Publicidade
Home  >  News Voltar

Maximilian Büsser & FriendsHorological Machine N°6 - Space Pirate

04 de novembro de 2014
Durante o SIAR 2014 pudemos conhecer em primeiríssima mão a mais nova Máquina Horológica da MB&F, o extraordinário HM6, que hoje está sendo oficialmente apresentado



O Horological Machine N°6 (HM6) 'Space Pirate' não estava sendo exibido oficialmente no SIAR, mas pudemos experimentá-lo e constatar que, apesar de seu design exótico, ele veste muito bem o pulso.


A inspiração inicial para o HM6 Space Pirate veio de uma série de TV Japonesa assistida por Maximilian Büsser em sua infância: Capitaine Flam (Capitão Futuro). Capitaine Flam tinha uma espaçonave chamada Cometa, que consistia de duas esferas unidas por um tubo. Büsser imaginou combinar duas de tais naves e as sementes do Space Pirate estavam plantadas.


As linhas curvas do Horological Machine N°6 fazem de seu formato mais suave e orgânico que as de seus predecessores. Sua inspiração veio do movimento de arte biomórfica, cujos elementos de design são baseados nas formas de organismos vivos.


O HM6 possui uma caixa biomórfica com uma esfera em cada um dos quatro cantos, recoberta no topo e em baixo por domos transparentes de safira. Em cima e à frente, duas indicações semiesféricas giram verticalmente (90° em relação ao movimento), exibindo respectivamente horas e minutos com numerais grandes e legíveis. Atrás, conectadas por múltiplas engrenagens ao rotor do automático, duas turbinas esféricas giram horizontalmente, regulando automaticamente o sistema de carregamento em caso de velocidade excessiva para reduzir tensões e desgastes.


O domo central abriga um sensacional turbilhão volante de 60 segundos. Não há espaço no topo do domo de safira para uma ponte de apoio superior, e como um turbilhão volante não exige uma ponte superior, trata-se de um caso de função seguindo a forma.


O Space Pirate possui um escudo protetor retrátil semiesférico para o turbilhão, em titânio. Quando fechado, ele bloqueia raios nocivos (especialmente a luz UV) e impede a oxidação prematura da lubrificação do movimento. Uma coroa às 9 horas abre e fecha esta cobertura em uma fração de segundo.


Enquanto a cúpula transparente no topo do HM6 Space Pirate oferece uma espetacular noção da complexidade do motor logo abaixo, a safira do verso revela um pouco mais dos 475 componentes de refinado acabamento que compõem o movimento, que exigiu mais de três anos de desenvolvimento. Também pode-se observar parte do mecanismo de carregamento e o rotor de platina 950 em forma de machado de batalha.


A caixa do Horological Machine N°6 tem curvas suaves e "olhos" protuberantes que lembram uma forma de vida extraterrestre amigável, provida de um robusto exoesqueleto em liga de titânio Ti-6Al-4V, um metal estável acima de 400°C. Um braço de titânio reforça a estrutura e apoia as garras.


Horological Machine N°6 'Space Pirate' é uma edição limitada de 50 peças em Ti-6Al-4V titânio. Apenas 100 movimentos HM6 serão feitos no total.





MB&F Horological Machine N°6 - Ficha técnica

Movimento
Motor horológico tridimensional criado pela MB&F exclusivamente para o HM6 pela MB&F e David Candaux Horlogerie Créative
Turbilhão volante com escudo retrátil. Rotor verde iridescente em platina 950 na forma de machado de batalha. Duas turbinas de alumínio conduzidas pelo rotor. Reserva de marcha de 72 horas. Frequência de 18.000 aph (2,5Hz). 475 componentes, 68 rubis

Funções
Horas e minutos em indicações semiesféricas de alumínio, coroa para abrir/fechar o escudo do turbilhão

Caixa
Produzida por Les Artisans Boitiers em liga de titânio Ti-6Al-4V (Grau 5), com dimensões de 49,5 x 52,3 x 20,4 mm, com 80 componentes
Resistente à água a 30 metros (3atm)
10 cristais de safira: 9 curvados (4 para as indicações de horas e minutos, 4 para as turbinas, 1 para o turbilhão) e um plano (fundo)

Pulseira
Couro de vitela costurado à mão com fecho de báscula em titânio

Preço
O Horological Machine N°6 tem um preço de venda de USD 230,000.00
 

NotíciasRelacionadas

27 de fevereiro de 2023
30 de novembro de 2022
05 de setembro de 2022
15 de junho de 2022
Publicidade

BRANDPARTNERS