Publicidade
Home  >  News Voltar

UrwerkO novo UR-120

29 de novembro de 2022
Como parte da celebração de seus 25 anos de história, a Urwerk apresentou o espetacular UR-120 Spock, uma evolução do UR-110!



Mão para cima, palma para a frente, dedos separados no meio, e então a saudação: "Vida longa e próspera!" Este é um meme conhecido por todos os "Trekkies", quase um patrimônio mundial, uma saudação que soa como uma bênção. Este sinal também é parte integrante do DNA da Urwerk, com um lugar de destaque em uma parede da manufatura de Genebra há muito tempo.


Agora, o mesmo acontece acima da platina principal do novo UR-120, cuja indicação das horas reproduz a saudação Vulcaniana. Esse é o mais recente desafio que Felix Baumgartner e Martin Frei assumiram, com a esperança de que ele também tenha uma vida longa e próspera.


Na junção do avanço técnico, do desenvolvimento relojoeiro e da inspiração espaço-temporal, o UR-120 é uma nova etapa na constante mutação da Urwerk. O UR-120 reforça os códigos da coleção UR-110 e reformula seu conceito. Martin Frei, cofundador e Diretor Artístico da marca, assume um novo desafio, 11 anos depois do UR-110 ter ganho o Design Watch Prize no GPHG 2011. "Eu simplesmente amo o UR-110, mas havia tantas outras maneiras de fazer isso, de mantê-lo evoluindo... É assim que é a mente de um designer. O processo é interminável." E assim Martin Frei voltou à prancheta. "A ideia era ir numa direção mais refinada, suave e elegante. Para isso, redesenhamos todo o sistema de satélites. Cada satélite é agora feito de dois elementos para torná-lo mais fino, mais fácil de ler e dar-lhe uma maior fluidez."


O novo sistema de satélites do UR-120 nasceu a 16,5 milhões de anos-luz da Terra, no Quadrante Beta. É lá que a inspiração original para sua indicação, uma mão aberta em forma de V, é habitual: na civilização do Sr. Spock, em Vulcano. Ele se baseia em satélites rotativos que se abrem para que possam girar, cada um em seu próprio eixo. Esta inovação sem precedentes permite um ganho substancial de espessura.


Com 44 mm de comprimento, 47 mm de largura e 15,8 mm de espessura, a caixa do UR-120 se destaca com seu perfeito senso de ergonomia. A altura máxima é alcançada no meio do vidro de safira, no alto de uma curva suave. A parte superior da caixa é totalmente lisa, sem um único parafuso ou entalhe, oferecendo linhas perfeitamente fluidas.


Força motriz


O mais recente objeto na constelação da Urwerk depende da divisão de satélites. No calibre in-house UR-20.01, o carrossel central está equipado com três braços, cada um com um satélite. Todos os quatro lados do referido satélite têm um marcador de hora. Ao sair da faixa de minutos e atingir a parte esquerda da caixa, aciona um gatilho que comanda a mudança da face do satélite. Este último mostra então sua verdadeira natureza com uma inédita sequência cinemática.


O satélite se abre, revelando dois prismas retangulares. Eles assumem uma forma em V, recriando assim a saudação vulcaniana que deu ao UR-120 seu apelido. Uma vez separados, ambos os prismas giram em seu próprio eixo e se fecham, tudo para exibir a nova unidade de hora.


Há uma tripla revolução ocorrendo sob o capô desta espaçonave: o carrossel com satélite gira em um eixo central, cada satélite gira em sentido contrário para permanecer na posição vertical e, portanto, legível e cada prisma gira em seu próprio eixo.


Os outros aspectos do mostrador permanecem típicos do estilo original Urwerk: o carrossel de satélites se move ao longo do trilho de minutos, localizado no lado direito da caixa. O lado mostrado pelo satélite e sua posição nessa escala indicam a hora e o minuto.


Energia criativa


"Na verdade, quando percebemos que teríamos que abrir o satélite, me senti nas nuvens", diz Felix Baumgartner, cofundador e mestre relojoeiro da Urwerk. "Nosso maior desafio sempre foi gerenciar forças. No exato momento da saudação, uma mola em forma de lira se abre e depois fecha o satélite. Gerenciar a energia ali neste momento é complexo e muito sutil. Precisamos gerenciar a abertura e a rotação dos pinos. Acabamos fabricando a mola nós mesmos, in-house, porque tivemos que passar por muitas tentativas para definir sua geometria e espessura. Com o UR-120, também tivemos um ganho considerável em legibilidade: os marcadores de horas que esses prismas que se abrem cresceram 35% em comparação com o UR-110".

Em geral, a forma como as criações da Urwerk são construídas e as suas dimensões resultam de restrições técnicas, sendo a principal delas a exigência de volume do mostrador. Uma parte importante da própria natureza da Urwerk é a capacidade de transformar essa restrição espacial em uma mostra de virtuosismo relojoeiro. Em seguida, torna-se parte da eterna conversa sobre imaginação, sonhos e o impulso criativo que mantém os relógios avançando.


Princípios de ergonomia


Além deste novo sistema relojoeiro e do volume que ele permite, o UR-120 anuncia vários novos elementos de design. Martin Frei reconhece uma interpretação pessoal da própria abordagem de design de Gerald Genta. "Sempre amei a maneira como suas caixas são construídas, com uma caixa inferior e uma superior entrelaçadas. Tecnicamente falando, isso é muito inteligente." Assim, a caixa do UR-120 é composta por duas partes interligadas, equivalentes a um fundo de caixa e um aro. Elas se conectam perfeitamente com a ajuda de parafusos laterais.

Um outro elemento de fluidez é fornecido pela presença de terminais no UR-120, que são uma ocorrência rara na linha de criações Urwerk. Além disso, eles são articulados. Dentro da que está localizada às 6 horas, a Urwerk instalou uma mola, que faz parte da forma como a pulseira se apoia e adere ao pulso. O material de que é feita este bracelete é outra novidade. Em vez de seu tecido técnico tradicional, a Urwerk optou pelo couro de vitela, gravado com um padrão do tipo balístico. Lembra um tecido de nylon, oferecendo conforto e flexibilidade superiores.


Primeira edição


A primeira série do UR-120 assume uma forma quase inteiramente cinza. A parte superior, o aro, é feita de aço finamente jateado. A parte inferior é feita de titânio jateado e abre uma nova era de design. Uma pequena janela oferece uma visão direta do "Windfänger", o componente em forma de estrela que regula a intensidade da corda automática. No centro, um grande medalhão abriga dois tipos de acabamento: sulcos profundos em toda a extensão e, às 9 horas, placa com o monograma Urwerk. A coroa é fabricada em aço e a pulseira também é cinza.

Esse "continuum" monocromático é intercalado com fragmentos dourados. Todas as cruzes maltesas e molas em forma de lira são tratadas com PVD de ouro 24 quilates, o que destaca os aspectos técnicos deste relógio.



Urwerk UR-120 "Spock" - Ficha técnica

Movimento

Calibre UR-20.01, automático
32 rubis
Escape de âncora suíço
Frequência 28.800 aph (4 Hz)
Reserva de marcha de 48 horas
Feito de cbre-berílio, latão PVD cinza, PVD ouro e ródio negro, alumínio anodizado, ARCAP, titânio, níquel processado por LIGA
Acabamento manual com granulação circular e reta, jateamento, Côtes de Genève, cabeças de parafuso polidas

Mostrador
Satélites analógicos de minutos e horas digitais montados em engrenagens planetárias triplas

Caixa
Largura 47 mm; comprimento 44 mm; espessura 15,8mm
Em titânio jateado, aro de aço jateado
Cristal de safira curvo com tratamento antirreflexo
Resistência à água até 3 atm (30m)

Pulseira
Couro de bezerro preto com padrão cordura em relevo

Preço
100.000 Francos Suíços, sem impostos
 

NotíciasRelacionadas

25 de janeiro de 2023
08 de setembro de 2022
14 de março de 2022
Publicidade

BRANDPARTNERS