Adicionar aos Favoritos      Indique este Site domingo, 17 de outubro de 2021                                                                         
notícias
Cronômetro de Impulso Central

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Após a introdução inicial como um relógio-conceito no Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra do ano passado, o Cronômetro de Impulso Central agora assume sua forma final.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3824/Lederer_CIC.jpg[/img][/center]
Este cronômetro de alto desempenho com um escape revolucionário é abrigado em uma caixa de 44 mm, cercada por dois cristais redondos em forma de cúpula que têm o efeito de “emagrecer” o relógio. No interior, um calibre inteiramente novo, resultado de vários anos de pesquisa, que mescla um novo tipo de escapamento, força constante e duplo trem de engrenagens. O mostrador do Cronômetro de Impulso Central captura a imaginação com um par de ponteiros de segundos sincronizados movendo-se em direções opostas - dentro de duas aberturas no mostrador delimitadas por círculos entrelaçados formando o número oito. A arquitetura e o desempenho do movimento são acompanhados por uma execução refinada e acabamento meticuloso até o mínimo detalhe.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3824/Lederer_CIC_2.jpg[/img][/center]
O relógio que provocou tanta admiração em sua aparição como conceito no “Oscar” da indústria em setembro de 2020 completou sua jornada estética. Disponível em duas edições limitadas, o Cronômetro de Impulso Central Lederer vem em uma elegante caixa de 44 x 12,2 mm - um perfil refinado por cristais convexos na frente e atrás para enfatizar a silhueta esguia desta obra-prima da relojoaria. O mostrador é notável pela visão pouco convencional proporcionada pela excepcional mecânica interna: duas aberturas circulares revelam dois ponteiros sincronizados movendo-se em direções opostas. O senso de uma visão artística da passagem do tempo transparece ainda mais na maneira como os dois círculos se entrelaçam em um oito, uma mensagem simbólica de harmonia, infinito e renascimento, ou boa fortuna e prosperidade para outras culturas.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3824/Lederer_CIC_3.jpg[/img][/center]
O Calibre 9012, que se baseia em uma arquitetura tridimensional única, é o produto de vários anos de pesquisa. Entre outras coisas, essa pesquisa rendeu o sistema que deu seu nome à peça, um escape de duplo impulso de alto desempenho inteiramente novo: o Cronômetro de Impulso Central.


O destino é a jornada

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3824/Lederer_CIC_4.jpg[/img][/center]
Em sua oficina em St. Blaise perto de Neuchâtel, na cordilheira do Jura conhecida como o berço da relojoaria suíça, Bernhard Lederer decidiu voltar seus quase 40 anos de experiência para o Escapamento de Dupla Roda Independente concebido no final do século 20 por George Daniels. É importante notar que o próprio Daniels apoiou-se nos ombros de Breguet, que desenvolveu o conceito de escape natural na época da Revolução Francesa. O que Bernhard Lederer se propôs a fazer foi resolver os pontos fracos ligados a este tipo de escape. Por esta razão, o escape do Cronômetro de Impulso Central de Lederer tem um design diferente.

A criação de Bernhard Lederer compreende duas rodas de escape independentes operando em alternância e conectadas a uma âncora absolutamente única. O seu perfil, rubis, ângulos de elevação, até a forma como entra em contato com todos os componentes que guia, fazem desta uma criação excepcional.


A liberdade de otimizar

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3824/Lederer_CIC_5.jpg[/img][/center]
Para otimizar ainda mais a precisão de seu Calibre 9012, Bernhard Lederer instalou essas duas rodas de escape no final de dois trens de engrenagens separados, cada um com seu próprio tambor e seu próprio remontoir de força constante de 10 segundos. Ao suavizar a força motriz ao extremo, otimizando a geometria das peças do escape, reduzindo o peso desses componentes que consomem muita energia e reduzindo ao mínimo o atrito interno do escape, Bernhard Lederer alcançou um grau de perfeição relojoeira raramente visto. Ao tornar as duas rodas de escape independentes uma da outra, ele essencialmente as libertou.

Essa sofisticação também transparece no fato de os dois ponteiros de segundos, cada um ligado à sua própria roda de escape, estarem permanentemente sincronizados e não apresentarem nenhum desvio em relação ao outro. A precisão de cada relógio é atestada por um certificado de cronômetro.


O escape do Cronômetro de Impulso Central

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3824/Lederer_CIC_6.jpg[/img][/center]
A centelha inicial para este projeto veio do trabalho de George Daniels, com quem Bernhard Lederer teve inúmeras trocas. Lederer decidiu revisitar o trabalho de Daniels e adaptá-lo a um relógio de pulso, ciente de todos os desafios que isso implicava. Por um lado, ele optou por uma frequência de 3 Hertz para abordar como um relógio usado no pulso constantemente repassa choques para os órgãos reguladores do movimento. Eles devem se adaptar às mudanças de dinâmica e retomar as operações normais o mais rápido possível, um requisito sine qua non para a precisão nas condições do dia a dia.


Inércia onde importa

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3824/Lederer_CIC_7.jpg[/img][/center]
Uma das inovações introduzidas pelo Cronômetro de Impulso Central é usar titânio nos componentes - em vez do aço tradicional. Muito mais leves, as partes móveis passaram a ter menos inércia, o que permite reiniciar mais rapidamente e consumir menos energia. Como resultado, os impulsos gerados pela roda de escape para o balanço são otimizados e as perturbações são reduzidas, o que garante o isocronismo e, portanto, a precisão do movimento.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3824/Lederer_CIC_8.jpg[/img][/center]
A energia para impulsionar o movimento é transmitida de dois barris por meio de dois trens de engrenagens independentes, cada um ligado a um escape dedicado. Além disso, Bernhard Lederer integrou um remontoir d’égalité, ou seja, um mecanismo de força constante, para acumular energia em uma mola semelhante à do tambor, mas um pouco menor. Ele é recarregado em intervalos de 10 segundos, equalizando assim a força motriz com um grau homogêneo de torque para garantir que a energia entregue ao balanço varie muito pouco ou nada.


Poesia na ciência da tribologia

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3824/Lederer_CIC_9.jpg[/img][/center]
Um elemento que diferencia o escape do Cronômetro de Impulso Central é a âncora - o metrônomo do relógio. Aqui, Lederer reimaginou a geometria da palheta central para aumentar o desempenho. Agora côncava, reduz a superfície de contato, evitando qualquer recuo das rodas do escape.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3824/Lederer_CIC_10.jpg[/img][/center]
O impulso, dado diretamente ao longo de uma linha reta conectando a roda de escape ao balanço, é, portanto, teoricamente perfeito. O eixo do impulso é constante no tempo, mesmo quando o balanço tem uma amplitude baixa, como causada por choque, por exemplo. Isso reduz o atrito, garantindo ainda mais que a distribuição de energia para o balanço seja sincronizada de forma otimizada para obter isocronismo aprimorado e, portanto, estabilidade aprimorada.


A elegância de um cronômetro autêntico

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3824/Lederer_CIC_11.jpg[/img][/center]
Além do domínio técnico, os relógios de Bernhard Lederer têm um design sofisticado, cada criação demonstrando uma forte sensibilidade artística - e o Cronômetro de Impulso Central não é exceção. A caixa redonda de 44 mm em ouro branco tem linhas suaves e elegantes. Seu aro fino polido melhora a visão do mostrador. Duas aberturas circulares para os ponteiros dos segundos oferecem uma visão do Calibre 9012 e seus componentes mais distintos, o mecanismo de carregamento e escape.

No verso, um segundo cristal de safira, convexo, gravado e chanfrado - um desafio para a máquina - que é idêntico ao cristal da frente. Ele mostra a arquitetura tridimensional, simétrica, oblíqua e aberta do Calibre 9012. O tambor, a roda, o mecanismo de corda, o escape e as pontes do balanço são todos esqueletizados em formas geométricas delgadas.


Auge da criatividade, engenharia e design relojoeiro

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3824/Lederer_CIC_12.jpg[/img][/center]
Os dois grandes tambores dourados contrastam com os acabamentos rodiados do movimento. Os raios das rodas são curvas tangenciais com um perfil único, uma marca registrada de Bernhard Lederer. O nível de acabamento é compatível com o nível de sofisticação mecânica que o Cronômetro de Impulso Central incorpora. A variedade e qualidade na execução - do polimento, chanfro interno e externo, granulação, gravação e acetinado até a justaposição de superfícies foscas e polidas - servem para ampliar ainda mais a espetacular arquitetura tridimensional do movimento do Cronômetro de Impulso Central.

O Cronômetro de Impulso Central de Bernhard Lederer é uma obra-prima de relojoaria meticulosa e discreta, cujas proezas técnicas e excelência de design são enfatizadas por um trabalho artesanal e um acabamento excepcional. O Cronômetro de Impulso Central está disponível em duas séries limitadas em ouro branco, 25 peças com mostrador azul e as outras 25 peças com mostrador rodiado.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3824/Lederer_CIC_13.jpg[/img][/center]


Cronômetro de Impulso Central - Ficha técnica

Referência: 9012

Caixa
Diâmetro: 44 mm
Espessura: 12,2 mm
Fundo de safira com revestimento antirreflexo
Resistência à água: 3 atm
Mostrador guilloché (motivo exclusivo de Lederer) com dois círculos entrelaçados em um oito, disponível em duas cores, ródio e azul escuro

Movimento
Mecânico a corda manual
210 componentes, 45 rubis
Frequência: 21.600 aph (3 Hz)
Diâmetro: 39,3 mm
Espessura: 5,98 mm
Dois tambores para uma reserva de marcha de 42 horas
Dois trens de engrenagem independentes
Dois “remontoirs” de força constante
Duas rodas de escape com impulsos centrais
Corda e ajuste com coroa de duas posições
Acabamento fosco com pontes chanfradas à mão, rodas com granulação circular e raios chanfrados à mão, peças de aço polidas a preto
Indicação de horas, minutos, pequenos segundos às 8 e 11 horas

Pulseira
Couro de crocodilo

Preço
185.000 Francos Suíços
 
Topo
Mais Notícias:
29/09/2021 - IWC Schaffhausen - Pilot’s Watch Chronograph Edition Tribute to 3705
 
29/09/2021 - Vacheron Constantin - Overseas Limited Editions Everest
 
28/09/2021 - Omega - Speedmaster Chronoscope
 
27/09/2021 - Panerai - Luminor Marina Carbotech Blu Notte
 
23/09/2021 - Baume & Mercier - Riviera Chronograph
 
20/09/2021 - Jaeger-LeCoultre - Reverso Tribute Minute Repeater
 
17/09/2021 - Montblanc - Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph LE 200
 
15/09/2021 - Maximilian Büsser & Friends - Legacy Machine Perpetual em Paládio!
 
14/09/2021 - Ulysse Nardin - W&W 2021 - O incrível Blast Hourstriker
 
10/09/2021 - Geneva Watch Days - Rumo à edição de 2022
 
30/08/2021 - Greubel Forsey - GWD 2021 - GMT Earth Final Edition
 
30/08/2021 - H. Moser & Cie. - GWD 2021 - Streamliner Calendário Perpétuo
 
30/08/2021 - Bvlgari - Gerald Genta - Arena Retro Disney Mickey Mouse
 
30/08/2021 - Maurice Lacroix - Visita à manufatura e entrevista com Stéphane Waser
 
29/08/2021 - Audemars Piguet - Novos Royal Oak Calendário Perpétuo
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2021

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais