Adicionar aos Favoritos      Indique este Site sábado, 26 de setembro de 2020                                                                         
notícias
Clique para zoom
Excalibur Duplo Turbilhão Esqueleto
Clique para zoom
Detalhe do Excalibur Duplo Turbilhão Esqueleto
Clique para zoom
Calibre RD 01SQ – lado do mostrador
Clique para zoom
Calibre RD 01SQ – verso
Clique para zoom
Detalhe do Calibre RD 01SQ em concepção artística
Clique para zoom
O calibre original RD 01 – frente e verso
Clique para zoom
Fachada da Manufatura Roger Dubuis

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Roger Dubuis Excalibur Duplo Turbilhão Esqueleto

sexta-feira, 8 de maio de 2009

A Manufatura Roger Dubuis nasceu no ano de 1995, como resultado de uma parceria entre o português Carlos Dias e o relojoeiro suíço Roger Dubuis. No início utilizando modificações de mecanismos já existentes, a partir de 1999 assumiu a condição de Manufatura genuína, pois então já utilizava apenas movimentos produzidos internamente.


Segundo o próprio Carlos Dias afirmou, o “status” de Manufatura apenas foi assumido pela Roger Dubuis quando ela o mereceu.

Estabelecida desde 2001 em Meyrin, no Cantão de Genebra, a empresa possui uma sede provida de equipamentos ultramodernos, capazes inclusive de produzir, desde o ano de 2003, seus próprios órgãos reguladores – o conjunto balanço-espiral, um fato raro mesmo entre grandes manufaturas suíças.

No espaço de tempo de apenas 13 anos, a Roger Dubuis desenvolveu mais de 30 mecanismos distintos, desde aqueles desprovidos de complicações até movimentos altamente complicados, que incluem turbilhões, calendários perpétuos e “sonnerie”. Todos exibindo o prestigiado Selo de Genebra, fato inédito na indústria suíça, um atestado de sua extrema preocupação com a qualidade de seus produtos e a preservação dos valores mais tradicionais da alta relojoaria helvética.


A coleção Excalibur

Entre as 10 coleções de relógios criadas pela marca, a coleção Excalibur, portadora do nome da legendária espada do Rei Arthur, destaca-se por já ter abrigado todo o extenso leque de complicações produzidas pela Manufatura.

Apresentada em 2005, tendo recebido desde cronógrafos aos repetidores de minutos, passando por calendários perpétuos e turbilhões, a sua inconfundível caixa redonda tornou-se emblemática de todo o “savoir-faire” da Roger Dubuis.

O modelo Excalibur acrescentou ao tradicional formato redondo elementos estéticos inovadores e poderosos, como a fixação de sua pulseira por garras triplas, o aro canelado, o refinado protetor de coroa e o seu diâmetro. Aliás, a Roger Dubuis sempre foi caracterizada por relógios de grandes dimensões, tendo sido uma das responsáveis pela sua “popularização” entre as marcas de alta relojoaria.


O Excalibur Duplo Turbilhão Esqueleto

O SIHH 2009 foi o palco da apresentação de um relógio muito especial, o Duplo Turbilhão Esqueleto, uma peça que se constitui em uma grandiosa demonstração de muitas das extraordinárias habilidades dos relojoeiros da Roger Dubuis.

O trabalho particularmente exigente de esqueletização resulta em uma obra-prima de leveza e transparência, que ressalta espetacularmente a beleza do duplo turbilhão em toda sua complexidade.

Este novo mecanismo, o calibre RD 01 SQ, foi criado a partir do movimento com duplo turbilhão calibre RD 01, apresentado originalmente em 2005, quando a coleção Excalibur foi lançada.

Este possuia três complicações adicionais: uma indicação de minutos retrógrados, horas saltantes e a indicação da reserva de marcha, esta no verso do mecanismo. Além disso, os dois turbilhões moviam-se em sentidos opostos.

No novo Duplo Turbilhão Esqueleto, o movimento foi simplificado para ressaltar a esqueletização, pois a clareza de sua visualização ficaria prejudicada em um mecanismo muito complicado. Optou-se também pelo sentido único de giro dos dois turbilhões.

Assim, o calibre RD 01SQ traz unicamente as funções de horas e minutos centrais, com ponteiros que varrem toda a extensão do mostrador. Este movimento esqueleto a corda manual possui dimensões de 16’’’ ¾ linhas (37,78 mm) de diâmetro e 7,67 mm de espessura, com 28 rubis e um total de 292 componentes.

Seu balanço oscila a uma frequencia de 3 Hz (21.600 alternâncias por hora) e sua reserva de marcha é de 48 horas.

Os dois turbilhões voadores (ou volantes) encontram-se nas posições entre as 4 e 5 horas e 7 e 8 horas.

Sua decoração inclui granulamento circular e revestimento em ródio negro, o que lhe confere uma aparência absolutamente peculiar.


Dupla precisão

O turbilhão é um dispositivo inventado por Breguet para a compensação da ação da gravidade sobre o órgão regulador do relógio em função das variações de posição do relógio. Embora de pouca utilidade prática nos modernos relógios de pulso, sua beleza é indiscutível.

Sua dupla presença em um relógio, e não poderia ser de outra forma, multiplica o encantamento gerado pela observação de seu bailado no mostrador.

Os dois turbilhões são conectados por um diferencial que calcula a marcha média entre ambos, ou seja, ocorre uma compensação das eventuais variações entre eles.


A esqueletização

A transformação do mecanismo de um relógio em um esqueleto é muito mais do que simples recorte de suas platinas, pontes e outras peças.

Ela exige estudos para que se evite a ocorrência de alterações estruturais do mecanismo e uma extrema destreza em sua execução e no seu acabamento, obrigatoriamente manuais.

O resultado do trabalho de esqueletização da Roger Dubuis, associado à sinfonia de movimentos do duplo turbilhão, é deslumbrante. O mecanismo, reduzido ao mínimo necessário mecânica e funcionalmente, pode ter as minúcias de seu funcionamento totalmente desvendadas.


A caixa Excalibur

Como se não bastassem todas as características mecânicas e estéticas deste mecanismo único, a caixa Excalibur em ouro branco lhe confere ainda mais personalidade. Ela possui um diâmetro de 45 mm e é estanque até 50 metros de profundidade.

A flange revestida em ródio negro possui rubis como marcadores de horas, além da minuteria e da assinatura Roger Dubuis transferidos em branco.

O modelo é complementado por uma pulseira em couro de crocodilo preto com fecho “déployant” em ouro branco.


Uma jovem tradição

A Roger Dubuis, a despeito de ser um fabricante jovem entre centenárias manufaturas, firmou-se no cenário da alta relojoaria com grande competência.

Atualmente pertence ao Grupo Richemont, juntamente de outras marcas de muito prestígio; se por um lado perdeu a sua independência, por outro passou a se beneficiar das vantagens de um grande grupo, em especial de sua estrutura de distribuição.

Seus relógios extremamente luxuosos e muitas vezes extravagantes possuem uma identidade própria e um estilo único, inconfundível.

O novo Excalibur Duplo Turbilhão Esqueleto é um relógio muito especial e exclusivo, e será produzido em uma edição bastante limitada de 28 exemplares.




Publicado originalmente na Revista Pulso no. 61, Março/2009
 
Topo
Mais Notícias:
22/02/2019 - Roger Dubuis - SIHH 2019 - Excalibur One-Off
 
23/05/2018 - Roger Dubuis - Excalibur Spider Pirelli Double Flying Tourbillon Red
 
30/11/2017 - Roger Dubuis - Pré-SIHH 2018 - Excalibur Aventador S com ouro rosa
 
27/09/2017 - Roger Dubuis - Excalibur Aventador S
 
09/12/2016 - Roger Dubuis - Pré-SIHH 2017 - Excalibur Quatuor Cobalt MicroMelt
 
29/08/2016 - Roger Dubuis - Excalibur Spider para Américas
 
13/05/2016 - Roger Dubuis - Excalibur Quatuor FFF Racing Team
 
01/03/2016 - Roger Dubuis - SIHH 2016 - Velvet Ribbon
 
15/12/2015 - Roger Dubuis - SIHH 2016 - Excalibur Automático Esqueleto
 
27/01/2015 - Roger Dubuis - SIHH 2015 - Excalibur Spider Esqueleto Duplo Turbilhão Volante
 
02/01/2015 - Roger Dubuis - SIHH 2015 - Excalibur Automatic Skeleton
 
08/02/2014 - Roger Dubuis - SIHH 2014 - Hommage Duplo Turbilhão Volante
 
08/01/2014 - Roger Dubuis - SIHH 2014 - Cronógrafo Hommage
 
09/08/2013 - Roger Dubuis - La Monégasque Only Watch
 
19/02/2013 - Roger Dubuis - SIHH 2013 - Excalibur Quatuor
 
Topo
arquivo de notícias relógios & relógios
 
 

HOME  |   R&R  |   FÓRUM  |   LINKS  |   ESPECIAL 2007  |   ESPECIAL 2008  |   IMPRENSA  |   CONTATO  |   CONTATO
Relógios & Relógios © Copyright 2020

 
 
parcerias
 
 
 
 
redes sociais