Publicidade
Home  >  News Voltar

Piaget - SIHH 2010O novo calibre extra-plano Piaget 1208P

04 de janeiro de 2010
Dois novos recordes na busca do extra-plano


Para a Piaget, 2010 representará um tributo ao seu rico patrimômio relojoeiro bem como um grande salto em direção ao futuro. Para celebrar o 50o aniversário de seu lendário Calibre 12P, lançado em 1960, o mais fino movimento mecânico automático do mundo na época, a Manufatura de Alta Relojoaria Piaget apresenta o Calibre 1208P. Originado da expertise em movimentos extra-planos que se tornou marca registrada do estilo Piaget, este mecanismo estabelece novos limites ao se tornar o mais fino movimento automático atualmente no mercado, com 2,35 mm de espessura.

Para sua estreia no palco relojoeiro, o Calibre 1208P equipará em 2010 um dos modelos icônicos da Piaget, o Altiplano. Com uma caixa de tamanho maior (43 mm de diâmetro), o mais novo modelo Altiplano tem apenas 5,25 mm de espesura, sendo o mais fino relógio da categoria - um segundo recorde. Esta excepcional peça é modesta com relação aos seus atributos, já que diante da atual corrida frenética por modelos cada vez mais complicados, ele exibe apenas o essencial: horas, minutos e pequenos segundos.



Há mais de meio século, a Manufatura de Alta Relojoaria Piaget tem escrito algumas das mais finas páginas na história dos movimentos extra-planos e tem assim desempenhado um papel pioneiro. Em 1957, a Piaget causou sensação ao lançar o Calibre 9P, o mais fino movimento mecânico a corda manual do mundo (2 mm de espessura). Dois anos mais tarde, Valentin Piaget solicitou uma patente para o Calibre 12P (2,3 m), vendido a partir de 1960 e que estabeleceu um novo recorde na categoria de relógios automáticos.

Com tal legitimidade histórica, a Piaget tem constantemente cultivado e enriquecido seu know-how no altamente técnico segmento de movimentos extra-planos, dos quais os mais recentes eram o 430P (2,1 mm), criado em 1998 e o 830P (2,5 mm) lançado em 2007. O domínio nesta área de movimentos extra-planos também originou calibres complicados como o 600P, o mais fino turbilhão retangular do mundo com 3,5 mm; o 880P, equipado com um cronógrafo flyback e uma função de duplo fuso horário, medindo meros 5,65 mm de espesura; e, finalmente, o 855P que consegue acomodar em apenas 5,6 mm um calendário perpétuo, indicações retrógradas e uma indicação de segundo fuso horário.

50 anos após o início de comercialização do Calibre 12P, o calibre automático 1208P não apenas garante um recorde para a Piaget na busca do mais fino movimento automático, mas também enriquece um portfolio repleto de movimentos resultantes de décadas de criatividade e invenções, bem como de investimentos técnicos e em recursos humanos. Somente este patrimônio relojoeiro já seria suficiente para atribuir à marca a estatura de uma das poucas verdadeiramente grandes "Manufaturas" no mais nobre sentido do termo.


Piaget Altiplano 43 mm - Calibre 1208P

Este relógio representa o resultado de um desejo de celebrar um aniversário histórico com o estabelecimento de um novo recorde de finura e combiná-lo com uma excepcional confiabilidade. Com isto em mente, o domínio adquirido pela Manufatura Piaget no desenvolvimento de movimentos extra-planos permitiu a ela a implementação de soluções técnicas que ampliaram consistentemente os limites da micromecânica. A título de exemplo, enquanto as engrenagens de um mecanismo clássico geralmente medem cerca de 0,2 mm, as do 1208P tem apenas 0,12 mm de espessura, pouco mais que um fio de cabelo.

Em termos gerais, a espessura das várias peças do movimento foi reduzida ao meramente essencial. Entre elas, o mecanismo do automático representou um dos mais complicados problemas a superar. Este conjunto de peças exige um certo volume e tende a aumentar a espessura do movimento significativamente. Como no 12P, a solução para o 1208P consistiu no uso do princípio de um peso oscilante descentrado embutido, também conhecido como um microrrotor. O ouro 22 K deste peso oscilante gravado com o brasão de armas da Piaget concede-lhe peso e inércia, garantindo excelente força de carregamento.

O resultado é um movimento que não apenas é o mais fino na categoria atualmente no mercado (2,35 mm), mas também tem um balanço com baixa inércia (2,90 mg.cm2), uma frequencia de 21.600 vph e uma reserva de marcha de aproximadamente 40 horas. Leal à sua tradição de fina manufatura, a Piaget fez do excepcional acabamento de seu novo calibre extra-plano um ponto de honra: além das pontes chanfradas adornadas com Côtes de Genève e parafusos azulados, o 1208P também apresenta rodas com acetinamento circular e um índex exclusivo no formato do "P" de Piaget como uma assinatura secreta.

Este grande movimento - medindo 13 ¼ linhas (29,9 mm) de diâmetro - possui funções de horas, minutos e pequenos segundos e foi naturalmente criado para equipar um grande relógio extra-plano. O Altiplano, modelo icônico entre os relógios extra-planos em geral e particularmente dentro da linha Piaget, foi a escolha natural. A caixa foi desenhada em consonância com o processo de desenvolvimento - algo raro na indústria relojoeira - de modo a prover o receptáculo perfeito para o movimento, pois eles foram feitos especificamente um para o outro. O resultado é uma criação extremamente refinada com garras afiladas e um mostrador em camadas realçado em sua beleza por um aro extremamente delgado.

Os pequenos segundos às 4 horas, os vários níveis do mostrador - um inteligente meio de se reduzir ainda mais a espessura do relógio ao limitar as alturas dos eixos dos ponteiros - e a alternância de marcadores de horas simples e duplos, juntamente com a palavra "automatic" reminiscente das peças históricas da Piaget: todos esses refinados elementos contribuem para o estilo puro e o perfeito balanço desse modelo fora de série. A despeito de sua extrema finura, a caixa em ouro rosa ou branco 18 K é equipada com um fundo em cristal de safira que permite que se admire o movimento. A coroa em ouro traz o "P" de Piaget.


Com o Altiplano 43 mm equipado com o Calibre 1208P, a Manufatura Piaget estabelece um novo recorde: o do mais fino relógio mecânico automático, com apenas 5,25 mm. Distante de modelos de estilo vintage ou "retrô", ele é, ao contrário, um grande clássico moderno que expressa toda a maestria Piaget no campo do extra-plano.
 
Piaget Altiplano de 1960 com Calibre 12P
Calibre 12P

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS