Publicidade
Home  >  News Voltar

RolexA Rolex constrói em Biel sua fábrica do século XXI

17 de outubro de 2012
A Rolex inaugurou ontem, em 16 de outubro, o novo edifício de sua fábrica de mecanismos em Biel.


A cerimônia contou com a presença de personalidades influentes das esferas política e econômica, dentre as quais o conselheiro federal Johann Schneider-Ammann, o presidente do conselho executivo do cantão de Berna, Andreas Rickenbacher, o conselheiro de estado do cantão de Berna Hans Stöckli, e o prefeito de Berna, Erich Fehr.

Depois do tradicional corte da fita inaugural, a marca apresentou suas novas oficinas de produção do mecanismo, que associam competência artesanal com alto valor agregado e tecnologia ultramoderna.

O novo edifício é o resultado de uma das maiores obras de construção civil industrial realizadas na Suíça nos últimos anos e permite ao líder mundial da relojoaria de luxo reunir e racionalizar toda a sua produção de mecanismos numa unidade ultramoderna de 400 mil m3 - dos quais 230 mil m3 são ocupados pelo novo edifício - em uma área total de 92 mil m2.

O desempenho excepcional da unidade de produção de Biel em termos de produtividade, conforto para os funcionários e respeito ao meio ambiente estabelece um novo padrão em matéria de produção relojoeira, perpetuando o espírito pioneiro da Rolex e sua busca constante da qualidade.


Rolex inaugura uma "nova era"

"A partir de hoje, a Rolex entra em uma nova era", afirma Bertrand Gros, presidente da Manufacture des Montres Rolex S.A. "A construção do novo edifício de Biel, iniciada em 2009, é o testemunho de nossa confiança inabalável no futuro. Atualmente, o abastecimento de componentes estratégicos constitui um dos principais desafios para a indústria relojoeira; assim, nossas unidades de Biel e Genebra formam um poderoso complexo produtivo que garante autonomia completa, total liberdade para inovar e exercer nossa criatividade, além de um nível de excelência à altura das exigências da marca".

O conselheiro federal Johann Schneider-Ammann, por sua vez, salientou a importância da Rolex como embaixadora da qualidade e da expertise Suíça em todo o mundo. "Com um investimento significativo em sua nova unidade de produção, a Rolex sinaliza que, apesar do momento difícil da economia mundial, a Suíça continua sendo um campo industrial de primeira classe", declarou ele.


Domínio completo da produção na própria Rolex

O novo edifício de Biel representa a consolidação de uma estratégia iniciada pela Rolex há mais de dez anos visando a integrar e controlar a fabricação de todos os componentes essenciais de seus relógios de maneira autônoma - da caixa ao mecanismo, passando pelo mostrador e a pulseira - em quatro unidades construídas ou adaptadas para este fim: três em Genebra e uma em Biel. Graças a esta estratégia de vanguarda, a Rolex passa a dispor de um instrumento de produção inigualável.


Eficiência industrial

O agrupamento da produção do mecanismo em um novo complexo produtivo contribui para aumentar a eficiência e a produtividade, racionalizar as diferentes operações de fabricação, melhorar os fluxos de circulação de pessoas e produtos, especialmente graças a um impressionante sistema de estoque automatizado.

Este sistema é totalmente robotizado e conta com mais de 46 mil espaços de armazenagem para estocar componentes e produtos acabados de maneira segura e encaminhá-los rapidamente até as oficinas de produção, graças a 22 estações e mais de 1,2 km de trilhos distribuídos por toda a unidade.

A arquitetura refinada e rigorosa do novo complexo privilegia os volumes amplos e uma bela iluminação natural proveniente de claraboias inspiradas no mecanismo. Além disso, o complexo compreende um grande restaurante empresarial panorâmico e vários espaços de descanso para os colaboradores.


Respeito ao meio ambiente

Como todas as unidades Rolex, as novas construções foram projetadas e realizadas segundo os mais rigorosos princípios de segurança, integração ao ambiente e respeito da paisagem, adotando uma filosofia que privilegia o desenvolvimento sustentável.

As novas construções estão em conformidade com o selo Suíço de qualidade Minergie®, essencial para um edifício de tal envergadura. Elas se destacam pela utilização racional da energia, o envelope térmico de alto desempenho, a utilização de energias renováveis e a integração avançada dos processos industriais aos sistemas tecnológicos do edifício.

Mais de 2 mil pessoas trabalham na unidade Rolex de Biel e mais de 4 mil em Genebra, onde a marca é proprietária de sua sede e assegura a fabricação dos outros componentes, bem como a montagem final de seus relógios.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS