Publicidade
Home  >  News Voltar

IWC - SIHH 2010Da Vinci Cronógrafo Cerâmica

27 de fevereiro de 2010
No espírito do seu homônimo Leonardo da Vinci, o Da Vinci Cronógrafo Cerâmica é sinônimo de inovação e engenharia de primeira classe na sua forma mais pura. No SIHH 2010, a IWC Schaffhausen apresentou o seu movimento de cronógrafo abrigado em uma caixa de cerâmica de óxido de zircônio.


O mundo tem muito a agradecer a Da Vinci. O gênio universal da Toscana criou obras de arte incomparavelmente belas, investigou e documentou as leis da Natureza, esboçou edifícios e máquinas que estavam muito à frente do seu tempo. Inúmeros esboços mostram também o seu fascínio pela fabricação de relógios. Muitas das suas invenções pioneiras na área do mecanismo com espirais, rodas dentadas e a complicada transmissão de rosca, são ainda hoje parte integrante de muitas máquinas - mesmo dos relógios.

Fascinados e inspirados pelo espírito de Leonardo, os relojoeiros da IWC Schaffhausen editam com alguma regularidade modelos particularmente inovadores sob o nome Da Vinci.

O modelo Da Vinci de 1985 chegou mesmo a escrever um capítulo na história relojoeira. Numa altura em que o quartzo já parecia dominar a mecânica da medição do tempo, em Schaffhausen pensava-se na beleza e na força da mecânica e construiu-se um cronógrafo mecânico com calendário perpétuo, que contribuiu em parte para o renascimento do relógio mecânico.

Genialmente simples, pode resumir-se assim a construção do complicado mecanismo tal como a sua facilidade de utilização. Apenas um ano mais tarde, em 1986, a IWC Schaffhausen apresentou uma outra prova do seu espírito de inovação e construiu o primeiro relógio com uma caixa de cerâmica de óxido de zircônio, extremamente resistente, antirriscos e antichoque. A este marco na técnica de construção de caixas foi também atribuído o nome Da Vinci.

Em 2007, quando a IWC Schaffhausen apresentou o seu novo movimento de cronógrafo flyback, este estreou na totalmente renovada família Da Vinci. O mecanismo manufaturado brilha com algumas características de construção que são totalmente únicas. Deve realçar-se particularmente a indicação do tempo de parada, diferenciado de todos os modelos clássicos em favor de uma maior facilidade de utilização. Agora, é possível ler num totalizador na posição das 12 horas as horas e minutos parados, tal como se fosse uma segunda hora.

Adicionalmente, o calibre 89360 distingue-se por um sistema de corda de dupla lingueta e por uma função flyback: ao acionar o botão inferior durante a cronometragem, é possível zerar o tempo registrado e reiniciá-lo imediatamente, sem afetar o mecanismo de parada.

Um mecanismo de relógio assim tão extraordinário merece, além do fundo transparente de vidro de safira, também uma caixa diferente, continuando a família Da Vinci a inspirar-se ainda hoje na capacidade especial de Leonardo de pensar e agir de modo inovador e fantasioso, tanto em âmbito técnico como na forma. A estrutura em formato "tonneau", que vai buscar a sua força na interação de arestas e curvas e às formas convexas e côncavas, foi agora traduzida, no novo Da Vinci Cronógrafo Cerâmica, numa combinação exclusiva de materiais como a cerâmica e o titânio.

A parte central da caixa em cerâmica do novo Da Vinci Cronógrafo Cerâmica é feita de óxido de zircônio, utilizado pela primeira vez em 1986 numa caixa de um relógio - um Da Vinci.

Devido ao difícil processamento do duro material, este modelo foi lançado apenas numa série mínima. No entanto, ao longo dos anos, os técnicos e os engenheiros foram reunindo experiência na fabricação e processamento da cerâmica, um material extremamente resistente aos riscos, antimagnético e resistente aos ácidos.

Atualmente, através da mistura de pó de óxido de zircônio e aglutinantes, é possível dar forma às caixas em bruto de um modo mais eficiente e preciso do que antes. Estes materiais são aglutinados a temperaturas entre 1500 e 2000°C e arrefecidos num processo complicado, para que a matéria-prima possa atingir todas as suas características excepcionais. Para fazer o laborioso acabamento das peças em bruto, é necessário usar ferramentas de diamante.

Hoje em dia, os especialistas da IWC dominam esta tecnologia de tal forma que o novo Da Vinci Cronógrafo Cerâmica será um modelo de coleção sem edição limitada.

A caixa destaca-se graças a um detalhe técnico muito admirado por especialistas. A sua produção é de tal maneira precisa que o mecanismo de relógio - sem o anel de retenção - pode ser colocado diretamente na caixa de cerâmica.

O aro, o fundo, os botões e a coroa de titânio tipo 5, que, ao contrário das ligas de titânio usadas pela IWC até agora, pode ser polido e acetinado, proporcionam um contraste cromático.

Além de serem extraordinariamente robustos e resistentes a arranhões, ambos os materiais, o titânio e a cerâmica, têm uma superfície sedosa e extremamente agradável ao toque. A estrutura tridimensional especial do mostrador com um "réhaut volant" - uma indicação dos minutos em formato "tonneau", que parece flutuar no mostrador -, faz com que o mais recente modelo Da Vinci seja ainda mais atraente. Esta indicação flutuante dos minutos, uma estreia na IWC, é arqueada tal como o vidro de safira e reduz opticamente a altura do lado interior do aro. O visual é completado com uma pulseira de couro de vitela de alta qualidade que, graças a um processamento especial, apresenta uma superfície que lembra uma tela de alta tecnologia. Com o novo Da Vinci Cronógrafo Cerâmica, a IWC Schaffhausen conseguiu obter uma combinação extraordinária de alta tecnologia e elegância.



Da Vinci Cronógrafo Cerâmica - Ref. IW3766 - Características

Cronógrafo em forma "tonneau", caixa de cerâmica, óxido de zircônio e titânio de alta tecnologia, função flyback, mecanismo automático, função de parada da hora, minuto e segundo, contador das horas e dos minutos combinado num contador na posição 12 horas, ponteiro de pequenos segundos com dispositivo de parada, indicação da data, ponteiros e índices fluorescentes.


Movimento

Calibre 89360 automático, 28.800 vph, 40 rubis, reserva de marcha de 68 horas.


Caixa

Peça central de óxido de zircônio, aro e fundo de titânio tipo 5, pulseira preta de couro de vitela, fecho de engate em aço inoxidável. Fundo transparente de vidro de safira. Coroa rosqueada, resistente à água a 3 atm. Dimensões de 44 x 52,8 x 15,1 mm.

Mostrador preto, com um "réhaut volant" protegido por vidro em safira, curvado, antirreflexo em ambos os lados.
 
(Fotos divulgação)
Kurt Klaus, Stefan Ihnen e César Rovel durante a apresentação do Da Vinci Cronógrafo Cerâmica (Fotos por Carlos E. Tiburcio Ramos)

NotíciasRelacionadas

01 de maio de 2023
14 de dezembro de 2022
19 de setembro de 2022

BRANDPARTNERS