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17/08/13 - 21:08
  Quote  #1
Mensagem por Dopamina
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Quote: Originalmente postado por Eremita em 30/05/2013 22:09:39
O conceito de homenagem é subjetivo e relativo.
As definições nos dicionários variam, mas sempre giram em torno de demonstrações ou prova de respeito, admiração e veneração.
A homenagem parte de quem admira. E pode não necessariamente agradar ou ser aceita pelo homenageado. Gerson odeia a expressão popular referente à lei do jeitinho batizada em sua homenagem.
Conheço gente que manifestou não querer ser alvo de homenagens depois de morto para não correr o risco de virar nome de rua em favela.
Quanto a empresa criadora, por óbvio que ela não irá curtir a homenagem. E a motivação é econômica, seja pelo risco da desvalorização do design popularizado com a perda da exclusividade, seja pela concorrência que isso gera.
Para isso existem as leis de proteções de desenhos, marcas e patentes pelo mundo a fora, já discutidas em outros tópicos, e sobre as quais não vou me alongar de novo, mesmo porque isso gera acalorados debates em que o conceito íntimo de certo e errado é confundido com as definições de legal e ilegal.
E se por um lado as empresas tem razões econômicas para não se sentirem homenageadas, não se pode dizer o mesmo dos reais criadores dos desenhos copiados.
Confesso que não sei quem foi o competentíssimo designer que criou o Submariner (que creio eu que seja o relógio mais "homenageado" do mundo) se era dono ou sócio da Rolex, ou apenas um empregado.
Só sei que, passado o prazo de proteção legal, e ganho todos os benefícios econômicos que lhe fossem possíveis, é bem provável que o criador do conceito sinta um imenso orgulho de sua criação ser alvo de tantas cópias. É interessante olhar em volta e saber que a sua ideia se tornou algo praticamente definitivo.
Digo isso porque meu avô, muitos anos atrás, quando projetista de uma multinacional, desenvolveu um sistema de fixação de esquadrias metálicas cuja patente ficou com a empresa, que ficou com todos os direitos sobre a criação.
E, durante muito tempo, meu avô sempre manifestou um enorme orgulho quando, andando por aí, reconhecia em muitos prédios estruturas que faziam uso de sua invenção, sendo elas produzidas ou não por sua ex-empregadora.
Por isso, como já disse, com relação à aquisição de bens, sou legalista. Prefiro pautar as escolhas nas questões de serem permitidas ou não por lei. Se é falsificação, não compro. Se é cópia, procuro saber se a proteção legal está ou não dentro do prazo. Por fim, comparo o custo/benefício entre o original e o homenageado.
Sou consumidor e tento fazer valer as vantagens que a livre concorrência e a regulação do mercado, dentro da lei, me proporcionam e evito "vestir a camisa" de empresas como se estas fossem times de futebol. Embora seja fãs de algumas marcas, não me sinto pessoalmente ofendido quando estas sofrem algum revés dentro das regras do jogo.
Mas respeito quem pensa o contrário, só lembrando, mais uma vez, que quer queira quer não, os conceitos de cópia e falsificação não podem ser colocados no mesmo balaio por força de lei.

Abraço.






concordo plenamente. empresas são empresas e visam luco. Obviamente e compreensivelmente elas sempre vão discordar de homenagens e estão constantemente em busca de novidades para agregar valor tentando nos persuadir disso ou daquilo. Veja a febre dos in house, por exemplo. Repentinamente estão todas modificando movimentos consagrados. Não sejamos reféns de marcas. E, como já escrevi outra vez, se até patente de remédio que é coisa séria cai e pode ser copiada...
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