Publicidade
Home  >  O Relógio  >  Marcas  >  fortis Voltar

FortisGuia de Marcas

Desde seus primórdios, a Fortis sempre teve seu nome associado à inovação. Na vanguarda da relojoaria, associou-se a John Harwood para a produção em série dos primeiros relógios de pulso automáticos, um conceito revolucionário à época.

Mais tarde, voltou-se à produção de cronógrafos e relógios à prova d´água e com alarme, até produzir o primeiro movimento de cronógrafo automático com alarme mecânico integrado do mundo.

A Fortis sempre teve um grande envolvimento com a aviação, e na década de 1990 passou a fornecer cronógrafos para os cosmonautas russos, iniciando uma ativa participação em viagens espaciais, o que lhe rendeu o título de "Cronógrafo Oficial dos Cosmonautas".
Site oficial: www.fortis-watch.com

 Notícias Recentes

História

O relojoeiro Walter Vogt, que anteriormente trabalhara para a fabricante suíça Eterna, criou juntamente com Alfred Rüefli a empresa Vogt & Rüefli para a fabricação de relógios, na cidade suíça de Grenchen, no ano de 1912. Mais tarde, ela se tornaria Vogt & Cie. Em 1914, ela recebeu o nome pela qual é conhecida até hoje, Fortis Watch.

Em meados da década de 1920, Vogt demonstrou seu espírito inovador ao iniciar a produção em série do primeiro relógio de pulso automático, o lendário Harwood. Este conceito não fez muito sucesso na época, e Vogt e seus filhos, Rolf Vogt e Ralf Vogt voltaram-se para a produção de cronógrafos, apresentados por ocasião do 25º aniversário da companhia, em 1937, e seus primeiros relógios resistentes à água, lançados em 1943.

No ano de 1954, a Fortis iniciou a fabricação e a distribuição mundial de relógios mecânicos com alarme, e em 1956 recebeu a premiação do Instituto Suíço de Testes Oficiais de Cronometragem por seu primeiro cronômetro com alarme resistente à água.

O 75o aniversário da empresa foi marcado pela reedição de sua coleção de relógios para pilotos, a "Flieger Collection". No ano seguinte, na Feira Industrial Mundial de Hannover, ela recebe uma premiação de design.
O envolvimento da Fortis com as viagens espaciais teve início em 1992, quando seu Space-Art Edition subiu a bordo da primeira nave espacial com uma pintura artística, um foguete russo Proton.

Após rigorosos testes de resistência, o Centro Russo de Treinamento de Cosmonautas e Pesquisas Científicas Yuri Gagarin, na Cidade das Estrelas, designou em 1994 o cronógrafo Fortis como equipamento oficial de suas tripulações. A missão Euromir I foi a primeira na qual os conjuntos do Cronógrafo Oficial dos Cosmonautas foram apresentados. Durante a missão Soyus TM19, que ocorreu para preparar a manobra de acoplamento STS 71, entre o ônibus espacial americano Atlantis e a estação MIR, os cronógrafos automáticos Fortis provaram sua confiabilidade durante diversas atividades extra-veiculares no espaço.

Um cronógrafo Fortis estava no pulso de um piloto durante o recorde mundial de altura, em um vôo em avião não experimental MIG 25 PU com assento duplo com um passageiro civil, pilotado por Alexandre Garnaev e Alexandre Parringaux, registrado pelo Guiness Book of Records em 1995.

Em 1997, o Fortis Cronógrafo Oficial dos Cosmonautas foi escolhido o relógio oficial da missão espacial russo-germânica MIR 97.

No ano seguinte a Fortis patrocinou a lendária fabricante de motos italiana Ducati, cujo piloto Carl Fogarty venceu o título do Campeonato Mundial na classe Superbike. Para comemorar, foi lançada pela Fortis a Edição Ducati Campeã Mundial. Este ano também foi marcado pelas edições Fortis Artis Edition "Winner" - uma nova interpretação do ciclo contínuo de cores de Isaac Newton e Johann Wolfgang Goethe - desenhada pelo Prof. Gerd Winner e pela Fortis Space Art Edition "Bürmann". Ainda no mesmo ano, o primeiro cronógrafo automático com alarme mecânico integrado do mundo foi objeto da patente CH 689470.

O ano de 2000 foi marcado pela coleção Spacematic e pela Expedição do Milênio ao Pólo Sul, em que o austríaco Ernst Zinnhobler tornou-se o primeiro europeu a realizar um salto extremo sobre o Pólo Sul. Ele saltou de uma altura congelante de 5000 metros, atingindo uma velocidade de queda de 250 km/h, acompanhado de um Fortis Cronógrafo Oficial dos Cosmonautas.

Global Transmission Services (GTS) - o primeiro experimento a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), em 2001, foi testar a sincronização global de relógios de pulso a partir do espaço. Profundamente envolvida no mundo da aviação e espaço, a Fortis participa do desenvolvimento de um novo sinal rádio-controlado em cooperação com a Agência Espacial Européia (ESA), a agência alemã para viagens aéreas e espaciais (DLR) e a Daimler-Chrysler. A primeira tripulação da ISS foi composta por Sergei Krikalev, Bill Shepherd e Yuri Gidzenko.

No Japão, o Fortis Cronógrafo Oficial dos Cosmonautas recebeu o Grande Prêmio da revista Begin's na categoria de relógios espaciais.

Ainda em 2001, a Fortis foi agraciada pela agência espacial "Rosaviakosmos" com a medalha "Star of the Blue Planet", pelo seu compromisso com o desenvolvimento de cronógrafos mecânicos para viagens espaciais.
Dieter Glogowski realiza uma expedição ao Nepal, com dois peregrinos Saddhu e o Cronógrafo Oficial dos Cosmonautas.

Em 2002, ano em que se iniciou a fase de testes do GTS e houve a primeira recepção de sinal da ISS, a Fortis comemorou seu 90o. aniversário. O piloto francês Fred North estabeleceu o recorde mundial de altitude para helicópteros, com 12.954 metros, com seu aparelho AS 350B "Ecureuil". Com ele, o Cronógrafo Profissional Fortis B-42.

O novo Fortis Cronógrafo Oficial dos Cosmonautas foi apresentado em 2003, com o marcante design B-42.

No ano seguinte, o Fortis Flieger Chronograph - O Original, recebeu o primeiro prêmio do European Watch Award.

 

Fábrica da Fortis e seus funcionários
Antiga publicidade da Fortis
Antiga publicidade da Fortis
Conjunto do Cronógrafo Oficial dos Cosmonautas
Um Fortis e a tripulação da ISS
x