Publicidade
Home  >  News Voltar

Urwerk - Baselworld 2012UR-110 TTH e UR-110 ST

26 de abril de 2012
A Urwerk apresentou em Baselworld 2012 novas versões de seu premiado modelo UR-110, um relógio de mecânica muito sofisticada, com a característica exibição das horas por satélites.




UR-110 TTH e o UR-110 ST - Uma questão de estilo

Tudo se resume a uma questão de estilo, especialmente no mundo da alta relojoaria. Se a engenharia inovadora segue sendo a forma mais rápida de falar ao coração de um amante dos relógios, nada pode substituir a impressão que se tem ao contemplar pela primeira vez uma obra-prima da mecânica, uma sensação de amor à primeira vista.

Os aficionados já haviam se rendido à inovação técnica da coleção 110 da URWERK, apresentada até agora em titânio natural monocromático ou em antracito. Agora, o UR-110 reafirma sua presença e se expressa como nunca graças ao UR-110 TTH - com um casco superduro de tântalo - e ao UR-110 ST - com um distintivo aro estriado em AlTiN. Independentemente do que se prefira, sólido e robusto ou suave e refinado, há um estilo de UR-110 para todos.


O UR-110 TTH

Mais robusto que seus companheiros, o UR-110 TTH é um relógio imponente que exige respeito logo à primeira vista. Mas por quê? Porque, da mesma forma que uma nave deriva sua força de um casco indestrutível, o UR-110 extrai sua força de seu aro feito em tântalo, um metal especialmente duro e denso, bem conhecido por sua resistência à corrosão e por sua bioinércia. De fato, a sigla TTH significa "Tantalum Hull" ou "casco de tântalo". Naturalmente, o cristal de safira do UR-110 TTH também foi redimensionado.

O aro blindado do UR-110 TTH possui uma espessura de 4,10 mm (frente aos 2,40 mm de outros modelos UR-110). Esta enorme peça é unida à caixa de titânio mediante seis parafusos, e propicia ao relógio um caráter forjado na batalha que se vê reforçado pelo tom cinza azulado natural do tântalo. Outro aspecto quase militar deste relógio é o número de registro gravado no cristal de safira do UR-110 TTH na posição das 8 horas.

"O tântalo é um metal raro cujo nome provém de Tântalo, um personagem da mitologia grega que é sinônimo de tentação," explica Felix Baumgartner, cofundador e relojoeiro-chefe da URWERK. "Assim, foi natural que sucumbíssemos aos seus encantos! Sua cor é tão especial que decidimos usá-lo em seu estado natural, enquanto que o acabamento acetinado e o jateado nos ajudaram a realçar a beleza natural deste enigmático material".


O UR-110 ST

O UR-110 ST ilustra o compromisso constante da URWERK com a tridimensionalidade na arquitetura de seus relógios. Trata-se de um modelo que realmente atrai os sentidos táteis, já que ele pode ser revelado mesmo com os olhos fechados. Passe a ponta dos dedos pela superfície do mostrador, e sentirá como a suavidade perfeita do cristal de safira logo dá lugar às estrias do aro de AlTiN. Este tipo de experiência sensorial é justamente o que Martin Frei, cofundador e designer-artista da URWERK, buscava para os proprietários do UR-110 ST.

"Um relógio que utilizamos diariamente deve ser uma fonte de prazer - o prazer primário da posse, naturalmente, mas também o prazer de senti-lo no pulso," explica. "Há uma frase do poeta e diplomata francês Paul Claudel que me agrada: 'A escultura é a necessidade de tocar'. Espero realmente que o UR-110 ST crie esta necessidade".

Ao ganhar o Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra em 2011 como relógio com melhor design, o UR-110 se posicionou na vanguarda da excelência relojoeira, continuando com a tradição radical da URWERK de indicar a hora mediante complicações de satélites orbitais.

No UR-110 TTH e no UR-110 ST, a hora é sempre indicada no lado direito do relógio. Três satélites horários seguem um arco vertical graduado de 0 a 60 minutos, em um movimento descendente. Uma engrenagem planetária mantém os satélites e seus "torpedos" em forma de flecha em formação paralela conforme giram para indicar a hora, passando pela pista de 60 minutos. Este movimento é possível graças a uma arquitetura com três níveis de complexidade:

- Um carrossel central que possibilita estabilidade e equilíbrio à complicação;
- Uma engrenagem planetária que assegura a rotação paralela dos três satélites horários em órbita ao redor do mostrador;
- Três módulos horários em rotação contrária - cada um deles com um satélite de hora, um ponteiro de minutos e um contrapeso - montados cada um em uma engrenagem planetária. Estes três módulos giram constantemente em sentido contrário para contrabalançar a direção de rotação do carrossel central.

O engenho desta distribuição reside em permitir ao usuário ver a hora de forma discreta e elegante sem a necessidade de arregaçar a camisa.

A tecnologia do UR-110 pode ser apreciada através do grande cristal de safira panorâmico. Além de indicar as horas e os minutos, o UR-110 também se destaca por um Painel de Controle no lado do mostrador com indicadores de "dia/noite" e "troca de óleo" - o indicador de serviço da URWERK - e um pequeno contador de segundos em um submostrador. Na parte traseira, o fundo de titânio protege um inovador sistema de carga automática regulada por duas turbinas.

"A coleção 110 é a evolução natural de nossas criações," disse Martin Frei. "Nós imaginamos um tipo de 'viagem silenciosa'. Nosso satélite horário realiza uma rotação completa ao redor do mostrador, mas trata-se de uma revolução discreta, já que o movimento é lento. Entre a rotação normal e a rotação em sentido contrário, o efeito resulta sutil. Algo está passando no mostrador que não se pode detectar em um primeiro momento, algo que não é natural, mas a fluidez lhe dá a aparência de normalidade".

"O desenvolvimento da coleção 110 mobilizou toda nossa equipa durante quase dois anos," acrescenta Felix Baumgartner. "Houve muitos desafios, como o de encontrar o ajuste perfeito entre o carrossel e as horas centrais dos módulos móveis. No final, nos decidimos por uma solução técnica radicalmente diferente de nossas demais criações. Aqui não há rolamentos, mas sim um eixe fixo que corre por toda a altura do relógio. A complicação de satélites em seu conjunto está em equilíbrio perfeito sobre esse ponto de ancoragem".

Especificações técnicas do UR-110 TTH e UR-110 ST

Caixas
Caixa de titânio grau 5 com aro de aço tratado com AlTiN para o UR-110 ST;
Caixa de titânio grau 5 com aro de tântalo para o UR-110 TTH;
Coroa de duas posições com protetor integrado, estanque a 3 atm

Movimento
Calibre UR 9.01 mecânico de corda automática, 46 rubis
Balanço monometálico, frequência de 28.800 aph (4Hz), espiral plana
Energia com tambor simples, reserva de marcha de 39 horas
Sistema de carga por rotor unidirecional regulado por turbinas duplas

Funções
Complicação de satélite com módulos de horas/minutos rotatórios montados em engrenagens planetárias. Painel de controle: indicador "dia/noite"; alerta de intervalo de serviço "troca de óleo" e pequenos segundos
 
UR-110 TTH
UR-110 ST

NotíciasRelacionadas

25 de janeiro de 2023
29 de novembro de 2022
08 de setembro de 2022

BRANDPARTNERS