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Tópico: Omega com valvula de hélio.
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21/05/06 - 00:18
  Quote  #1
Mensagem por Ismael Marcon
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Ola amigos gostaria de saber como é que funciona essa valvula de hélio que tem em alguns modelos da Omega.
 
21/05/06 - 00:57
  Quote  #2
Mensagem por Alberto Ferreira
Local: São Paulo
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Salve!

Nos mergulhos profissionais a grandes profundidades os mergulhadores se utilizam de um sino ou cápsula de mergulho por vários dias.
Eles ficam a seco, dentro da tal cápsula ou sino de mergulho, só saindo pelos períodos em que vão realizar as suas tarefas subaquáticas.

Para evitar os problemas relativos à embolia, o ambiente da câmara é preenchido com uma atmosfera formada por uma mistura de hélio e oxigênio.

Como a atmosfera da câmara está sobre pressão e as moléculas de hélio são menores, este gás poderia vencer a resistência das vedações do relógio e penetrar em sua caixa.

Quando do retorno à superfície, a câmara é gradativamente descomprimida até voltar à pressão atmosférica. Neste momento o gás hélio, que eventualmente tenha ficado retido no interior da caixa do relógio, passaria a exercer uma pressão de dentro para fora, por exemplo, forçando o vidro.

A válvula em questão alivia esta pressão interna.

Ela funciona como uma "válvula de retenção" (funcionando portanto em um só sentido), isto é, quando acionada (ao abrir) ela permite a saída do gás, mas nunca a entrada (da água).

Abraços,

Alberto
 
21/05/06 - 10:16
  Quote  #3
Mensagem por rovel
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Alberto,

No caso da Omega, o acionamento da válvula de Hélio é manual. No Rolex Sea-Dweller, por exemplo, ele é automático.

Como é o funcionamento, no último caso? Imagino que a válvula deva "sentir" o aumento da pressão interna e seja automaticamente aberta, não é?

Abraços,
César Rovel
 
21/05/06 - 11:03
  Quote  #4
Mensagem por Alberto Ferreira
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Salve!

É isso mesmo, César. Há as "automáticas" e as de acionamento manual.

Genericamente falando, uma "válvula de retenção" funciona assim:

O fluxo é permitido em uma direção, neste caso há um mecanismo (em geral com uma esfera, mantida em posição por uma mola), que necessita ser vencido para dar passagem ao fluxo.
No outro sentido, por construção, o fluxo é sempre bloqueado.

Existem vários exemplos deste tipo de válvula, em especial em sistemas hidráulicos, pneumáticos. etc...
Até nos nossos corações nós temos um par delas... (rs, rs, rs)

No caso das válvulas automáticas, uma vez que a pressão (do lado em que o fluxo será permitido) atingir um valor predeterminado, a mola é "vencida" e a válvula se abre, fechando (imediatamente) em seguida pela ação da própria mola.

Nas válvulas manuais o sistema só se abre quando acionado.

Um abraço a todos,

Alberto
 
21/05/06 - 11:23
  Quote  #5
Mensagem por rovel
Moderador
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Bem, acredito que o sistema automático, embora deva ser de custo superior, seja bastante vantajoso, já que previne danos provenientes de eventuais esquecimentos...

Abraços,
César Rovel
 
21/05/06 - 11:36
  Quote  #6
Mensagem por Alberto Ferreira
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César,

Na verdade há algumas controvérsias...

Alguns preferem o sistema da Omega, onde a válvula tem que ser intencionalmente acionada, justamente por isso. O mergulhador tem "certeza" de que (se e quando) a válvula foi acionada...

Para abrir a válvula no Omega, ela deve ser "aparafusada" ("girada") não havendo, portanto (teoricamente) o risco de que não abra ou que "trave" na posição aberta, etc...

O Breitling SuperOcean também usa uma válvula de hélio "automática".

Abraços,

Alberto
 
21/05/06 - 11:49
  Quote  #7
Mensagem por rovel
Moderador
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Alberto,

Então isto quer dizer que o sistema automático não é tão confiável como deveria ser?

Abraços,
César Rovel
 
21/05/06 - 12:33
  Quote  #8
Mensagem por Alberto Ferreira
Local: São Paulo
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Olha...

Eu não tenho experiência prática com este tipo de situação (mergulho profissional em ambiente saturado) para poder afirmar isso.

Aliás, eu até acredito que em condições normais os sistemas automáticos sejam mesmo bastante confiáveis, sim.

Mas, apenas raciocinando "em tese", ok?

Talvez o sistema "automático" pudesse vir a ser, em certas circunstâncias, um pouco "ilusório".
Por exemplo, digamos que o utilizador do relógio negligenciasse a limpeza após o uso, etc...
Eventualmente poderiam ser acumulados resíduos como óleo (muitos trabalham em ambientes submersos assim) ou mesmo sal, por exemplo, que pudessem vir a atrapalhar o funcionamento automático da válvula.

Por outro lado, as válvulas automáticas são "flush" ("lisas", sem ressaltos), o que poderia minimizar esta possibilidade.

Como eu disse, o concreto é que existem opiniões divergentes.
Uns preferem um sistema, outros o outro.

Mas se você me perguntasse,...
Eu diria (a sentimento) que prefiro o sistema da Omega.

Abraços,

Alberto
 
21/05/06 - 18:04
  Quote  #9
Mensagem por Alberto Ferreira
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Salve!

Correção:
Na minha primeira mensagem está escrito:
"Como a atmosfera da câmara está sobre pressão e as moléculas de hélio..."

Mas o que eu quis dizer foi ...está em sobre-pressão....
Ou seja, o ambiente no interior do sino é mantido a uma pressão bem maior do que a atmosférica (numa pressão de várias atm).

Daí as moléculas de hélio poderem vir a penetrar na caixa do relógio, uma vez que a pressão existente no interior da mesma é (teoricamente) a atmosférica (1 atm), ou algo muito próximo dela.

Abraços,

Alberto
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