Publicidade
Home  >  News Voltar

Audemars PiguetNovo Royal Oak Jumbo Extrafino 39 mm

02 de fevereiro de 2022
Para comemorar o 50º aniversário do Royal Oak, a Audemars Piguet apresenta a nova geração do modelo "Jumbo" Extrafino 39 mm (ref. 16202), que abriga o novo movimento automático Calibre 7121.


A coleção é composta de quatro modelos em aço, platina, ouro rosa e amarelo 18 quilates, materiais que desempenharam um papel fundamental na transformação do Royal Oak em uma coleção icônica. Os quatro relógios também são equipados com a massa oscilante Royal Oak "50 anos", combinando com a caixa. Com refinados contrastes, materiais, cores e decorações de mostrador, o novo "Jumbo" homenageia os 50 anos do design inovador do Royal Oak.


Calibre 7121 - uma interpretação contemporânea da história


Pela primeira vez desde 1972 o Royal Oak "Jumbo" Extrafino recebe um novo movimento automático de horas, minutos e data, o Calibre 7121, que marca a estreia da nova referência "Jumbo" 16202. Este mecanismo substitui o Calibre 2121, o mais fino movimento automático com rotor central e data de seu tempo (3,05 mm) introduzido no Royal Oak em 1972, que se aposentou ao final de 2021. O novo movimento, com 3,2 mm de espessura, foi especificamente concebido e produzido pelos engenheiros e relojoeiros da Audemars Piguet para caber na caixa "Jumbo" extrafina de 8,1 mm sem alterar sua estética e espessura. Além disso, ele agora é dotado de um corretor rápido de data.


Cinco anos de desenvolvimento foram necessários para a realização do novo Calibre 7121, que é dotado de mais energia que seu antecessor graças a uma nova construção. O tambor maior confere mais força, tornando-o mais preciso por um longo período de tempo. Ele também é equipado com uma massa oscilante central contemporânea montada em rolamentos de esferas com dois reversores desenvolvidos in-house para garantir a corda bidirecional. Seu balanço possui blocos de inércia inseridos diretamente na roda para evitar atrito desnecessário. Além disso, o Calibre 7121 está equipado com um mecanismo extrafino patenteado de ajuste de data de baixo consumo de energia.

Mantendo a tradição da alta relojoaria, o Calibre 7121 é acabado com refinadas decorações de Haute Horlogerie, como "Côtes de Genève", "traits tirés" e perlage, que podem ser admiradas através do fundo de safira.


Uma massa oscilante exclusiva para o 50º aniversário


Os novos Royal Oak "Jumbo" Extrafinos são equipados com uma massa oscilante em ouro 22 quilates com o logo "50 anos" e a assinatura Audemars Piguet gravada. Para a ocasião, a massa oscilante combina com a cor de cada caixa - prática geralmente reservada a relógios complicados. À semelhança da caixa, a massa oscilante foi acabada com uma alternância de chanfros acetinados e polidos.

A massa oscilante "50 anos" será instalada nos modelos de aniversário do Royal Oak ao longo de 2022.


Aço inoxidável - uma homenagem ao relógio original


A versão "Jumbo" em aço inoxidável manteve a estética do Royal Oak original de 1972. A caixa e a pulseira de aço, com acabamento manual acetinado e chanfros polidos, são complementadas com o icônico mostrador Petite Tapisserie no tom Bleu Nuit, Nuage 50 ("azul noturno, nuvem 50").

A cor Bleu Nuit, Nuage 50 do mostrador foi originalmente desenvolvida pelo fabricante de mostradores Stern Frères, de Genebra. A tonalidade azul é obtida pela imersão de cada mostrador em um banho galvânico. Embora a formulação da mistura seja importante, a duração e a temperatura são cruciais. Se o artesão remover o mostrador muito cedo, ele sai roxo, se removido muito tarde, fica preto. Uma fina camada de verniz misturado com algumas gotas de cor preta (n° 50) é então aplicada no mostrador para protegê-lo. O termo "nuage" refere-se ao efeito de nuvem que a gota de preto cria quando entra no verniz líquido protetor. Hoje, a tonalidade Bleu Nuit, Nuage 50 é obtida internamente através de PVD (Physical Vapor Deposition) para garantir uma cor mais homogênea em toda a coleção.

À semelhança do Royal Oak de 1972, o novo "Jumbo" manteve os marcadores de horas e ponteiros originais em forma de baignoire ou "banheira", que permitem que o material luminescente seja aplicado para uma ótima legibilidade. O mostrador também manteve o monograma AP em ouro polido aplicado às 6 horas, bem como a menção impressa "AUDEMARS PIGUET AUTOMATIC" às 12 horas. A indicação "SWISS MADE", que veio substituir "SWISS" em meados da década de 1980, permanece às 6 horas, com as palavras SWISS e MADE em ambos os lados do marcador de horas para equilibrar o mostrador.

No entanto, ao contrário do modelo original, o fundo de safira permite ver o novo movimento extrafino e a massa oscilante dedicada ao aniversário, aqui em ouro rosa 22 quilates com tom de ródio para ecoar a cor da caixa e da pulseira de aço.


Ouro rosa e amarelo - tons e contraste refinados


A nova coleção "Jumbo" inclui modelos em ouro rosa e amarelo, ambos realçados pelo característico mostrador Petite Tapisserie em novos tons fumê. O modelo em ouro rosa 18 quilates é contrastado com tons de cinza fumê, enquanto a versão em ouro amarelo é iluminada com tons de ouro amarelo fumê. As cores dos dois mostradores foram obtidas através de banho galvânico. O efeito esfumado, obtido ao pulverizar meticulosamente verniz colorido na periferia do mostrador girando, reforça o efeito moiré cintilante da Tapisserie.


O padrão Petite Tapisserie é obtido através de um complexo processo de fabricação baseado em um raro know-how que não é mais ensinado na escola de relojoaria. Consiste em centenas de pequenas pirâmides truncadas com bases quadradas esculpidas na fina placa de metal do mostrador por uma antiga copiadora guilloché que reproduz o motivo de uma matriz. Dezenas de milhares de formas de diamante, cujas quatro faces internas refletem a luz, são cortadas simultaneamente nas finas ranhuras que separam os quadrados em uma trama sem emendas que cria uma aparência de tapeçaria. Um processo que requer extrema destreza e precisão.


A Petite Tapisserie do Royal Oak original foi criada e produzida pela Stern Frères, que encerrou suas atividades em 2016. Antes disso, após adquirir antigas copiadoras guilloché, a Audemars Piguet passou a desenvolver o artesanato e as técnicas internamente. Em 2010, os primeiros mostradores in-house Petite Tapisserie saíram da nova oficina dedicada da Manufatura. Hoje, os mostradores guilloché dos modelos "Jumbo" são inteiramente produzidos neste ateliê.

Os dois novos relógios são complementados com marcadores de horas, ponteiros Royal Oak e monograma AP de ouro combinando - todos dotados da estética original Royal Oak. Além disso, a massa oscilante de aniversário em ouro rosa ou amarelo 22 quilates pode ser admirada através do fundo de safira.


O primeiro Royal Oak totalmente em ouro amarelo foi introduzido na coleção feminina em 1977 (ref. 8638) para atender à crescente demanda do mercado. Tanto o Royal Oak "Jumbo" (ref. 5402BA) como o chamado "Royal Oak III" de 35 mm (ref. 4100BA) também receberam uma versão em ouro amarelo alguns meses depois. Menos comum na época, o ouro rosa apareceu na coleção em meados da década de 1980, antes de ingressar na linha "Jumbo" em 2006, com a referência 15202. Ambos os materiais preciosos estão hoje bem estabelecidos na coleção Royal Oak.


Platina 950 - uma reinterpretação exclusiva


Reservado para as AP Houses, este elegante relógio contrasta sua caixa e pulseira em platina 950 de acabamento manual com um mostrador verde fumê, cuja base é decorada com um padrão sunburst. Esta auspiciosa combinação apresentada no ano passado foi premiada com o prêmio de melhor relógio "Icônico" no Grand Prix d'Horlogerie de Genebra em novembro de 2021. O tom verde vívido é obtido adicionando gotas de coloração verde ao verniz protetor do mostrador. O efeito esfumado na periferia acentua a intensidade da cor, ao mesmo tempo em que lhe confere mais profundidade.

O mostrador é pontuado pelos tradicionais marcadores de horas "Jumbo" aplicados, monograma AP às 6 horas e ponteiros Royal Oak em forma baignoire, todos em ouro branco. Eles são ecoados pela massa oscilante de aniversário em ouro rosa 22 quilates com tom de ródio, visível através do fundo de safira.


A platina estreou na coleção Royal Oak na década de 1980, após a introdução do ouro amarelo e branco. A primeira edição limitada Royal Oak "Jumbo" em platina apareceu em 1992 em comemoração ao 20º aniversário do relógio e à criação da Fundação Audemars Piguet. A peça única Royal Oak Foundation de 39 mm (modelo 14811), leiloada para apoiar a Fundação, incluía um mostrador com um carvalho gravado em ouro amarelo em alusão à missão da Fundação de preservar florestas em todo o mundo. Outras edições limitadas de platina se seguiram, como o Royal Oak Jubilee de 39 mm (Modelo 14802) que viu a chegada de uma edição limitada de 20 peças de platina em 1995. Ao longo dos anos, essas séries muito pequenas forneceram à Manufatura um território único de expressão, apresentando grande variedade em termos de designs de mostrador.

O mais recente Royal Oak "Jumbo" Extrafino 2022 em platina representa um dos raros modelos de 39 mm feitos deste precioso material a chegar à coleção Royal Oak.


50 anos de inovação em design "Jumbo"


Após o lançamento, em 1972, o Royal Oak desenhado por Gérald Genta para a Audemars Piguet quebrou os códigos estéticos predominantes. O grande corpo de aço inoxidável acabado à mão, o aro octogonal fixado com parafusos hexagonais aparentes, a pulseira de aço integrada altamente estilizada e seu mecanismo automático extrafino marcaram o início de uma nova era da alta relojoaria em sintonia com os estilos de vida em mudança.


Este relógio esportivo de alta gama foi posteriormente apelidado de "Jumbo" devido ao diâmetro de 39 mm ser considerado superdimensionado pelos padrões da época - um apelido carinhoso que a Audemars Piguet manteve ao longo dos anos para seus modelos extrafinos automáticos de 39 mm. Mais do que um aspecto de design, o tamanho grande do Royal Oak nasceu da função. É o diâmetro relativamente grande do Calibre 2121 (28 mm), juntamente com a construção incomum de caixa monocoque2 ou de "duas partes", que impôs medidas como os oito parafusos hexagonais tendo que ser posicionados através do aro, vedação e caixa, na periferia do movimento.


Apenas um modelo extrafino automático de 39 mm existiu durante os 20 primeiros anos do Royal Oak, a maioria dos quais vendidos antes de 1982. Após seu renascimento em 1992 por ocasião do 20º aniversário do Royal Oak, uma grande variedade de modelos "Jumbo" viram a luz do dia ao longo dos anos em diferentes materiais de caixa e pulseira, bem como desenhos de mostrador. O lançamento do Modelo 15202 em 2000 marcou um ponto de virada na história do "Jumbo" ao entrar no terceiro milênio. Este modelo reinterpretou os códigos originais de forma mais livre, notadamente com novas cores de mostrador, bem como o retorno do fundo de safira (introduzido pela primeira vez em 1992). Com sua combinação de tradição e modernidade, esta versão "Jumbo" gozou de uma renovada popularidade e tornou-se um dos Royal Oak mais cobiçados, o que contribuiu para elevar o modelo ao status de ícone cultural.


Royal Oak "Jumbo" Extrafino - Ficha técnica

Ref. 16202ST.OO.1240ST.01



Caixa
Caixa de aço inoxidável, cristal de safira e fundo antirreflexos, resistente à água até 50 m
Diâmetro 39 mm, espessura 8,1 mm
Mostrador "Bleu Nuit, Nuage 50" com padrão "Petite Tapisserie", marcadores de horas aplicados e ponteiros Royal Oak em ouro branco com revestimento luminescente

Pulseira
Pulseira de aço inoxidável com fecho de báscula AP

Preço
32.400 Euros, sem impostos


Ref. 16202OR.OO.1240OR.01



Caixa
Caixa em ouro rosa 18 quilates, cristal de safira e fundo antirreflexos, resistente à água até 50 m
Diâmetro 39 mm, espessura 8,1 mm
Mostrador cinza fumê com padrão "Petite Tapisserie", marcadores de horas aplicados e ponteiros Royal Oak em ouro rosa com revestimento luminescente

Pulseira
Pulseira em ouro rosa 18 quilates com fecho de báscula AP


Ref. 16202BA.OO.1240BA.01



Caixa
Caixa em ouro amarelo 18 quilates, cristal de safira e fundo antirreflexos, resistente à água até 50 m
Diâmetro 39 mm, espessura 8,1 mm
Mostrador amarelo-ouro fumê com padrão "Petite Tapisserie", marcadores de horas aplicados e ponteiros Royal Oak em ouro amarelo com revestimento luminescente

Pulseira
Pulseira em ouro amarelo 18 quilates com fecho de báscula AP


Ref. 16202PT.OO.1240PT.01



Caixa
Caixa de platina 950, cristal de safira e fundo antirreflexos, resistente à água até 50 m
Diâmetro 39 mm, espessura 8,1 mm
Verde fumê com base sunburst, marcadores de horas e ponteiros Royal Oak em ouro branco com revestimento luminescente

Pulseira
Pulseira de platina 950 com fecho de báscula AP


Movimento
Automático Calibre 7121
Indicação de horas, minutos e data
Diâmetro total: 29,6 mm (12 ¾ linhas)
Espessura total: 3,2 mm
Número de rubis: 33
Número de peças: 268
Reserva de energia mínima garantida de 55 h
Frequência do balanço: 4 Hz (28.800 alternâncias/hora)
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS