Publicidade
Home  >  News Voltar

Vacheron ConstantinMaître Cabinotier Astronomica

03 de outubro de 2014
A Vacheron Constantin apresentou um novo modelo Grande Complicação, o Maître Cabinotier Astronomica, reunindo 15 das mais exigentes complicações da Alta Relojoaria, incluindo funções astronômicas.



O Maître Cabinotier Astronomica, apresentado durante o salão Watches & Wonders, em Hong Kong, é uma impressionante façanha de miniaturização, graças ao Calibre de corda manual 2755-B1.

Este excepcional movimento, um autêntico compêndio de excelência horológica que distingue-se pelo prestigiado Selo de Genebra, é abrigado em uma caixa de ouro branco de 47 mm de diâmetro e 19,1 mm de espessura. Ele foi inspirado no relógio de pulso mais complicado do mundo - o Tour de l'Ille, produzido pela marca em 2005 por ocasião do seu 250o aniversário.

O Calibre 2755-B1, com reserva de marcha de 58 horas, oferece 15 complicações, movidas por 839 peças, contidas em 33,90 mm de diâmetro e 12,15 mm de espessura.


Repetição de minutos, equação do tempo, turbilhão, calendário perpétuo, data, dia da semana, mês, anos bissextos, reserva de marcha, horas do nascer e pôr-do-sol. Além das horas e minutos, 11 complicações são mostradas no lado do mostrador.

A repetição de minutos é dotada de um engenhoso regulador de campainha centrípeto, desenvolvido pela Vacheron Constantin. Silencioso e capaz de evitar o excessivo desgaste ao qual estão submetidos os mecanismos de sonnerie, permite regular a duração da sequência musical para assegurar que as notas que tocam para as horas, quartos e minutos sejam melodiosas e distintivamente audíveis quando os martelos batam nos gongos.

O turbilhão de um minuto é mostrador às 6 horas, dotado de uma gaiola com a forma da Cruz de Malta, emblema da Manufatura. O calendário perpétuo, que requer um ajuste da data a cada 400 anos, tem indicações simetricamente dispostas, com o dia da semana situado às 9 horas, o mês às 12 horas e a data às 3 horas, enquanto o indicador de ano bissexto está discretamente colocado à 1.


A equação do tempo, que permite medir a diferença em minutos entre a hora solar e a hora oficial, é mostrada por um ponteiro às 10:30. Outra complicação astronômica rara é a hora do nascer e pôr-do-sol, que oferece uma indicação exata desta informação num lugar determinado da Terra, o que, por sua vez, significa que o cliente deve escolher previamente a cidade da qual deseja ter as informações. As indicações são simétricas: o nascer do sol às 8 horas e o pôr-do-sol às 4 horas.

O verso da peça mostra sete úteis e interessantes funções: um mapa celeste, o solstício, o equinócio, o tempo sideral, a fase e a idade da lua, as estações e os signos do zodíaco.


Este mostrador incomum, dedicado exclusivamente às funções astronômicas, possui dois níveis. O disco central traz um mapa celeste do hemisfério norte, bem como os quatro pontos cardeais. Através de duas aberturas ao Norte e ao Sul, mostram-se de modo simétrico os meses e o tempo sideral, que correspondem ao tempo "verdadeiro". Esta última indicação atende uma necessidade dos mestres relojoeiros, pois permite-lhes ajustar o mapa celeste em função da cidade de referência escolhida pelo cliente único. Um pequeno ponteiro que gira ao redor do primeiro mostrador mostra a idade da lua, que é o número de dias transcorridos desde a última lua cheia. Por sua vez, o segundo mostrador oferece uma série de interessantes funções astronômicas.

Um ponteiro central longo e estilizado, com um sol como contrapeso, gira indicando a data na borda externa do disco. Também indica o signo zodiacal, a estação e, por último, o equinócio ou o solstício correspondente à data atual. O equinócio caracteriza-se pela igual duração do dia e da noite, enquanto o solstício corresponde à duração mínima ou máxima do dia, e tem lugar duas vezes por ano, em torno do dia 21 de junho no solstício de verão e 21 de dezembro no solstício de inverno. Os dias anteriores e posteriores ao solstício de verão são os mais longos do ano, enquanto os próximos ao solstício de inverno são os mais curtos. Os equinócios são os dois dias em que o sol muda de hemisfério e passa sobre o equador no seu zênite exato. O ano tem dois equinócios: um entre o 19 e o 21 de Março e o outro entre 22 e 23 de setembro. Estas datas correspondem ao início da primavera e do outono.




Maître Cabinotier Astronomica - Ficha técnica

Ref. 80174/000G-9995 - Selo de Genebra

Movimento
Calibre 2755 B1, manufatura Vacheron Constantin, mecânico, corda manual, 33,9 mm de diâmetro, 12,15 mm de espessura
58 horas de reserva de marcha, 2,5 Hz (18.000 aph), 839 peças, 42 rubis
Indicação de horas, minutos, pequenos segundos na gaiola do turbilhão

15 funções/complicações
1 - Repetição de minutos
2 - Turbilhão
3 a 7 - Calendário perpétuo (data, dia da semana, mês, ano bissexto)
8 - Reserva de marcha
9 - Equação do tempo
10 - Hora do nascer do sol
11 - Hora do pôr-do-sol
12 - Mapa celeste
13 - Idade e fases da lua
14 - Horas e minutos siderais
15 - Estações, signos do zodíaco

Ajustes
Horas e minutos: coroa de 2 posições
Fases da lua: botão de correção na caixa
Calendário perpétuo: dois botões de correção na caixa
Mapa celeste: com coroa e botão rosqueado

Caixa
Ouro branco de 18 quilates, 47 mm de diâmetro, 19,1 mm de espessura
Mostrador em ouro branco 18 quilates, opalino de cor ardósia
Marcadores de hora aplicados em ouro branco 18 quilates, ponteiros de ouro branco 18 quilates

Pulseira
Couro de aligátor preta, costurada à mão, acabamento artesanal, escamas quadradas grandes
Fecho triplo de báscula em ouro branco, forma de meia Cruz de Malta polida

Acessórios
O modelo é entregue em um estojo de madeira Makassar, com watch winder, caneta corretora, lupa e caixa de ressonância "La Musique du Temps", que amplifica o som e a harmonia das notas da repetição de minutos

Preço
Peça única, o Maître Cabinotier Astronomica foi vendido no primeiro dia do salão Watches & Wonders, a um preço, segundo rumores, de 2 milhões de Francos Suíços
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS