Adicionar aos Favoritos      Indique este Site domingo, 24 de outubro de 2021                                                                         
notícias
Fotos divulgação
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Clique para zoom
Fotos Carlos E. Tiburcio Ramos
Clique para zoom
Lorenz C. Meincke e César Rovel
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Montblanc TimeWalker TwinFly Chronograph

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O novo TimeWalker TwinFly Chronograph reforça o status da Montblanc Montre em Le Locle como uma genuína manufatura, com um completo espectro de capacidades que parte do desenvolvimento inicial de seus próprios movimentos, passa pelo design e engenharia e finaliza com a sua montagem final.


O fato de que este modelo é um cronógrafo com roda de colunas acrescenta apelo adicional à novidade, pois este tipo de cronógrafo está entre as mais refinadas e cobiçadas construções de seu gênero.

Apresentado no SIHH 2011, o TimeWalker TwinFly Chronograph com caixa de titânio e revestimento em DLC negro será produzido em uma edição estritamente limitada de 300 peças.


Novo movimento de manufatura: Calibre MB LL100


A demanda por cronógrafos mecânicos permanece alta, e esta foi outra razão que levou a Montblanc a colaborar com os especialistas da afiliada “Manufacture Horlogère Valfleurier” para criar seu próprio cronógrafo Calibre MB LL100, um movimento automático dotado de todos os atributos típicos da mais refinada arte relojoeira.

Eles incluem controle do mecanismo do cronógrafo por uma tradicional roda de colunas, uma característica essencial para um cronógrafo desta categoria, mas que exige um extraordinário esforço de manufatura. Um moderno aspecto na arquitetura deste calibre é seu disco de acoplamento vertical, que gera menos atrito e com isso previne desgaste desnecessário quando a função de cronógrafo é acionada.

Ao aceitar o desafio de criar seu próprio movimento de cronógrafo, a manufatura decidiu dotá-lo de funções adicionais. O Calibre MB LL100 traz assim um grande ponteiro do cronógrafo e um ponteiro de minutos no centro, uma função flyback, uma janela de data às 9 horas e um submostrador de 24 horas às 12. Este último mostra a hora em um segundo fuso horário e também indica se nele é dia ou noite.

Cronógrafos de pulso com segundos cronográficos e ponteiro de minutos no centro de seus mostradores eram bastante populares nos anos 1970, mas eles gradualmente caíram no esquecimento enquanto seus correspondentes movimentos se tornavam mais raros. Isto aumenta ainda mais o interesse no novo Calibre MB LL100 da Montblanc, no qual as práticas e bastante legíveis indicações do cronógrafo estão de volta ao centro do mostrador.

Os segundos transcorridos do cronógrafo podem ser lidos na escala de quartos de segundo na periferia do mostrador e o contador de sessenta minutos está posicionado dentro do círculo de horas.

Esta disposição faz da função flyback do cronógrafo particularmente atraente. Se o usuário pressiona o botão na lateral da caixa às 4 horas enquanto o cronógrafo está acionado, tanto o ponteiro central do cronógrafo como o contador de sessenta minutos rapidamente retornam às suas posições “zero” e, sem qualquer ação do usuário, imediatamente começam a medir um novo intervalo.

Este returno a zero quase instantâneo originou o termo “flyback”. Ele é ainda mais espetacular quando realizado por dois grandes ponteiros axiais e centrais, o que levou seus designers a batizarem o TimeWalker Chronograph de “TwinFly”.

Outra característica especial do novo calibre de cronógrafo é seu duplo tambor, que acumula suficiente energia para manter o relógio funcionando por cerca de 72 horas. Um duplo tambor é particularmente vantajoso para um cronógrafo porque sua ampla reserva de energia pode melhor compensar as diferenças de torque que ocorrem quando o cronógrafo é alternadamente ativado e parado.

Esta compensação reduz a diferença de amplitude que acompanha a ativação e desativação do cronógrafo. O resultado é uma marcha mais estável em cada um dos estados de operação do relógio. Esta estabilidade é ainda mais ampliada pelo fato de que este relógio de pulso tem corda automática e com isso está quase sempre com um ótimo carregamento.


Um relógio para viajantes frequentes

Ao contrário de muitos outros cronógrafos, o novo Montblanc TimeWalker TwinFly não tem um contador de horas. Em seu lugar, os seus projetistas instalaram um submostrador para a hora em um segundo fuso horário.

Sua razão é convincente: um contador de horas pode ser eliminado porque a vasta maioria das medidas de intervalos curtos é realmente breve, ou seja, esse contador é quase sempre supérfluo; por outro lado, saber a hora em um segundo fuso horário, e saber se nele é dia ou noite, tornou-se bastante importante nos dias de hoje.

Muitas pessoas viajam com frequência ao redor do globo, atravessando diversos fusos horários, e estes viajantes frequentes naturalmente gostam de saber a hora de seus lugares de origem. A indicação do fuso horário às 12 horas é feita em um submostrador de 24 horas no qual o usuário pode facilmente saber se sua família está dormindo ou acordada em casa. Para preservar a simetria da face do relógio, os pequenos segundos estão posicionados às 6 horas.


Preto sobre preto

Para enfatizar seu sofisticado mecanismo, o novo TimeWalker TwinFly Chronograph tem uma aparência bastante técnica. Ela está de acordo com a filosofia TimeWalker, que sempre combina funcionalidade e elegância minimalista.

Esta combinação se manifesta na caixa em titânio com revestimento DLC negro. Esta associação assegura que o TimeWalker TwinFly seja altamente resistente a riscos e choques, graças às propriedades da liga de titânio “high-tech”, 1,5 vezes mais dura que o aço.

A despeito do diâmetro de 43 mm, ele é bastante leve e confortável. O aro estreito aumenta a legibilidade do mostrador preto, e o cristal de safira possui tratamento antirreflexos em ambas os lados. O fundo da caixa é dotado de safira transparente para que os aficionados possam apreciar o belo movimento e seu rotor finamente recortado.

A aparência técnica e funcional é complementada por uma pulseira de couro de aligátor com escamas grandes e um fecho de aço com DLC negro. Resistente à água a 3 atm (30 metros), a caixa possui uma coroa em titânio com DLC negro e o emblema da estrela Montblanc.
 
Topo
Mais Notícias:
17/09/2021 - Montblanc - Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph LE 200
 
27/07/2021 - Montblanc - Promoção Dia dos Pais!
 
27/04/2021 - Montblanc - W&W 2021 - 1858 Split Second Chronograph Lime Gold
 
30/03/2021 - Montblanc - Entrevista com Laurent Lecamp
 
09/03/2021 - Montblanc - 1858 Monopusher Chronograph Origins
 
20/01/2021 - Montblanc - Laurent Lecamp, novo Diretor Geral da Divisão de Relógios
 
17/12/2020 - Montblanc - Sugestões Montblanc para presentes de Natal
 
30/10/2020 - Montblanc - 1858 Geosphere Messner Limited Edition
 
30/08/2020 - Montblanc - Star Legacy Exo Tourbillon Skeleton
 
25/07/2020 - Montblanc - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
16/06/2020 - Montblanc - Star Legacy Orbis Terrarum
 
06/04/2020 - Montblanc - Nova coleção Heritage
 
29/08/2019 - Montblanc - Em Xangai, a Montblanc lançou seus novos relógios femininos
 
03/08/2019 - Montblanc - Sugestões de presentes para o Dia dos Pais
 
04/07/2019 - Montblanc - Parceira Oficial do Festival de Goodwood
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2021

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais