Publicidade
Home  >  News Voltar

Officine PaneraiO'Clock Time design, design time

19 de setembro de 2011
De 11 de Outubro de 2011 a 8 de Janeiro de 2012, na Trienal de Milão


A Trienal de Milão apresenta "O'Clock Time design, design time", uma exposição sob a curadoria de Silvana Annicchiarico e Jan van Rossem, e segundo o design gráfico de Patricia Urquiola, que tem como objetivo tentar explorar as relações entre o tempo e o design. A exposição é organizada em parceria com a Officine Panerai, que por sua vez vai apresentar uma instalação sobre o design dos relógios da marca.


Enquanto a arte figurativa, o cinema e a fotografia têm desenvolvido uma longa e aprofundada reflexão sobre o tempo, o design abordou o tema apenas confinado às categorias mensuradas da precisão e funcionalidade. No entanto, as relações entre o tempo e o design são muito mais complexas e podem revelar perspectivas surpreendentes, tanto estética como funcionalmente.

Uma ampla seleção de obras "site-specific", instalações, itens de design, obras de arte, vídeos de artistas internacionais e designers vão tentar responder a perguntas como: "como pode o tempo ser mostrado?"; "como pode o tempo ser medido?"; "como o tempo pode ser experimentado?". Todas as exposições abordam temas como a passagem do tempo e o tempo em constante mudança, parecendo, por vezes, divertidas, às vezes poéticas, noutros casos suscitando meditação e crítica.

A tendência atualmente desenfreada é a "presentification", um processo pelo qual a memória se torna cada vez mais curta. Há tendências no entanto cada vez mais fortes em reconhecer a inadequação da memória ao passado. E o poder em imaginar o futuro fica cada vez mais fraco. Neste cenário, onde o tempo pesa sobre o presente, exige-se que a exposição mostre literalmente as múltiplas perspectivas do tempo, a sua força incessante e abordagem.


O'Clock Time design, design time

11 de Outubro de 2011 - 8 Janeiro de 2012
Trienal de Milão
Curadoria de Silvana Annicchiarico e Jan van Rossem
Exposição e design Gráfico: Patricia Urquiola
Catálogo: Electa
Abertura:
3as. - Domingos: 10h30-20h30
5as. - 6as.: 10h30-23h00
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS