Publicidade
Home  >  News Voltar

ChopardL.U.C. Turbilhão com Tripla Certificação

22 de setembro de 2011
O novo L.U.C. Turbilhão com Tripla Certificação é o primeiro relógio do mundo a concentrar as três mais prestigiosas certificações relojoeiras: o COSC, o Selo de Genebra e a etiqueta de qualidade da Fundação Fleurier. Um marco que representa um patamar importante em termos de certificação e que a manufatura obtém com uma das complicações mais sensíveis ao uso e ao testes de fiabilidade.


Pioneiro na história da Chopard e também na história da relojoaria, o novo L.U.C. Turbilhão com Tripla Certificação apresenta as três mais prestigiosas distinções do mundo da alta relojoaria suíça: o certificado de cronômetro do COSC, o selo de qualidade de Genebra e a etiqueta de qualidade da Fundação Fleurier. Esta façanha inclui o reconhecimento unânime por parte das entidades que protegem e garantem a excelência relojoeira e cujos nomes e emblemas se encontram dispostos no mostrador deste relógio, um passo sem precedentes para o Selo de Genebra, que até agora tinha sido associado apenas a movimentos não montados nas respectivas caixas.

Um foco na legibilidade

A curvatura sinuosa da caixa em ouro rosa 18 K com 43 mm de diâmetro do L.U.C. Turbilhão com Tripla Certificação abraça uma nova forma curva que fica a partir de agora associada à coleção L.U.C. As garras, polidas e acetinadas, foram totalmente redesenhadas de modo a aumentar o conforto e permitir um equilíbrio estético perfeito. A coroa, gravada com o logotipo L.U.C., aparenta ser mais estreita enquanto mantém toda a sua ergonomia habitual.

Para enfatizar as excelentes qualidades técnicas deste autêntico instrumento de precisão, o mostrador revela também detalhes originais, com preferência à legibilidade: de tons cinza e acabamento granulado para melhor captar a luz, proporciona um contraste notável através dos seus ponteiros rodiados a negro e que representam um estilo personalizado do tradicional tipo "Dauphine". As horas foram marcadas com a aplicação de numerais romanos pretos aplicados, inspirados nos anos 1960, encimados por uma escala de minutos.

O interior da caixa protege o calibre de manufatura Chopard L.U.C. 02-13-L (L.U.C. 1.02QF), o único com quatro tambores de corda sobrepostos e acoplados em série e que garantem uma autonomia de 9 dias completos. Este movimento, que impulsiona os ponteiros das horas e minutos ao centro, inclui indicador de reserva de marcha às 12 horas e pequenos segundos sobre o turbilhão de um minuto visível às 6 horas, movimenta o único relógio que está conforme as mais exigentes certificações da alta relojoaria.

Das três certificações alcançadas pelo mais recente modelo da coleção L.U.C., duas relacionam-se com a precisão e fiabilidade, evidenciadas pelo movimento, e a terceira com a perfeição do relógio como um todo.

Um dos mais elevados padrões da alta relojoaria

Instituído em 1886 por lei cantonal, o Selo de Genebra exige o estrito cumprimento de 12 critérios que abrangem da construção de peças individuais ao acabamento de componentes, em associação com a natureza dos materiais e com a construção e montagem dos movimentos. Estas condições exigem um elevado grau de especialidade, a que apenas algumas manufaturas tem capacidade de ambicionar.

O COSC é a única entidade neutra à qual é permitida atribuir o título de "cronômetro". Uma certificação da qual depende a precisão de um movimento, que é submetido a uma bateria de testes que duram 15 dias completos e que são efetuados em cinco posições distintas e a três temperaturas diferentes. Para obter a certificação de "cronômetro", um movimento terá de ter sido sujeito a uma atenção especial por parte dos relojoeiros durante a sua montagem.

Finalmente, o processo de certificação da Fundação de Qualidade Fleurier é sem dúvida o mais difícil de obter. Além dos teste exigidos pelo COSC, acrescem os definidos pelos procedimentos da Chronofiable, que simulam um uso de seis meses em apenas 21 dias de maneira a atestar a resistência a longo prazo por parte de um movimento, sujeitando-o a esforços como impactos e variações de umidade; tal como o "Fleuritest", que reproduz 24 horas de movimentos sobre o pulso e é desenhado para aferir a fiabilidade de movimentos mecânicos já montados nas suas caixas definitivas.

Apesar do L.U.C. Turbilhão com Tripla Certificação ser uma estreia em termos de reconhecimento oficial, nenhum dos aspectos envolvidos é em si mesmo uma novidade para a Chopard. A manufatura já possui todos os modelos da coleção L.U.C. certificados pelo COSC - com exceção do L.U.C. XP, que não tem indicação de segundos - juntamente com a maioria dos turbilhões.

Um número considerável dos seus movimentos obteve também o Selo de Genebra durante muitos anos. No que se refere à Fundação de Qualidade Fleurier, a Chopard é uma das manufaturas fundadoras, junto a diversos parceiros no Val-de-Travers, região onde está estabelecida a manufatura Chopard, um espaço de última geração dedicado ao desenvolvimento e produção dos modelos L.U.C.

Chopard L.U.C. Turbilhão com tripla certificação - Características técnicas

Caixa:

- Em ouro rosa 18 K, diâmetro de 43 mm, espessura de 11,15 mm
- Coroa de 6,5 mm em ouro rosa 18 K com logotipo L.U.C.
- Fundo transparente, estanque até 50 metros

Movimento:

- Turbilhão de corda manual, L.U.C. 02.13-L (L.U.C. 1.02QF)
- Diâmetro de 29,70 mm, espessura de 6,10 mm
- 33 rubis, frequência de 28.800 aph
- Reserva de marcha de 216 horas (9 dias), 4 tambores de corda, tecnologia Quattro
- Balanço de inércia variável Variner, pontes com Côtes de Genève
- Certificação de cronômetro COSC, Selo de Genebra, Certificado de qualidade da Fundação Fleurier

Mostradores e ponteiros:

- Mostrador cinza granulado com logotipo Selo de Genebra
- Ponteiros de horas, minutos e numerais romanos rodiados em negro
- Ponteiros de horas e reserva de marcha rodiados em negro

Funções e indicações:

- Horas e minutos centrais, pequenos segundos às 6 horas, reserva de marcha às 12 horas

Pulseira e fecho:

- Pulseira em couro de aligátor marrom costurada à mão com linha de cor conhaque, fecho de fivela em ouro rosa 18 K

Refª 161929-5001 em ouro rosa 18 K - limitada a 100 exemplares

BRANDPARTNERS