Adicionar aos Favoritos      Indique este Site terça-feira, 15 de junho de 2021                                                                         
notícias
O espetacular Reverso Hybris Mechanica Quadriptyque

terça-feira, 27 de abril de 2021

A Jaeger-LeCoultre apresenta o espetacular Reverso Hybris Mechanica Calibre 185 Quadriptyque, o mais complicado dessa emblemática coleção.



O modelo é resultado de mais de seis anos de desenvolvimento, combinando áreas-chave do savoir-faire da Jaeger-LeCoultre com inovadoras indicações astronômicas. Trata-se do primeiro relógio de pulso do mundo com quatro mostradores.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3783/jlc_reverso_calibre185.jpg[/img][/center]
Ao incorporar três exibições de informações lunares ao mostrador interno da base da caixa do Reverso (o ciclo sinódico, o ciclo dracônico e o ciclo anomalístico), o Hybris Mechanica Quadriptyque consegue predizer a próxima incidência global de eventos astronômicos como superluas e eclipses - sendo o primeiro relógio de pulso do mundo a fornecer uma leitura tão profunda do cosmos.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3783/jlc_reverso_calibre185_12.jpg[/img][/center]
Se realizadas pelos meios mecânicos tradicionais, as 11 complicações do Jaeger-LeCoultre Reverso Hybris Mechanica Calibre 185 Quadriptyque resultariam em um relógio muito mais apropriado para mesas do que para pulsos. Graças aos seus quase dois séculos de experiência e uma abordagem profundamente moderna da inovação, a Jaeger-LeCoultre narra a história do tempo cósmico e terrestre no espaço de uma caixa com 51 mm x 31 mm x 15 mm.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3783/jlc_reverso_calibre185_7.jpg[/img][/center]


O mostrador frontal

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3783/jlc_reverso_calibre185_2.jpg[/img][/center]
Ocupando a posição de 7 horas no mostrador frontal, um turbilhão voador (assim chamado porque a ausência de uma ponte superior permite parecer estar flutuando) realiza uma rotação por minuto, assim compensando a influência da gravidade sobre o órgão regulador.

A frente do Quadriptyque exibe as indicações de um calendário perpétuo - mecanismo que sempre mostra a data correta, apesar do número irregular de dias de cada mês. Ele também leva em conta os anos bissextos, exibindo um 29o dia a cada quatro anos no mês de fevereiro. Destacando a precisão da construção do Calibre 185, suas indicações são instantâneas, mudando à meia-noite. Além disso, as complexidades da sua construção exigiram que a data fosse exibida na posição de 5 horas.


O verso da caixa

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3783/jlc_reverso_calibre185_3.jpg[/img][/center]
O verso da caixa do Quadriptyque é um virtuoso tour de force do patrimônio da Jaeger-LeCoultre enquanto mestra e inovadora de relógios “sonnerie”.

Ao deslizar uma alavanca logo acima da coroa, ouvem-se primeiro notas graves, correspondendo ao número de horas. A seguir, um par alternado de notas agudas e graves, correspondendo aos quartos de horas. E, concluindo, notas agudas, indicando o número de minutos a serem somados aos quartos decorridos. Em plena harmonia, o toque de horas-quartos-minutos faz soar o horário atual em código musical. O mecanismo de sonnerie do Quadriptyque fica completamente exposto junto com uma exibição secundária de hora, indicando o mesmo horário que do mostrador da frente, mas num formato de horas saltantes e minutos periféricos.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3783/jlc_reverso_calibre185_6.jpg[/img][/center]
Visíveis pelas aberturas no movimento decorado à mão com o guilloché “Clous de Paris” estão elementos associados à expertise em sonnerie da Jaeger-LeCoultre. Eles incluem o método silencioso para regular o toque, patenteado pela Manufatura em 1895 para eliminar o ruído criado pelo sistema de âncora. Inovações mais recentes incluem gongos de cristal que ligam os gongos diretamente ao vidro de safira para aproveitar ao máximo as propriedades acústicas do material; o perfil transversal e quadrado dos gongos, que maximiza o contato e a transmissão de energia entre os martelos e os gongos; e os martelos Trebuchet articulados, que produzem um toque limpo e forte. Em conjunto, essas inovações permitem que os repetidores de minutos Jaeger-LeCoultre produzam hoje os toques mais altos e claros em relógios de pulso.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3783/jlc_reverso_calibre185_10.jpg[/img][/center]
Estreando no Calibre 185, uma engenharia completamente nova dos componentes de “sonnerie” cria um toque ininterrupto, sem pausas entre horas, quartos e minutos. O mecanismo repetidor de minutos tradicional utiliza cavaletes especiais de pivotagem que leem as horas a partir de uma série de discos e então ativam cada grupo de notas soantes por vez. Isso às vezes resulta em lacunas de silêncio entre os grupos de notas tocadas, em especial quando há apenas horas e minutos para soar, sem quartos de hora intervenientes. Ao refinar e inverter etapas específicas dessa sequência mecânica, o Quadriptyque conseguiu eliminar completamente tais lacunas.


Capítulo três: descubra a órbita

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3783/jlc_reverso_calibre185_4.jpg[/img][/center]
Uma das complicações características da Jaeger-LeCoultre é a exibição do tempo sideral, um horário determinado com referência às estrelas em vez do Sol.

Pela primeira vez na história da relojoaria mecânica, a Jaeger-LeCoultre reúne três indicações lunares – o ciclo sinódico, o ciclo dracônico e o ciclo anomalístico – em um relógio de pulso. Essa combinação, localizada no mostrador interno da base da caixa do Calibre 185, permite a determinação de eclipses (tanto solares quanto lunares) e fenômenos lunares raros, como as superluas.

Ocupando a metade superior do mostrador interno da base da caixa, vemos no Quadriptyque uma representação das fases da lua no Hemisfério Norte. Uma lua gravada a laser é progressivamente encoberta e revelada por um disco móvel em laca azul com decoração cintilante em ouro, correspondendo à idade da Lua no ciclo sinódico. Enquanto exibições convencionais das fases da lua acumulam um dia de erro após 32,5 meses, as fases da lua do Quadriptyque exigem um ajuste após 1.111 anos.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3783/jlc_reverso_calibre185_9.jpg[/img][/center]
Logo abaixo das fases da lua, à esquerda, temos um contador com um sol tridimensional microesculpido em ouro rosa e orbitado por uma minúscula lua hemisférica. Esse contador exibe o ciclo dracônico, mostrando quando o caminho na Lua intercepta a órbita da Terra em torno do Sol (conhecido como eclíptico). Tal intersecção acontece duas vezes em cada ciclo, indicado pelo alinhamento horizontal no contador da lua com o sol. Nesse momento, a Lua, a Terra e o Sol encontram-se no mesmo plano; contudo, podem não estar alinhados. Para que estejam alinhados, num fenômeno conhecido como sizígia, uma condição adicional precisa ser atendida: a Lua deve estar em sua fase cheia ou nova. Quando isso acontece, ocorre um eclipse na Terra, seja um eclipse lunar se a Lua estiver cheia, seja um eclipse solar se for Lua nova. No entanto, a visibilidade real do eclipse depende de vários fatores, como a posição geográfica do observador.

À direita do contador de ciclo dracônico encontra-se uma representação abaulada da Terra, micropintada em esmalte, com uma lua hemisférica em órbita excêntrica ao redor. Esse contador representa o ciclo anomalístico, exibindo a distância variável entre a Terra e a Lua. Em seu apogeu, a Lua alcança a maior distância da Terra, estando mais próxima dela em seu perigeu. Quando a Lua está cheia e próxima ou no perigeu, ocorre um evento conhecido como superlua, no qual a Lua pode parecer ter no céu até 14 por cento maior que de costume.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3783/jlc_reverso_calibre185_8.jpg[/img][/center]
A exibição conjunta do ciclo sinódico, dracônico e anomalístico em um relógio de pulso é totalmente inédita em relojoaria, com as duas últimas indicações protegidas por patente - fazendo do Quadriptyque o único relógio já produzido a fornecer tal profundidade de informações sobre fenômenos astronômicos.


A última face

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3783/jlc_reverso_calibre185_5.jpg[/img][/center]
No último mostrador do Quadriptyque, a face exterior da base da caixa, é exibida uma representação das fases da Lua no Hemisfério Sul. Um mapa celeste pontilhado de estrelas, gravado e laqueado em degradê de tons azuis, forma o pano de fundo para a lua em ouro rosa, tudo isso criado no Atélier des Métiers Rares da Jaeger-LeCoultre.

O segredo dos quatro mostradores Reverso Quadriptyque reside numa solução empregada pela primeira vez no Hybris Mechanica Grande Complication à Triptyque, de 2006. Todos os dias, à meia-noite, um pino se estende para fora do movimento da caixa principal para ativar um corretor mecânico na base da caixa, que então avança os mostradores da base da caixa. O mecanismo que impulsiona os mostradores da base da caixa é inserido diretamente na própria base, sem nenhuma placa de movimento adicional que aumentasse a espessura do relógio. A experiência da Jaeger-LeCoultre com relógios ultracompactos faz do Quadriptyque, apesar de suas várias indicações e complicações, um dos relógios de grandes complicações mais confortáveis de se usar.


Uma excepcional apresentação

O Jaeger-LeCoultre Reverso Hybris Mechanica Calibre 185 vem em um excepcional estojo com um mecanismo embutido que permite ao usuário definir de forma rápida e intuitiva todas as exibições de calendário e astronômicas do relógio após um período sem ser usado.

Uma coroa de duas posições na lateral do estojo é usada para definir primeiro o número de dias que se passaram desde que o relógio foi usado por último. Com o Quadriptyque posicionado dentro da moldura do suporte de correção, pode-se puxar a coroa do corretor do estojo para a segunda posição e dar corda para trazer o relógio rapidamente para a data atual em todos as indicações astronômicas e de calendário. Não há qualquer risco de sobrecorrigir o relógio ou de danificar o movimento, uma vez que todo o processo é controlado pelo mecanismo corretor do estojo.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3783/jlc_reverso_calibre185_11.jpg[/img][/center]

Reverso Hybris Mechanica Calibre 185 - Ficha técnica

Referência Q7103420, limitada a 10 peças

Movimento
Calibre Jaeger-LeCoultre 185 a corda manual
Mostrador 1: hora, minutos, turbilhão (indicando os segundos), calendário perpétuo instantâneo, grande data, dia, mês, ano bissexto, dia e noite
Mostrador 2: hora saltante digital, minuto, repetidor de minutos (com sistema que evita tempo morto)
Mostrador 3: fases da lua no hemisfério norte, ciclo lunar dracônico (altura da lua), ciclo lunar anomalístico (apogeu e perigeu), mês, ano
Mostrador 4: fases da lua no hemisfério sul
Reserva de marcha: 50 horas

Caixa
Em ouro branco, dimensões de 51,2 x 31 x 15,15 mm
Estanqueidade: 30 metros

Pulseira
Em couro de crocodilo azul

Preço
1,35 Milhão de Euros
 
Topo
Mais Notícias:
30/05/2021 - Panerai - W&W 2021 - Submersible Bronzo Blu Abisso
 
29/05/2021 - Greubel Forsey - W&W 2021 - GMT Sport
 
28/05/2021 - Zenith - W&W 2021 - Defy Extreme
 
27/05/2021 - Rolex - W&W 2021 - Oyster Perpetual Explorer II
 
26/05/2021 - TAG Heuer - W&W 2021 - Aquaracer Professional 300
 
25/05/2021 - Speake-Marin - W&W 2021 - One&Two Openworked Dual Time Mint
 
24/05/2021 - A. Lange & Söhne - W&W 2021 - Lange 1 Calendário Perpétuo
 
22/05/2021 - Patek Philippe - W&W 2021 - Nautilus 5711 - Green Dial
 
20/05/2021 - Piaget - W&W 2021 - Altiplano Ultimate Concept La Côte-aux-Fées
 
12/05/2021 - De Bethune - DB Kind of Two Tourbillon
 
29/04/2021 - Baume & Mercier - W&W 2021 - Riviera Baumatic
 
29/04/2021 - Vacheron Constantin - W&W 2021 - Traditionnelle Cronógrafo Rattrapante Ultraplano
 
28/04/2021 - IWC - W&W 2021 - Big Pilot Shock Absorber XPL
 
28/04/2021 - Gerald Charles - Chay Suede é o novo Embaixador da marca!
 
28/04/2021 - Hublot - W&W 2021 - Big Bang Integral Tourbillon Full Sapphire
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2021

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais