Publicidade
Home  >  News Voltar

Girard-Perregaux - Basel 2014Neo-Tourbillon com Três Pontes

11 de julho de 2014
Ao apresentar o espetacular Neo-Tourbillon com Três Pontes, a Girard-Perregaux demonstrou em Baselworld 2014, uma vez mais, a inesgotável capacidade de renovar uma de suas mais antigas tradições.


O novo modelo de fato representa uma renovação radical e conduz o emblemático Turbilhão Girard-Perregaux com Três Pontes a uma era de desenho e mecânica tridimensionais.

O Turbilhão com Três Pontes, um relógio verdadeiramente icônico, criado há quase 150 anos pela Girard-Perregaux, experimentou ao longo dos anos uma evolução espetacular.

Com toda esta transformação, que gerou um novo padrão em termos de desenho e manufatura relojoeira, a arquitetura e os códigos dos quais deriva sua força e originalidade foram conservados; as mudanças podem ser apreciadas no desenho das pontes, na forma do vidro e no coração do calibre completamente redesenhado do Neo-Tourbillon com Três Pontes.

Com um desenho vanguardista que rompe com muitas normas relojoeiras, o Neo-Tourbillon com Três Pontes exibe todo o potencial de inovação da Manufatura para honrar a história ao mesmo tempo em que aponta para o futuro.


Pontes arquitetônicos

O Neo-Tourbillon com Três Pontes exibe novas padrões em termos de estética. A busca de volume e tridimensionalidade em uma escala micrométrica nortearam a reflexão de seus engenheiros e desenhistas.

Isto conduziu às novas pontes, que apresentam uma estrutura e um corte radicalmente diferentes, evocando modernos elementos arquitetônicos. As pontes foram esqueletizadas para um aspecto ainda mais leve e suas linhas robustas criam um equilíbrio visual perfeito. Elaboradas em titânio, um metal mais duro que o aço, mas 45 % mais leve, são jateadas antes de receberem um revestimento em PVD negro.

A confecção destes arcos vanguardistas exige uma atenção muita especial para evitar a deformação durante seu complexo processo de produção. Quando vistos de cima, observa-se uma forma ligeiramente ovalada em cada lado, forma que também está presente nos ponteiros vazados.

As pontes são fixadas a dois eixos da platina posicionados verticalmente, constituindo um plano inclinado. De belo visual e aparência bastante técnica, esta construção resulta em um arco central para abrigar simultaneamente as partes do movimento e criar uma sensação de profundidade. A platina, tratada com rutênio-antracito e a seguir jateada, apresenta uma cor cinza que contrasta com o negro das pontes.


Um domo protetor

Atuando como um domo protetor, o vidro de safira foi criado com a forma de uma janela antirreflexos. Apoiado naturalmente contra a lateral da caixa (o aro foi suprimido), cria uma estrutura transparente que atua como uma janela através da qual pode ser contemplado o espetáculo cinético interior. O objetivo era desenhar uma forma que evitasse qualquer distorção visual e permitir que o calibre pusesse ser admirado também lateralmente, algo raro em relógios com alto nível de complexidade.

Elaborada em ouro rosa, com superfícies polidas e acetinadas, a caixa apresenta características exclusivas próprias das criações de Alta Relojoaria.


Um novo Calibre

O Neo-Tourbillon com Três Pontes apresenta um calibre completamente redesenhado, maior que o das versões anteriores, mas que conserva os principais elementos do Turbilhão com Três Pontes: um desenho simétrico, um trem de engrenagens alinhado, uma gaiola de turbilhão às 6 horas e um microrrotor montado sob o tambor às 12 horas. Além destas características, o Calibre GP09400 incorpora várias características exclusivas. Sua frequência de 3 Hz garante um excelente desempenho e longevidade. Ele foi também desenhado de forma modular para facilitar a montagem e a manutenção.


Um turbilhão de titânio

Lembrando a histórica gaiola em forma de lira Girard-Perregaux (uma das poucas Manufaturas que possui uma gaiola histórica que leva seu nome), o turbilhão apresenta um diâmetro maior que a média, de 14,44 mm. Também possui acabamentos de Alta Relojoaria com recessos e bordas biseladas. Completando uma volta em um minuto, ela foi construída pela primeira vez em titânio. Com uma cor negra especial, o balanço pode ser regulado graças a um conjunto de parafusos de ouro. Ele apresenta uma espiral com curva terminal Phillips. Apesar de reunir 80 componentes, seu peso total é de apenas 0,25 gramas!


Um novo sistema de corda

O tambor e seu sistema de corda unidirecional integrado foram retrabalhados para otimizar o rendimento. O microrrotor de ouro branco agora está situado completamente sob o tambor e não ao seu redor, como em calibres anteriores. A reserva de marcha foi aumentada ao se integrar um tambor maior, que permite o uso de uma mola mais longa.

Os dentes do tambor foram suprimidos e substituídos por uma engrenagem montada acima. Gravada, chanfrada e esqueletizada, apresenta seis braços inclinados, uma estética que se repete em outras engrenagens do calibre. Graças à sua construção única, o caráter arquitetônico do movimento foi conservado, e agora proporciona uma reserva de marcha de até 72 horas.


Harmonia estética

Muitos dos elementos do Neo-Tourbillon apresentam um desenho especialmente trabalhado para evocar o estilo único dos relógios Turbilhão com Três Pontes. No fundo, destaca-se uma ponte com forma de flecha que abrange todo o movimento. A "rochê" situada às 12 horas evoca a forma de uma lira. O número três e seus múltiplos, em referência ao número de pontes, pode ser apreciado no desenho do relógio. De forma natural, segundo a mais pura tradição Girard-Perregaux, todo o calibre exibe acabamentos contemporâneos de alta gama que realçam a beleza de seus componentes e ampliam a sua estrutura.

O Neo-Tourbillon com Três Pontes tem caixa com diâmetro de 45 mm e espessura de 14,45 mm. Estanque até 30 metros, é complementado por uma pulseira de couro de aligátor com fecho de báscula.


Girard-Perregaux, Neo-Tourbillon com Três Pontes - Ficha técnica

Referência: 99270-52-000-BA6A

Caixa
Material: ouro rosa
Diâmetro: 45,00 mm
Vidro: safira antirreflexos
Fundo: vidro de safira, fixado por 6 parafusos
Estanqueidade: 30 metros (3 atm)

Movimento
Girard-Perregaux Calibre GP09400-0001
Mecânico de corda automática
Diâmetro 36,60 mm (16 '''), espessura 8,21 mm
Frequência: 21.600 aph (3 Hz)
Reserva de marcha: mínimo de 70 horas.
245 componentes, 27 rubis
Platina: revestida em rutênio-antracito, acabado jateado
Pontes: três pontes em titânio com revestimento PVD, forma de flecha, jateadas e biseladas
Tambor: roda superior esqueletizada, chanfrada, polida, perlada e gravada

Turbilhão
Gaiola com 80 componentes (0,25 g), uma rotação por minuto
Gaiolas superior e inferior chanfradas à mão, equilibradas com parafusos de ajuste de ouro
Ponte do escape e da âncora chanfradas à mão
Balanço de inércia variável com parafusos de ajuste de ouro
Espiral com curva terminal Phillips
Corda através de microrrotor de ouro branco, coaxial ao tambor
Funções: horas, minutos, pequenos segundos no turbilhão

Pulseira
Couro de aligátor preto com pesponto feito à mão
Fecho de báscula de ouro rosa

Preço
O Neo-Tourbillon será vendido por um preço de 145.000 Francos suíços, sem impostos



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 92, Mai/Jun 2014
 

NotíciasRelacionadas

11 de março de 2022
05 de agosto de 2020
18 de fevereiro de 2019

BRANDPARTNERS