Publicidade
Home  >  News Voltar

Vacheron Constantin - SIHH 2014Métiers d'Art Mécaniques Ajourées

11 de fevereiro de 2014
Com as novas criações apresentadas no SIHH 2014, Métiers d'Art Mécaniques Ajourées, a Vacheron Constantin estabelece laços sutis entre dois mundos que evoluíram de forma semelhante no final do século XIX: arquitetura e relojoaria.




Baseado em um dos principais movimentos da marca, o Calibre 4400, este trabalho escultural, de construção leve, transparente e levemente arqueada, exalta a arte do estilo esqueleto e remete claramente às grandes estações ferroviárias europeias, simbolizando a idade de ouro da Revolução Industrial.

A técnica do artesão é reinventada para assemelhar-se à do escultor, revelando os fascinantes efeitos de luz transmitidos por meio da arquitetura tridimensional reforçada por um outro trabalho artístico: a esmaltação "Grand Feu".


Novos marcos na arte da gravura

Fazer um movimento no estilo esqueleto é uma arte exigente, uma vez que envolve escavar as partes mecânicas, tanto quanto possível, tomando cuidado para não prejudicar o bom funcionamento do relógio.

Os relojoeiros geralmente começam com um calibre sólido já existente, dedicando-se a um processo demorado que envolve conceito, design e modelagem, a fim de obter a magia do esqueleto.

Os novos Métiers d'Art Mecaniques Ajourées não são exceção a esta regra. Eles apresentam a primeira versão esqueleto de um movimento icônico da empresa: o Calibre 4400 a corda manual. Foram necessárias várias centenas de horas para atingir o equilíbrio perfeito entre o apelo da estética arejada e a funcionalidade ideal.

Os relojoeiros e artesãos da Manufatura foram responsáveis pelo impressionante feito de remover quase metade do material em relação ao usado no Calibre 4400 sólido e encararam outro desafio: o de transformar o novo movimento em uma obra arquitetônica tridimensional autêntica, com marcantes efeitos de luz e sombra.


Quando uma arte transcende outra

Reinterpretação contemporânea da antiga arte da gravura feita à mão, o mecanismo esqueleto dos modelos Métiers d'Art Mecaniques Ajourées é realçado por outra arte na qual a Manufatura Vacheron Constantin tem excelência desde suas origens: a esmaltação Grand Feu.

Demonstrando mais uma vez toda a extensão de sua expertise, os artesãos criaram um anel cobrindo o calibre de maneira meticulosa e virtuosa, uma vez que a forma circular do anel, para ser esmaltada, implica em riscos substanciais de distorção.

Com versões nas cores preta, azul e cinza, o anel esmaltado Grand Feu é realçado por algarismos romanos, evocando aqueles dos relógios centrais das grandes estações ferroviárias do final do século XIX na Europa, formando, assim, uma ligação visível com os motivos arquitetônicos gravados no calibre.

Em uma versão de Alta Joalheria, o Métiers d'Art Mécaniques Ajourées traz 42 diamantes no formato baguete em seu aro, além de outros 12 diamantes cortados no formato baguete no fecho da pulseira de couro de crocodilo costurado à mão. No total são 2,80 quilates, aproximadamente.


Um relógio que ostenta o prestigioso Selo de Genebra

Embora a arquitetura esqueleto do Calibre 4400SQ revele a riqueza fascinante do trabalho gravado à mão, ela não deve ofuscar o desempenho técnico deste esplêndido mecanismo.

Batendo a uma frequência de 28.800 alternâncias por hora, o movimento mostra notável precisão e oferece uma reserva de marcha de 65 horas, muito conveniente para um calibre a corda manual.

No entanto, os aspectos mecânicos por si só não são as únicas exigências para atender aos mais altos padrões de Alta Relojoaria, já que o modelo como um todo é certificado pelo Selo de Genebra, que atesta a qualidade, a produção artesanal e a confiabilidade de um relógio excepcional.



Métiers d'Art Mécaniques Ajourées - Ficha técnica


Referência

82620/000G-9924 - Alta joalheria (anel preto esmaltado)
82020/000G-9924 (anel preto esmaltado)
82020/000G-9925 (anel azul esmaltado)
82020/000G-9926 (anel cinza esmaltado)

Movimento

Calibre 4400SQ
Desenvolvido e fabricado pela Vacheron Constantin
Mecânico, corda manual
28,60 milímetros de diâmetro, 2,80 milímetros de espessura
Reserva de marcha de cerca de 65 horas
Frequência de 4 Hz (28.800 alternâncias/hora)
127 componentes 21 rubis
Indicação de horas e minutos

Caixa

Em ouro branco 18K
40 mm de diâmetro, 7,50 mm de espessura
Fundo transparente em safira
Resistência à água testada a uma pressão de 3 atm (aprox. 30 metros)
Modelo de alta joalharia: aro de diamantes (42 diamantes baguete, com peso total de aproximadamente 2,00 quilates)

Mostrador

Anel externo esmaltado Grand Feu opaco preto/azul/cinza
Algarismos romanos no estilo esqueleto em um anel de ouro 18K

Pulseira

Couro de aligátor preto/azul-escuro, costurada à mão
Fecho de fivela de ouro branco 18K
Modelo da Alta Relojoaria com fivela (12 diamantes baguete, total de cerca de 0,82 quilate)
Formato de meia Cruz de Malta polida


Relógios certificados com o Selo de Genebra


Cada versão do Métiers d'Art Mécaniques Ajourées tem um preço de venda de cerca de USD 85,300.00. Para o modelo com diamantes, USD 138,000.00.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS