Publicidade
Home  >  News Voltar

Bell & RossBR Twelve O´Clock

02 de junho de 2011
A abstração do tempo que passa

Sendo o tempo um conceito relativo por natureza, o homem sempre teve a necessidade de assinalá-lo com referências. Os mecanismos cada vez mais aperfeiçoados dos relógios permitiram apresentar uma medição precisa. Ao criar o BR Twelve O'Clock, a Bell & Ross mexe com os códigos da relojoaria clássica e propõe a leitura de um tempo em que os minutos e os segundos se tornam indistintos.


Criado como um objeto de arte, o BR Twelve O'Clock é uma interpretação artística da visualização de discos Bell & Ross. Acima de qualquer conceito, ele é visto como um quadro animado em perpétua evolução, que indica a hora exata, mas apenas em um instante furtivo.

Uma leitura inédita e efêmera

O BR Twelve O'Clock é um relógio composto por 12 relógios de pulso.

- Cada relógio exibe um número que corresponde a uma hora do dia: 1, 2..., até 12.

- Cada número insere-se em três discos concêntricos. A rotação dos discos fragmenta o número, tornando-o ilegível. É necessário esperar que os discos estejam devidamente posicionados para que se possa ler as horas.

- A cada hora, um único relógio de pulso apresenta a hora exata, aquela em que o número recomposto se encontra brevemente na posição vertical.

Por exemplo, quando são três horas, o terceiro relógio apresenta o número 3, enquanto o grafismo dos outros relógios continua a fragmentar-se. Quando são quatro horas, é o quarto relógio que apresenta o número 4 e assim sucessivamente para as horas seguintes. À medida que o tempo vai avançando, os doze relógios criam um quadro abstrato de movimento contínuo.

Um desempenho técnico

Os doze relógios utilizam o sistema de discos no mostrador, uma tecnologia já utilizada pela Bell & Ross. A visualização utiliza três discos concêntricos independentes, fundidos em um mesmo plano. Durante a rotação, um acerto com precisão de micra garante de modo constante o paralelismo dos discos. O desafio técnico se deve tanto à concepção e realização dos três discos como à precisão da montagem. Esta exige todo o conhecimento dos mestres relojoeiros. Os doze relógios automáticos estão fixados em doze suportes e o conjunto é apresentado em uma caixa. Este dispositivo garante a visualização de um quadro em perpétua animação.

Um objeto de arte relojoeira

Em uma época em que vivemos ao segundo, este Twelve O'Clock é uma parábola da nossa submissão ao tempo que passa. A animação gráfica que nos deixa vislumbrar a medição do tempo apenas por breves momentos ilustra bem o lado inatingível do tempo. Limitado a apenas 12 exemplares, o BR Twelve O'Clock oferece uma nova percepção do tempo. Verdadeiro objeto de arte animada, o seu mecanismo complexo e o seu grafismo evolutivo surpreendem a cada instante. Um modelo que irá seduzir tanto os apaixonados pela relojoaria como os colecionadores de arte.

Características técnicas

Movimento: mecânico automático ETA 2892. Sistema de indicação através de discos.
Funções: horas, minutos, segundos.
Caixa: diâmetro 46 mm. Aço com PVD preto. Coroa rosqueada, estanque a 100 metros.
Mostrador: o algarismo referente à hora está impresso sobre três discos concêntricos que, quando alinhados na posição vertical, indicam a hora exata.
Cristal em safira antirreflexo, pulseira de borracha.
 

NotíciasRelacionadas

30 de dezembro de 2023
09 de setembro de 2019
11 de setembro de 2018

BRANDPARTNERS