Publicidade
Home  >  News Voltar

Officine Panerai - SIHH 2011Um Luminor em titânio para canhotos

04 de fevereiro de 2011
Luminor 1950 Chrono Monopulsante Left-Handed 8 Days Titânio - 44 mm


Na história da Officine Panerai, os relógios de pulso para canhotos apareceram pela primeira vez no início da década de 40, quando os primeiros exemplares com a coroa e a ponte protetora à esquerda da caixa foram produzidos para os comandos da marinha Italiana. Exemplares que atualmente são uma verdadeira raridade e extremamente cobiçados pelos colecionadores.



Uma possível justificativa histórica para a existência destes modelos pode estar associada ao conjunto de equipamentos utilizado naquela época pelos comandos militares, o qual incluía não só o relógio, mas também uma bússola e um profundímetro que podiam ser utilizados precisamente sobre o pulso esquerdo.

Esta particularidade histórica é agora a característica distintiva do novo Luminor 1950 Chrono Monopulsante Left-Handed 8 Days Titânio - 44 mm, uma edição especial equipada com o movimento de manufatura P.2004/9.

Trata-se de um calibre de cronógrafo monobotão integralmente desenhado e construído na manufatura da Officine Panerai em Neuchâtel.

O calibre de corda manual P.2004/9 inclui três tambores de corda, uma característica técnica que lhe permite alcançar uma autonomia ou reserva de marcha de 8 dias, incluindo ainda um útil sistema de acerto de segundos que permite sincronizar com precisão o relógio com qualquer sinal horário de referência.

Do ponto de vista da sua construção, o calibre opta por uma roda de colunas e uma embreagem vertical, dois aspectos que normalmente identificam os melhores cronógrafos.

A caixa do Luminor 1950, com 44 mm de diâmetro, foi construída em titânio escovado e inclui um aro polido e um fundo em cristal de safira que permite a observação do movimento, assim como a leitura do nível da reserva de marcha, graças a um indicador localizado sobre uma ponte.

O botão cilíndrico de acionamento do cronógrafo foi aplicado às duas horas e controla todas as funções entre "start", "stop" e "reset". Sobre o lado oposto, a tradicional ponte de proteção da coroa foi construída em titânio com um acabamento escovado, tal como o fecho de fivela associado à pulseira em couro marrom com um estilo "vintage".

O mostrador marrom com estrutura em camadas inclui números e marcadores de dimensões generosas, típicas do design clássico da Panerai, assim como um submostrador de pequenos segundos e um totalizador de minutos associado ao cronógrafo.

A construção em camadas do mostrador é historicamente justificada pela necessidade de maximizar a legibilidade em condições de fraca luminosidade, sendo atualmente composta pela sobreposição de dois discos entre os quais é aplicada uma camada de material luminescente com o qual os números e os marcadores se destacam.

Sobre o mostrador, em simetria com a inscrição "Luminor Panerai", foi também incluída a inscrição "8 Days" numa referência direta à reserva de marcha do modelo.

Resistente à imersão até 10 atmosferas de pressão (equivalentes a 100 metros de profundidade), o Luminor 1950 Chrono Monopulsante Left-Handed 8 Days Titânio - 44 mm é uma edição especial e limitada a apenas 150 exemplares.



Características técnicas:


Movimento:

Calibre mecânico de corda manual Panerai P.2004/9 com 13 ¾ linhas, 6,6 mm de espessura, balanço Glucydur®, 28.800 alternância por hora, sistema de proteção antichoque KIF Parechoc®, 8 dias de reserva de marcha, 3 tambores de corda de alta velocidade, sistema de acerto de segundos, roda de colunas, 329 componentes.


Funções e indicações:

Horas, minutos, pequenos segundos, indicador de reserva de marcha no verso, acerto de segundos, cronógrafo monobotão com dois contadores.


Caixa:

44 mm de diâmetro, titânio escovado, botão de acionamento do cronógrafo às duas horas, aro externo em titânio polido, fundo em cristal de safira, sistema de proteção da coroa patenteado e em titânio escovado.


Mostrador:

Marrom com numeração arábica e marcadores de horas luminescentes, contador de minutos às nove horas, segundos às 3 horas, ponteiro de cronógrafo central.


Cristal:

De safira com 2 mm de espessura, obtido a partir de um bloco de coríndon, com tratamento antirreflexo.


Estanqueidade:

10 atm (cerca de 100 metros)


Pulseira:

Panerai, em couro, personalizada com fecho de fivela grande em titânio escovado. Acompanha uma segunda pulseira e ferramenta para a sua substituição.


Referência: PAM00345
 
(Fotos divulgação)
(Fotos por Carlos E. Tiburcio Ramos)

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS