Publicidade
Home  >  News Voltar

Maximilian Büsser & FriendsLegacy Machine No.1 Xia Hang

27 de fevereiro de 2014
O Legacy Machine No.1 Xia Hang, mais nova peça de "Performance Art" da MB&F, é resultado de uma colaboração entre a MB&F e o artista chinês Xia Hang, criador das esculturas que inspiraram "Mr. Up" e "Mr. Down".



Para compreender o mundo de "Mr. Up" e "Mr. Down", imagine trabalhar cerca de 45 horas sem descanso - sempre com o máximo desempenho; foram horas agitadas e os níveis de energia estão baixos. No início era muito fácil sentar-se direito, mas a fadiga chega, as costas se curvam e a cabeça se choca contra a mesa. "Mr. Up" se converteu em "Mr. Down".


Mas, antes que Mr. Down se renda por completo, um fluxo de energia revigorante levanta sua cabeça, endireita suas costas e ilumina seu espírito. "Mr. Up" está de volta!


O Legacy Machine No.1 Xia Hang (LM1 Xia Hang) conserva todas as características inspiradas em um relógio de bolso do século XIX do LM1 original, incluindo o majestoso balanço suspenso e o indicador do segundo fuso horário, o qual pode ser ajustado independentemente.


Contudo, traz um novo componente muito especial: a reserva de marcha é indicada por um homem em miniatura de alumínio altamente polido, desenhado pelo talentoso escultor chinês Xia Hang. O homem se senta ereto quando o mecanismo tem corda (Mr. Up) e gradualmente se curva conforme baixa a energia (Mr. Down).


"Chamo estes pequenos homens de "homens-vírgula", e sua forma distintiva provém de uma seleção de arte que criei de 2005 a 2008. As vírgulas existem na escrita chinesa e para mim o "homem vírgula" é uma criança robusta, diz Xia Hang.


"Um amigo colecionador de arte me apresentou a Xia Hang há alguns anos e o visitei nos arredores de Pequim em seu ateliê. Eu me senti como uma criança em uma fábrica de brinquedos!", diz Maximilian Büsser.


A complicação da reserva de marcha do LM1 foi modificada para permitir que o homem vírgula de Xia Hang pudesse facilmente passar de sua posição vertical quando totalmente carregado a uma horizontal quando a energia é baixa.


Xia Hang criou inicialmente esculturas grandes, as quais a MB&F reduziu à escala de apenas 4 mm e criou a articulação necessária. Cabeça, ombros, costas e peito de 'Mr. Up' se dobram para baixo graças a uma junta oculta e ele se converte em Mr. Down. A pequena escultura micromecânica foi elaborada em alumínio para minimizar as exigências de energia. Um alto polimento assegura que o pequeno homem capture a luz e a visão, enquanto permanece fiel ao conceito original de Xia Hang.


O "Legacy Machine No.1 Xia Hang é a primeira vez (e espero que não seja a última) que houve uma "polinização cruzada" entre um artista da M.A.D. Gallery da MB&F (Xia Hang) e um relógio MB&F (LM1). Curar estes surpreendentes artistas na M.A.D. Gallery em Genebra abre um mundo de possibilidades em possíveis criações conjuntas com as Máquinas da MB&F", diz Maximilian Büsser.


"Quando conheci Max ele usava o HM3 e adorei sua divertida natureza escultórica. Através dele aprendi que os relógios também podiam ser muito criativos. Admiro a paixão de Max em encontrar artistas que compartilhem de seus mesmos gostos e a M.A.D. Gallery da MB&F em Genebra é uma de minhas galerias de arte favoritas em todo o mundo. Espero poder colecionar os relógios de Max algum dia e creio que a obra de arte mecânica da MB&F é insuperável. Estou muito contente por ter tido a oportunidade de colaborar com a MB&F, suas Máquinas me inspiram", diz Xia Hang.


Legacy Machine No.1 Xia Hang é uma edição limitada de 12 peças em ouro rosa e 12 peças em ouro branco. Cada Machine é acompanhada de um par de esculturas em aço (versões em grande escala, com cerca de 15 cm) de "Mr. Up" e "Mr. Down" assinadas por Xia Hang.


O preço de venda é de 99.000 Francos Suíços.
 

NotíciasRelacionadas

10 de outubro de 2017
19 de setembro de 2017
23 de maio de 2017
Publicidade

BRANDPARTNERS