Publicidade
Home  >  News Voltar

Tag Heuer - Baselworld 2010TAG Heuer Pendulum Concept

19 de abril de 2010
TAG Heuer Pendulum Concept - o primeiro movimento mecânico sem mola espiral


Como na maioria das máquinas, o mecanismo de um relógio mecânico realiza quatro operações básicas: energia é gerada, armazenada, transmitida e regulada. Por séculos, estas constantes da relojoaria mecânica têm sido executadas por três conjuntos complementares: um sistema de armazenamento de energia com um tambor cilíndrico, um sistema de transmissão com pinhões e engrenagens, e um sistema de regulação com roda de balanço, mola espiral e escapamento.


Com o Monaco V4 Concept Watch, a TAG Heuer substituiu a tradicional transmissão por pinhão e engrenagem por uma transmissão mecânica por correias. Ganhador de diversos prêmios como um relógio conceito em 2004, o Monaco V4 tornou-se uma realidade comercial no final de 2009, quando foi lançado em edição limitada de 150 peças de "Haute Horlogerie".

Agora, para marcar seu 150º aniversário, a TAG Heuer orgulhosamente introduziu o Pendulum Concept, o primeiro movimento mecânico sem a mola espiral.


Assista a um vídeo de apresentação do TAG Heuer Pendulum Concept:



Desde a criação da mola espiral, inspirada em Galileu, por Christiaan Huygens em 1675, o órgão regulador de todos os relógios mecânicos tem sido baseado em um sistema de roda de balanço e mola espiral. Uma tira de liga metálica enrolada, a espiral fornece o torque necessário para a oscilação da roda do balanço e regula a sua frequencia. Ao longo dos séculos, ela tem sido significativamente modificada e aperfeiçoada. Charles-Edouard Guillaume (1861-1938), o filho de um relojoeiro Suíço, descobriu novas ligas (Invar e Elinvar) que reduziram significativamente a sensibilidade térmica da espiral metálica. Guillaume venceu o Prêmio Nobel de Física por esta invenção em 1920.

Com o problema da temperatura minimizado pelas ligas de Guillaume, o sistema de regulação por mola espiral veio a dominar o design de movimentos mecânicos. Contudo, a espiral mecânica tem três sérias limitações de design: uma massa que a faz sensível à gravidade e deforma sua geometria; um material que a faz sensível à expansão térmica; e uma divergência entre seu centro geométrico e seu centro de massa. Eles podem causar problemas de isocronismo que podem ser técnica e fisicamente minimizados, mas nunca completamente eliminados.

Superar as limitações de design inerentes ao tradicional sistema de regulação, com a eliminação da necessidade de uma mola espiral, foi o primeiro desafio ao qual a TAG Heuer se propôs. O segundo foi manter o movimento 100% mecânico: o conhecimento relojoeiro convencional sempre sustentou que um relógio mecânico sem a mola espiral necessariamente exigiria outra fonte de energia para sua regulação.

No TAG Heuer Pendulum Concept, a tradicional mola espiral foi substituída por uma mola "invisível" ou virtual, originária de magnetos. O dispositivo completo constitui um oscilador harmônico. O campo magnético, gerado por meio de 4 magnetos de alta performance e controlados em 3D através de complexos cálculos geométricos, fornece o torque linear restaurador necessário para as oscilações alternativas da roda do balanço. O período de oscilação do TAG Heuer Pendulum Concept é resistente a mudanças a partir de fontes perturbadoras, fato que o torna um dispositivo de cronometria excepcional. O movimento construído com este oscilador revolucionário é totalmente mecânico e não contém nenhum acionador eletrônico. Os magnetos geram um campo constante ao longo de décadas.

O TAG Heuer Pendulum Concept, o primeiro oscilador em um movimento mecânico sem mola espiral, vibra a 43.200 vph (6 Hertz) - o que faz dele um representante superlativo da maestria única da TAG Heuer em altas frequencias e máxima precisão. Ele não exige nenhum componente adicional e é baseado nas propriedades físicas magnéticas. Ele recebeu seu nome de uma antiga criação de Huygens - o relógio de pêndulo de 1657.


Tag Heuer Pendulum Concept: um novo marco na tecnologia de movimentos mecânicos

O TAG Heuer Pendulum Concept não apenas supera 3 séculos de relojoaria convencional, ele também representa um grande salto tecnológico adiante. Em um sistema clássico com mola espiral, o efeito da gravidade devido à massa é um problema dominante. Com o Pendulum Concept, o problema deixa de existir. Não há perda de amplitude e a frequencia do movimento pode ser modulada em um espectro muito grande de freqüências sem sobrecarga do suprimento de energia. O resultado é uma melhora significativa da precisão (divisão do tempo) e do desempenho (acuracidade da frequencia e estabilidade).

O TAG Heuer Pendulum Concept é o primeiro oscilador magnético sem mola espiral capaz de fornecer um torque restaurador comparável àquele de uma espiral: o princípio básico de um escapamento de âncora Suíço permanece inalterado, mas a ausência de massa e, portanto, inércia, permite freqüências bem mais altas. A precisão teórica é significativamente maior, pois é possível oscilar em pequenos ângulos (o princípio elementar da precisão do oscilador) sem alterar o torque de retorno e, o que é especialmente importante, sem causar deformações geométricas.


TAG Heuer Pendulum Concept: 5 anos de esforços de Pesquisa e Desenvolvimento

O projeto do TAG Heuer Pendulum Concept envolveu o trabalho "in-house" dos engenheiros de P&D e dos relojoeiros da TAG Heuer, trabalhando em uma extensa parceria de pesquisa com especialistas em microssistemas do Laboratório Atuadores Integrados (LAI), parte do Instituto de Microtécnica do Instituto de Tecnologia Federal Suíço em Lausanne (EPFL).

Partir do zero exigiu avançada simulação digital juntamente com análise física (mecânica, magnetismo e comportamento térmico). A equipe de P&D da TAG Heuer levou 3 anos de intensiva pesquisa em simulação digital 3D para orientar precisamente a espiral virtual magnética do Pendulum Concept.
Um velho adversário ainda permanece: os magnetos são sensíveis à temperatura. O desafio que a TAG Heuer encara agora é descobrir o equivalente magnético do invar-elinvar, para, de certa maneira, reunir as realizações de Charles Edouard Guillaume às de Christiaan Huygens. Com isto solucionado, o TAG Heuer Pendulum Concept deixará de ser um conceito para se tornar um novo marco na tecnologia do regulador mecânico. Como no caso do V4, isto pode levar anos, mas a TAG Heuer está comprometida em superar o desafio e perseguir a aventura épica do Pendulum.

A TAG Heuer não afirma que o Pendulum Concept tomará o lugar das tradicionais espirais Suíças de alta qualidade nos movimentos mecânicos convencionais, mas sim deseja oferecer uma alternativa "Haute Horlogerie", que poderá levar a edições limitadas "high-end" no futuro, como foi o caso do movimento do Monaco V4 e suas inovações na transmissão.


Tag Heuer Grand Carrera Pendulum Concept: um movimento inovador abrigado em um ícone inspirado no automobilismo

O Grand Carrera é a mais recente encarnação do prestigioso patrimônio da TAG Heuer em esportes automobilísticos e da sua paixão por design de vanguarda e tecnologia. Lançada em 2007 e inspirada nos modernos carros GT, a série foi um grande sucesso, bastante aclamada por entusiastas de relógios e do automobilismo por sua legibilidade sem esforços e sua notável estética.

O design do Grand Carrera Pendulum Concept é fiel aos exclusivos códigos de luxo do Grand Carrera: extremidades polidas e anguladas, garras curvadas e facetadas em ambos os lados da caixa em aço coberta de titânio negro. A abertura do mostrador às 9 horas permite que seja admirada a batida do coração do movimento de vanguarda do Pendulum Concept.

Por dentro e por fora, este é um relógio superlativo, uma nobre extensão da coleção Grand Carrera e uma digna vitrine de um notável avanço na tecnologia relojoeira.

O TAG Heuer Grand Carrera Pendulum Concept abre uma nova e promissora era na relojoaria, com novos movimentos bastante precisos em ainda menores frações do tempo. O efeito sobre o design e as funções de futuros relógios e cronógrafos pode vir a ser enorme - e a TAG Heuer mais uma vez assume uma posição de liderança, muito embora possa levar anos até que ele se torne uma realidade comercial.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS