Adicionar aos Favoritos      Indique este Site segunda-feira, 17 de janeiro de 2022                                                                         
notícias
O novo Racer Jumping Hour GMT

domingo, 14 de novembro de 2021

O relojoeiro independente russo Anton Suhanov apresenta o Racer Jumping Hour GMT, seu primeiro relógio de pulso!




O novo Racer Jumping Hour GMT traz uma tripla indicação retrógrada inventada por Suhanov, com horas, minutos e segundos em uma escala de 20 segundos no centro; há também indicação GMT digital na posição das 12 horas e data às 6.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3849/Suhanov_Racer_Jumping_Hour_GMT_2.jpg[/img][/center]
Conhecido por seus espetaculares relógios de mesa, incluindo o primeiro relógio de mesa com turbilhão de eixo triplo feito na Rússia, Suhanov foi um dos vencedores, em 2016, do prêmio para jovens talentos promovido por F.P. Journe e a AHCI. Tendo trabalhado com Konstantin Chaykin por mais de dez anos, fundou sua própria manufatura em 2019.

Em 2016, Anton Suhanov entrou no mundo da alta relojoaria ao concluir um ambicioso projeto - o relógio de mesa com turbilhão Black Clock. O relógio incorporava um impressionante turbilhão de triplo eixo de grandes dimensões, totalmente projetado e produzido por ele - nada como este relógio havia saído das mãos de um relojoeiro russo antes. Na verdade, Anton completava a peça fundamental de sua jornada como relojoeiro independente, mostrando conhecimento dos cânones não escritos da alta relojoaria e a capacidade de aplicá-los ao processo de trabalho, tendo em mente não apenas a mecânica do relógio, mas também o design e o acabamento.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3849/Suhanov_Black_Clock.jpg[/img][/center]
O turbilhão é considerado por muitos como o rei das complicações, e assim deve ser tratado durante o seu desenvolvimento - uma regra obrigatória mas nem sempre seguida na indústria. Para o Black Clock, Anton Suhanov criou um turbilhão de triplo eixo de grande complexidade de design e execução, tendo feito para ele uma estrutura espacial harmoniosa e elegante de três carruagens aninhadas. Ele atende ao conceito incrivelmente belo da harmonia das esferas celestes harmonia mundi, sonhada por grandes filósofos da antiguidade como Pitágoras, Platão e Aristóteles.

A comunidade internacional de relojoeiros independentes recebeu com grande entusiasmo o turbilhão de triplo eixo Black Clock, e seu criador foi declarado em 2016 vencedor do Concurso de Jovens Talentos, realizado pela Académie Horlogère des Créateurs Indépendants - AHCI - e apoiado por François-Paul Journe (FP Journe Invenit et Fecit).

Para Anton Suhanov, quando você constrói um turbilhão de três eixos, a própria mecânica do relógio o acostuma a ver as coisas de ângulos diferentes. A ideia de um relógio de pulso, como muitas vezes acontece, surgiu por acaso. Um dia, dirigindo seu carro para a oficina, Anton estava pensando, é claro, em um relógio, e daquela vez em um relógio criado em um estilo automotivo. Agora ele relembra que o ponto de vista dominante de que esse tipo de relógio é quase necessariamente um cronógrafo o fez especular sobre isso:

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3849/Suhanov_Racer_Jumping_Hour_GMT.jpg[/img][/center]
“Achei que seria interessante imaginar um relógio livre desse estereótipo. O cronógrafo surge quando pensamos no carro como um carro de corrida: andar mais rápido, chegar a tempo, ultrapassar... Olhando de outro forma, um carro é uma história de um homem ao volante, sobre um mundo que se abre como novo à frente, adiante do para-brisa, uma história sobre o prazer de dirigir quando não há pressa. Esta é uma história sobre uma percepção mais lenta, quando o carro dá prazer por si mesmo, e não pelos números que o ponteiro do velocímetro atinge”.

Como resultado dessas reflexões, Anton Suhanov em certo momento teve uma ideia para o design do novo Racer Jumping Hour GMT: uma olhada para o painel do carro, onde à esquerda está um tacômetro e à direita um velocímetro; entre eles, alguns indicadores e números adicionais... Tudo funcionando como deveria, todos os sistemas reagindo instantaneamente na hora certa, respondendo ao pisar no acelerador: o carro deve permanecer sendo um carro.

E um relógio deve continuar sendo um relógio - este é um acordo tácito entre o relojoeiro e seus clientes e, portanto, Suhanov se comprometeu a transformar tal atitude em um relógio, não apenas fascinante e divertido, transmitindo emoções, mas também proporcionando as informações sobre a hora exata. Partindo do desejo de criar uma fusão única de mecânica relojoeira e emoções, Anton Suhanov desenvolveu passo a passo a estrutura do mostrador, prevalecendo sobre ele dois submostradores retrógrados de hora e minuto. Eles estão localizados à esquerda e à direita e ligeiramente deslocados para baixo - exatamente para uma posição na escala de horas (imaginária) do mostrador, enquanto a parte central restante do mostrador é utilizada por outros indicadores.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3849/Suhanov_Racer_Jumping_Hour_GMT_3.jpg[/img][/center]
Este design dá a sensação única de um olhar fugaz para o painel do carro - na verdade, ninguém olha constantemente para os medidores enquanto dirige, isso é irracional e perigoso! O relógio tem sua vantagem; nada o impede de admirar o mostrador com layout exclusivo e acabamento de alta classe. Este arranjo particular tem antepassados históricos, um deles é o famoso relógio de bolso “Maria Antonieta”, obra-prima de Abraham-Louis Breguet ao longo da vida, com dois submostradores retrógrados de data e equação de tempo. O Racer Jumping Hour GMT compartilha com o “Marie Antoinette” de Breguet outra discreta característica técnica comum, muito interessante, que será abordada mais adiante.

Para um design único, deve ser criado um movimento único, Anton Suhanov está convencido disso. Ele decidiu construir um calibre com as indicações baseadas na indicação retrógrada dos minutos, e inventou um complexo design. No início de uma nova hora, o ponteiro dos minutos salta da posição de 60 minutos para a posição zero, e esse movimento rápido, quase imperceptível, executa duas ações: ele avança o ponteiro retrógrado das horas em uma hora, e depois este permanece imóvel por uma hora. É exatamente assim que se comporta o ponteiro das horas do “Maria Antonieta”. E, ao mesmo tempo, o indicador digital de segundo fuso horário de 24 horas do Racer Jumping Hour GMT, instalado na janela na posição das 12 horas, também avança uma hora.

No centro do mostrador, há um incomum indicador de segundos em uma escala dinâmica em forma de arco de 20 segundos - esta é uma das consequências do princípio de Suhanov de percepção vagarosa do tempo; assim, a indicação do segundo é definida no mostrador central, mas não dominante. Se você remover o mostrador do relógio, verá que os segundos são indicados por um ponteiro de segundos de três raios, semelhante ao que foi instalado no eixo do turbilhão do Black Clock. Na parte inferior do mostrador há uma janela de data, uma obrigação para um relógio que se propõe ao uso diário.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3849/Suhanov_Racer_Jumping_Hour_GMT_4.jpg[/img][/center]
“Este método de indicação expressa a essência e o caráter da percepção de como o tempo passa”, assim Suhanov explica a escolha dos tipos de indicadores do Racer Jumping Hour GMT. “Você vai olhar para alguns relógios uma vez por hora ou algumas vezes por dia, em outros você quer olhar constantemente, como se tivesse receio de perder algo importante, um momento único. A combinação de dinâmica e percepção da lentidão do tempo é a minha receita! No meu relógio, o tempo parece diferente, em algum ponto você parece estar em uma corrida e aprecia cada segundo, e em outro momento, literalmente em alguns segundos, você anda com confiança, contando quilômetros lentamente, tudo está sob controle, e o mundo passa nas janelas do seu carro.”

O módulo de indicação do Racer Jumping Hour GMT é muito complexo: são 172 peças para montar; portanto, é comparável às complicações clássicas da relojoaria como um calendário perpétuo ou repetição de minutos. Na produção das partes do módulo, Suhanov foi guiado pelas tradições da alta relojoaria, embora o módulo de indicação permaneça escondido sob um mostrador sólido - esta escolha também é reconhecida como uma das tradições fundamentalmente importantes da relojoaria. Suhanov trata cada detalhe do módulo com o máximo cuidado e, sem poupar tempo neste trabalho, usa técnicas tradicionais, incluindo polimento manual de chanfros, gravação, polimento de reentrâncias para parafusos, pinhões e rubis, polimento esférico de eixos das rodas e pinhões, perlage, retificação fina reta e circular, jato de areia, revestimento com ródio. O mostrador é finalizado com anodização, revestimento de rutênio e guilloché.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3849/Suhanov_Racer_Jumping_Hour_GMT_5.jpg[/img][/center]
O mostrador do Racer Jumping Hour GMT é único, assim como a sua caixa, com um design baseado no princípio do polígono de Reuleaux regular, um forma que pode ser brevemente descrita como um quadrado com lados arredondados. Anton Suhanov escolheu esta forma acreditando que ela melhor se adequa à sua ideia de uma percepção dinâmica mas lenta do tempo: “Esta forma sugere a aerodinâmica, linhas encontradas em carros de alto desempenho. Em termos de números, o desvio da forma do círculo é bastante insignificante. Porém, há algo elusivo, mas importante, que faz com que se perceba o carro não necessariamente como de corrida, mas veloz. E, ao mesmo tempo, uma ligeira variação na largura do painel indica que o supercarro pode andar lentamente, o que não anula sua esportividade.”

Os parafusos duplos de fixação do aro, visualmente duplicados por pares de parafusos para os “pads” dos eixos dos ponteiros retrógrados e as placas com inscrições e a escala de segundos, conferem ao design um caráter técnico quase obrigatório para relógios de inspiração automotiva, reforçado mais ainda pelo duplo serrilhado da coroa e pela forma excêntrica do suporte cônico do botão para alterar a indicação do segundo fuso horário.

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3849/Suhanov_Racer_Jumping_Hour_GMT_6.jpg[/img][/center]
Com seu design verdadeiramente único, o Racer Jumping Hour GMT é um relógio que pode causar um desejo obsessivo de monitorar constantemente o mostrador, antecipando uma troca instantânea coordenada de indicadores no início de uma nova hora! Proposto em uma edição limitada de apenas 20 exemplares, ele contribui para a cena da relojoaria independente com técnica e artesanato dignos dos grandes mestres relojoeiros.


Sobre Anton Suhanov

[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/3849/Suhanov_FPJ.jpg[/img][/center]

Formado em Engenharia Mecânica em São Petersburgo, Anton Suhanov iniciou sua carreira na relojoaria após um encontro com o mestre relojoeiro russo Konstantin Chaykin em 2007.

Chaykin convidou Anton para trabalhar como construtor, função que ele exerceu por mais de 10 anos, até 2018, quando assumiu o cargo de diretor de manufatura, o que trouxe um enorme conhecimento adicional sobre todas as nuances da arte relojoeira, a experiência de sua organização e desenvolvimento com o uso de tecnologias modernas e técnicas tradicionais.

Em 2016, Anton venceu o Concurso de Jovens Talentos da AHCI e François-Paul Journe, em Basel, onde conheceu muitos relojoeiros de destaque, o que influenciou sua visão e desenvolvimento na indústria relojoeira.

Em 2019, Anton Suhanov fundou sua própria manufatura. Em novembro daquele ano, teve lugar a estreia do seu primeiro relógio - o relógio de mesa Pharos.


Racer Jumping Hour GMT por Anton Suhanov – Ficha técnica

Edição limitada de 20 peças

Caixa
Em aço inoxidável
Dimensões de 39 х 39 mm, espessura 12,5 mm
Cristal e fundo transparente de safira
Resistente à água até 30 metros

Mostrador
Composto de 27 elementos; a base, os apliques e os arcos dos submostradores retrógrados são de latão com revestimento de rutênio e guilloché, os submostradores retrógrados são de titânio com anodização azul

Funções
Indicação retrógrada tripla inventada por Anton Suhanov com submostradores retrógrados para horas (às 8 horas), minutos (às 4 horas) e segundos na escala de 20 segundos no centro, ponteiro de horas saltantes, indicação GMT 24 horas saltante digital (às 12 horas) com troca síncrona de minutos, horas e GMT ao final de cada hora; janela de data às 6 horas

Movimento
Calibre automático Su100.20
Diâmetro de 31,5 mm, 6,9 mm de espessura
Base calibre ETA 2824-2, modificado por Anton Suhanov
Massa oscilante decorada em forma de disco completo
Frequência de 28.800 alternâncias por hora
Reserva de marcha de 38 horas
Módulo de indicação inventado, desenvolvido e produzido por Anton Suhanov, com 172 peças
Rubis: 43 (calibre básico: 25; módulo de indicação: 18)

Pulseira
Pulseira de couro preto de alta qualidade com costura em contraste vermelho
Fecho de fivela de aço feito por Anton Suhanov e projetado como um spoiler de carro esportivo

Preço
14.600 Euros


www.anton-suhanov.com



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 136, Set/Out 2021
 
Topo
Mais Notícias:
17/01/2022 - ArtyA - O espetacular Purity Tourbillon
 
15/12/2021 - Franck Muller - Sugestões de presentes para o Natal
 
14/12/2021 - TAG Heuer - Sugestões de presentes para o Natal
 
13/12/2021 - IWC - Sugestões de presentes para o Natal
 
13/12/2021 - Jaeger-LeCoultre - Sugestões de presentes para o Natal
 
12/12/2021 - Panerai - Sugestões Panerai para o Natal
 
10/12/2021 - Montblanc - Sugestões Montblanc para o Natal
 
09/12/2021 - Bvlgari - Sugestões de presentes para o Natal
 
08/12/2021 - Cartier - Sugestões de presentes para o Natal
 
07/12/2021 - Omega - Sugestões Omega para o Natal
 
06/12/2021 - Rolex - Sugestões de presentes para o Natal
 
30/11/2021 - Greubel Forsey - O espetacular Balancier S2
 
29/11/2021 - Louis Moinet - O novo Astronef
 
29/11/2021 - TAG Heuer - Formula 1 Senna Special Edition
 
26/11/2021 - Zenith - Novos Defy em Safira!
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2022

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais