Publicidade
Home  >  News Voltar

Greubel Forsey & Philippe DufourLe Garde Temps - Naissance d'une Montre

05 de maio de 2015
Durante o SIHH 2015 tivemos um encontro com Philippe Dufour no estande da Greubel Forsey, e pudemos conhecer em primeira mão o resultado do projeto "Le Garde Temps - Naissance d'une Montre".



Philippe Dufour, um dos mais aclamados mestres relojoeiros na atualidade, criador do famoso modelo Simplicity, mostrou-nos o resultado do projeto "Le Garde Temps - Naissance d'une Montre", na ocasião inacabado.


O projeto reuniu três grandes criadores relojoeiros, Robert Greubel, Stephen Forsey e Philippe Dufour, com o objetivo de compilar e perpetuar antigas técnicas relojoeiras. Um jovem professor de relojoaria foi encarregado de aprender estes conhecimentos, ameaçados de cair no esquecimento. O resultado foi um relógio fabricado à mão, seguindo a mais pura tradição relojoeira.


"Le Garde Temps - Naissance d'une Montre" chegou à fase crucial em que o relógio está pronto e acabado. A primeira peça, de uma série de 11 exemplares, tem entrega prevista para o final de 2016.



A História do projeto

Em 2007, Robert Greubel, Stephen Forsey e Philippe Dufour, os três membros da fundação Time Æon, afirmaram que, devido ao aumento da industrialização e da automatização no mundo da relojoaria, uma série de técnicas e conhecimentos ancestrais estava a ponto de desaparecer. Assim, decidiram agir e unir esforços para instruir um aluno e transmitir-lhe o seu conhecimento.


Este aluno deveria aplicar as técnicas aprendidas para elaborar um relógio utilizando unicamente suas mãos e máquinas antigas e então transmitir os conhecimentos adquiridos às gerações futuras.

Fotos Carlos E. Tiburcio Ramos

O escolhido foi Michel Boulanger, professor de relojoaria no Instituto Técnico Diderot de Paris. Em 2009 teve início o projeto "Le Garde Temps - Naissance d'une Montre", lançado oficialmente em janeiro de 2012 no Salão Internacional da Alta Relojoaria (SIHH) de Genebra.


Todos os meses, o professor Michel, reconvertido em aluno, se dirigia a La Chaux-de-Fonds para absorver o conhecimento de Robert Greubel, Stephen Forsey e Philippe Dufour, assim como de outros especialistas que trabalhavam na Greubel Forsey.


Entre as idas e vindas da Suíça para sua oficina de La Beauce, foram necessários seis anos para a produção de um relógio de pulso excepcional, de caixa redonda e muito refinado, acionado por um movimento a corda manual de três ponteiros e dotado de um mecanismo de turbilhão conforme a tradição dos grandes relojoeiros do século XIX, particularmente Jacques-Frédéric Houriet e Abraham-Louis Breguet.


Com o objetivo de dar destaque ao turbilhão, a arquitetura deste relógio se articula em torno de um mostrador descentrado sobre o qual são indicados as horas e os minutos. O acabamento de cada peça, mesmo das não visíveis, é de vital importância, já que simboliza o conceito de perfeição extrema do trabalho manual, um conceito que o projeto "Le Garde Temps - Naissance d'une Montre" deseja mostrar.


Durante nosso encontro com Philippe Dufour, tivemos o privilégio de ter em mãos o primeiro relógio Simplicity produzido, peça que é de uso pessoal do grande mestre relojoeiro.




Le Garde Temps - Naissance d'une Montre - Relógio feito à mão com três ponteiros e turbilhão - Ficha técnica

Movimento
Movimento com turbilhão a corda manual
Frequência de 18.000 alternâncias/hora (2,5 Hz)

Caixa
Caixa de ouro branco
Diâmetro de 45 mm, altura total de 15,1 mm
Ponteiros de aço azulado

Pulseira
Pulseira de couro costurada à mão
Fecho de fivela

Preço
Cada uma das 11 peças do projeto Le Garde Temps - Naissance d'une Montre será vendida por 450.000 Francos Suíços
 

NotíciasRelacionadas

23 de janeiro de 2023
30 de novembro de 2021
30 de agosto de 2021
29 de maio de 2021
Publicidade

BRANDPARTNERS