lenda relojoeira Kurt Klaus.


Um nome que dispensa apresentação, um dos grandes responsáveis pelo renascimento no interesse pelo relógio mecânico nos anos 1980 e um currículo repleto de grandes realizações e inovações, indissociável da História da IWC Schaffhausen.


Juntamente com a apreciação do excelente cardápio do “Beckenburg”, a companhia do mestre Kurt Klaus nos proporcionou momentos muito agradáveis e uma verdadeira aula de cultura relojoeira e experiência de vida.



Visita à Escola de Relojoaria IWC


Após o almoço, por volta das 14:00, retornamos à IWC e fomos conduzidos à sua Escola de Relojoaria. Um centro de formação notável, caracterizado pela forte presença feminina e também por ser frequentado por pessoas muito jovens.


Tivemos a oportunidade de conhecer peças criadas pelos alunos como trabalho de conclusão do curso, entre relógios de pulso e relógios de mesa, alguns deles premiados em concursos de relojoaria.



Visita à Fábrica


À Escola de Relojoaria seguiu-se a visita à Fábrica da IWC, onde passamos por diversas etapas da produção, incluindo a fabricação de caixas e engrenagens, acabamento e montagem, até chegarmos ao muito aguardado setor de especialidades.


Nele são produzidas peças excepcionais como turbilhões, calendários perpétuos, repetidores de minutos, esqueletos, que demonstram todo o “savoir-faire” da pioneira Manufatura de relógios do Nordeste da Suíça.


Lá fomos apresentados a peças como o lendário “Il Destriero Scafusia”, uma Grande Complicação histórica dotada de Turbilhão, Repetição de Minutos, Calendário Perpétuo Secular com ano de 4 dígitos e fases da Lua e Cronógrafo Rattrapante.


O “Il Destriero Scafusia” foi originalmente lançado em 1993, por ocasião do 125° Aniversário da IWC, e entre os envolvidos na sua criação estava Kurt Klaus. Incrivelmente, trata-se de um mecanismo construído a partir de um calibre Valjoux 7750, e que à época era considerado como o mais complicado relógio de pulso do mundo.



Museu e Boutique IWC


Encerrada a visita à fábrica nos dirigimos ao moderno Museu IWC, onde podem ser contempladas peças histórias como os primeiros relógios com um mostrador digital de horas e minutos (calibre Pallweber), o Da Vinci Beta 21 e o Da Vinci Calendário Perpétuo com caixa de cerâmica.


A IWC esteve envolvida no desenvolvimento do projeto Beta 21, o primeiro mecanismo para relógios de pulso a quartzo, com frequência de 8.192 Hz, que marcou uma revolução na relojoaria. Em 1970, o primeiro relógio de pulso IWC com o movimento Beta 21 é lançado, com o nome "Da Vinci".


Já o relógio Da Vinci Calendário Perpétuo com caixa de cerâmica também é marcado por um notável pioneirismo.


Em 1985 foi apresentado o seu lendário mecanismo de cronógrafo e calendário perpétuo, programado para os próximos 500 anos e podendo ser ajustado usando-se somente a coroa, criado por Kurt Klaus, e em 1986 ele receberia uma caixa de Óxido de Zircônio, um tipo de cerâmica do qual a IWC foi pioneira na utilização.


Após um fantástico mergulho na História da IWC, visitamos a boutique da marca, localizada ao lado do Museu. Nela, encontra-se à disposição toda a coleção IWC, além de modelos exclusivos, que somente podem ser encontrados lá e nas outras boutiques espalhadas ao redor do globo.


Chamou-nos a atenção um modelo Português, extraplano, dotado de um mecanismo Piaget!



Fim da visita


Deixamos a IWC e empreendemos uma caminhada pelas belíssimas ruas medievais do centro antigo de Schaffhausen, com direito a uma pausa no Caffe Spettacolo, na praça Fronwagplatz.


À noite, nos dirigimos ao Restaurante “Gerberstube” (www.gerberstube), onde nos aguardava para o jantar Peter Nortmann, Diretor Regional da IWC, baseado em Schaffhausen, responsável por regiões como América Latina, Europa Meridional e Rússia.


Foram momentos em que pudemos conhecer detalhes da operação da IWC em diversos países, repleta de significativas nuances.


Tendo pernoitado no Hotel Rüden, após o café da manhã deixamos Schaffhausen e nos dirigimos a Zurique, de onde partiria nosso voo de volta para o Brasil.


Em Zurique, após um almoço no histórico Restaurante Zeughauskeller (www.zeughauskeller.ch), realizamos um passeio pela belíssima Bahnhofstrasse, em direção do Lago Zurique, antes de finalmente nos dirigirmos ao aeroporto da cidade.






Gostaríamos de registrar o nosso agradecimento a Andrea Schellmoser, Diretora de Marketing e Comunicação da IWC Schaffhausen - Latin America & Caribbean, pela gentileza do convite, e aos membros da equipe IWC pela atenção com que nos receberam durante a visita à fábrica.


Caso deseje conhecer um pouco mais da história da IWC, por favor clique aqui.
 
Topo
Mais Notícias:
29/09/2021 - IWC Schaffhausen - Pilot’s Watch Chronograph Edition Tribute to 3705
 
27/08/2021 - IWC Schaffhausen - Pilot’s Watches Inspiration4
 
28/04/2021 - IWC - W&W 2021 - Big Pilot Shock Absorber XPL
 
15/12/2020 - IWC - Sugestões Portugieser para o Natal
 
29/10/2020 - IWC - Top Gun SFTI
 
26/06/2020 - IWC Schaffhausen - Big Pilot`s Watch Big Date Spitfire Mission Accomplished
 
20/05/2020 - IWC - WW2020 - Portugieser Yacht Club Moon & Tide
 
04/08/2019 - IWC Schaffhausen - Sugestões para o Dia dos Pais
 
01/02/2019 - IWC - SIHH 2019 - A coleção Pilot's Watches Spitfire
 
15/11/2018 - IWC Schaffhausen - Uma homenagem à América Latina
 
18/10/2018 - IWC Schaffhausen - O Gala Pequeno Príncipe em Curitiba
 
08/08/2018 - IWC Schaffhausen - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
30/05/2018 - IWC Schaffhausen - Pilot's Watch Chronograph
 
11/05/2018 - IWC Schaffhausen - Coleção Jubileu 150 Anos chega ao Brasil!
 
09/01/2018 - IWC - Pré-SIHH 2018 - Portugieser Perpetual Calendar Tourbillon Edition 150 Years
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2021

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais