Publicidade
Home  >  News Voltar

Bell & RossColeção Instruments de Marine

29 de setembro de 2016
Durante Baselworld 2016 pudemos conhecer em primeira mão um modelo da nova coleção "Instruments de Marine" da Bell & Ross, coleção que agora é apresentada oficialmente.


Esta coleção é inspirada nos cronômetros marítimos que marcaram a história naval, constituindo um elo de ligação entre o passado e o presente, a tradição e a modernidade.



Um pouco de história

O cronômetro marítimo surgiu a bordo dos navios no século XVIII, um relógio suficientemente preciso para servir como ferramenta para a navegação.

Naquela época, naufrágios eram frequentes, muitas vezes causados pela falta de precisão da navegação. Para o Reino Unido, o domínio dos mares tinha caráter estratégico. O poder econômico e militar da ilha dependia disso. Assim, os membros do parlamento inglês pensaram numa forma de reduzir os naufrágios.

Em 1714, o parlamento britânico vota o Longitude Act, lei que ofereceu um prêmio de 20.000 libras a quem inventasse um método prático para o cálculo da longitude. John Harrison, relojoeiro autodidata, vence o prêmio, com um relógio de grande precisão. O conhecimento exato da hora permitiria determinar a longitude e, consequentemente, a posição no oceano.



Formas e materiais

A coleção Instrument de Marine evoca, na escala de um relógio de pulso, o relógio mítico inventado por John Harrison no século XVIII. Na época, os relógios navais apresentavam-se em caixas de madeira quadradas, com a indicação das horas em um círculo, como na maioria dos relógios atuais.


Nos novos relógios, a Bell & Ross combina aspectos contemporâneos e detalhes retrô. Nesta composição, os materiais assumem particular importância.

Palissandro da Índia: a madeira alude ao casco e aos mastros dos navios, bem como à caixa exterior dos instrumentos de bordo da época. É uma madeira rara, de grão muito fino, com textura elegante em um tom quente de rosa/vermelho. É extremamente resistente à compressão.

Bronze: liga que evoca o latão dos relógios navais originais. Em contato com o ar e a umidade, ganha uma pátina castanha ou cinzenta/verde. Esta oxidação singular transforma estes relógios em peças únicas.

Ouro rosa: usado na caixa do BX1 Tourbillon Chronographe, com uma cor que combina perfeitamente com o Palissandro da Índia.

Titânio grau 5: usado na parte central da caixa, um material moderno, leve e resistente.


BR 01 Instrument de Marine

Reinterpretação fiel de um relógio naval como relógio de pulso, tem design de sutilmente retrô, com bronze na caixa, aro e coroa, e fundo de titânio. A lateral é uma faixa de palissandro estilizado.


O mostrador branco laqueado, com algarismos romanos e ponteiros em aço azulado, lembra os instrumentos do século XVIII. Os pequenos segundos situam-se às 6. O movimento a corda manual, como na época, tem reserva de marcha de 56 horas.


BR-X1 Skeleton Chronograph

Cronógrafo de estilo robusto, equipado com um movimento automático esqueleto. O mostrador em safira cinzenta permite admirar o sofisticado mecanismo. A escala de minutos tem algarismos romanos e índices dourados aplicados, com SuperLuminova. Os ponteiros dourados são esqueletizados. A caixa combina titânio, palissandro e bronze. Este último reveste o aro, os botões, a proteção da coroa e a coroa.


Além das funções de cronógrafo, exibe pequenos segundos e data às 6. O contador de minutos do cronógrafo está situado às 9. Sem ponteiros, tem a forma de um disco em alumínio, lembrando as hélices de um barco.


BR-X1 Tourbillon Chronograph

Ainda mais exclusiva, esta peça de alta relojoaria conta com caixa de ouro rosa 18 quilates e madeira. No mostrador, ponteiros centrais indicam horas e minutos. Dois discos em metal dourado estão posicionados às 2 e às 10 horas; o primeiro é o contador de 60 segundos do cronógrafo; o segundo é o contador de 30 minutos, de salto semi-instantâneo. A gaiola dourada do turbilhão volante encontra-se às 6.


As pontes superiores esqueletizadas permitem observar o movimento do cronógrafo acionado através do botão único às duas horas. A reserva de marcha é de 100 horas, indicada por um ponteiro posicionado às 9. O sinal "&", assinatura da casa, marca os segundos na gaiola do turbilhão. Todos os modelos desta coleção têm fundo em safira.



BR 01 Instrument de Marine - Edição limitada de 500 peças - Ficha técnica



Movimento
Calibre BR-CAL.203, corda manual, 17 rubis
21.600 aph, reserva de marcha de 56 horas
Indicação de horas, minutos e pequenos segundos

Caixa
46 mm, em madeira, titânio e bronze, estanque a 100 metros
Mostrador branco laqueado, algarismos romanos, ponteiros azulados
Vidro de safira com antirreflexo

Pulseira
Couro de aligátor marrom, fecho de fivela em bronze

Preço
USD 8,700.00


BR-X1 Instrument de Marine - Limitado a 99 peças - Ficha técnica



Movimento
Calibre BR-CAL.313, cronógrafo automático esqueletizado, 56 rubis, 28 800 aph
Ponte superior em forma de X
Indicação de horas, minutos, pequenos segundos às 3, data às 6
Cronógrafo com contador de 30 min às 9, segundos ao centro

Caixa
45 mm, em madeira e bronze, fundo com abertura em safira colorida, centrada no balanço
Mostrador de safira cinzenta, índices dourados aplicados com SuperLuminova
Ponteiros de horas e minutos dourados esqueletizados, com SuperLuminova Disco do contador de 30 min do cronógrafo em alumínio dourado
Vidro de safira com antirreflexo, estanque a 100 metros

Pulseira
Couro de aligátor marrom, fecho de fivela em bronze

Preço
USD 25,800.00


BR-X1 Tourbillon Chronograph Instrument de Marine - Limitado a 20 peças - Ficha técnica



Movimento
Calibre BR-CAL.283, turbilhão voador a corda manual
Cronógrafo monobotão de roda de colunas, 282 componentes, 35 rubis, 21.600 aph, reserva de marcha de 4 dias
Indicação de horas e minutos, cronógrafo com contador de 30 min às 11, 60 s do cronógrafo à 1, reserva de marcha às 9, turbilhão voador às 6

Caixa
45 mm em ouro rosa 18 K e madeira
Botão basculante. Fundo em safira com antirreflexo
Mostrador de safira cinzenta, índices dourados aplicados com SuperLuminova Ponteiros de horas e minutos dourados esqueletizados, com SuperLuminova
Vidro de safira com antirreflexo, estanque a 100 metros

Pulseira
Couro de aligátor marrom, fecho de fivela em ouro rosa

Preço
USD 169,000.00
 

NotíciasRelacionadas

30 de dezembro de 2023
09 de setembro de 2019
11 de setembro de 2018
27 de junho de 2018
Publicidade

BRANDPARTNERS