Publicidade
Home  >  News Voltar

UrwerkUR-1001 "Zeit Device"

22 de dezembro de 2011
A Urwerk apresenta o UR-1001 "Zeit Device"

Instrumentos de medida do tempo sempre marcaram significativas fases da história ao longo de milênios. Seis mil anos atrás, as sombras dos obeliscos na cidade Suméria de Ur revelavam a passagem do sol; dois mil anos atrás, astrônomos da Grécia Antiga usaram o mecanismo de Antikythera para calcular as posições do sol, da lua e dos planetas no céu; e, no século 18, o relógio H4 de John Harrison permitiu a navegação segura e precisa pelos mares.



A Urwerk é uma marca de alta relojoaria independente reconhecida pela busca de formas inovadoras de se mostrar a passagem do tempo, com projetos que desafiam os princípios tradicionais da relojoaria.

Suas complicações podem parecer estranhas e mesmo incompreensíveis à primeira vista, mas esta impressão tende a se converter em completo deslumbre quando são mais detidamente analisadas.

Com o novo o UR-1001 "Zeit Device", o primeiro relógio de bolso criado pela marca, a Urwerk tem a ambiciosa proposta de enriquecer o século 21 com seu próprio instrumento de medida do tempo - ou "Zeit" em Alemão - definidor de uma época.


Um dispositivo de Tempo

Em nossas vidas aceleradas geralmente descrevemos o tempo como "passageiro" e nossos relógios refletem esta percepção ao medirem intervalos de tempo relativamente pequenos - por escalas geológicas ou astronômicas - ou seja, segundos, minutos e horas. Poucos relógios têm uma visão de mais longo prazo e registram dias, meses e anos, alguns os anos bissextos.

Mas, raramente relógios fazem justiça a um universo medido em bilhões de anos - como um verdadeiro dispositivo de Tempo - um "Zeit Device" - deveria fazer.

O UR-1001 é um verdadeiro dispositivo de Tempo: ele é um grande complicação que tanto mede quanto quantifica a era em sua integralidade, de um solitário segundo a um milênio astronômico.

Mostrando força a partir de uma caixa que parece esculpida a partir de um bloco de metal sólido, o UR-1001 marca a passagem do tempo em segundos, minutos, horas, dia/noite, data, mês, anos, 100 anos e todo o caminho para monumentais 1.000 anos!

O Zeit Device abriga uma constelação de indicações, incluindo satélites orbitais e um ponteiro retrógrado voador como um cometa. Mostradores, molas, satélites, carrosséis e a mola da espiral retrógrada foram todos manufaturados "in-house" pela Urwerk, assim como a maioria dos componentes das complicações e indicações do "Zeit Device".

O UR-1001 é uma edição limitada de 8 peças em aço tratado com AlTiN com elementos de titânio.


UR-1001 Zeit Device - Raison d'être

A razão de existir do UR-1001, nas palavras de Felix Baumgartner, cofundador e relojoeiro-chefe da Urwerk:

"A jornada de tornar-me um relojoeiro teve início ainda criança no atelier de meu pai, repleto de relógios antigos que ele restaurava e colecionava. Aquele era meu "playground" favorito e eu adorava estar entre aqueles grandes objetos de madeira com suas rodas giratórias, escapamentos pulsantes e a música dos gongos, então foi natural que eu me tornasse um relojoeiro.

Fazem 15 anos que meu amigo Martin Frei e eu criamos a Urwerk, nosso próprio "playground" horológico, no qual temos desenvolvido novos - tanto técnica como visualmente - métodos de indicar o tempo.

Até hoje sempre fomos limitados pelo tamanho de um relógio de pulso. Contudo, agora, com o Zeit Device, nos permitimos uma "carta branca" e criamos um playground maior para nossa imaginação... e então o preenchemos com todas nossas complicações e indicações".


As complicações do UR-1001 em detalhe


1) O lado do mostrador

- Complicação da hora satélite

A hora satélite do Zeit Device é um projeto "flutuante" no qual não há uma ponte superior apoiando o carrossel. O mecanismo exibe apenas um apoio inferior, o que permite uma máxima visualização da complicação do satélite de horas e dos minutos retrógrados.

A complicação compreende um carrossel giratório central que apoia três satélites de horas, com cada satélite cúbico marcado com quatro numerais de horas em suas quatro faces.

Conforme o carrossel gira, os satélites que não mostram a hora giram sobre seus eixos verticais de forma que seu numeral superior tenha a nova hora pronta para substituir a antiga. Horas e minutos podem ser ajustados para trás sem afetar as funções de calendário.

- Ponteiro de minutos retrógrados

O ponteiro de minutos retrógrados é fixado a uma mola em anel ao redor da circunferência da complicação de satélite. Este anel é empurrado ao longo de um trilho-guia pelo satélite de horas. Uma mola em pescoço de cisne em cada braço do carrossel engata duas cames em estrela coaxiais que deslizam ao longo do trilho-guia que conduz o ponteiro de minutos.

Quando o ponteiro de minutos chega ao fim do trilho aos 60 minutos, as cames-estrela retornam para liberar o ponteiro de minutos, que salta de volta a zero no início da escala para se encontrar com a próxima hora satélite.

Uma pequena barra de platina sobre a mola anel age como um contrapeso do ponteiro de minutos. Um dispositivo de segurança assegura que ele não possa girar mais que 63 minutos, mesmo no caso de um choque.

- Indicador dia e noite e reserva de marcha

O indicador dia e noite é um disco giratório marcado com SuperLuminova negra para a noite, rutênio acetinado branco para o dia e um listrado para o amanhecer/crepúsculo. Embora útil por si só, o indicador dia e noite ganha importância quando se ajusta o mecanismo de calendário, de forma a assegurar que a data mude à meia-noite ao invés de ao meio-dia.

O indicador de reserva de marcha monitora a quantidade de energia da mola principal até 39 horas e exibe uma zona de alerta em vermelho para lembrar ao seu dono a necessidade de "reabastecimento" do "Zeit Device".

- Calendário satélite giratório

O calendário satélite giratório é uma original - tanto técnica quanto graficamente - complicação de calendário completamente desenvolvida "in-house" pela Urwerk. Visualmente ele está na mesma família da complicação da hora satélite, com meses e data substituindo horas e minutos retrógrados.

Contudo, enquanto as horas giram ao longo dos minutos com imutável regularidade de 60 minutos, o mês automaticamente ajusta a última data na complicação do calendário de acordo com a duração de 30 ou 31 dias.

Felix Baumgartner revela como o mecanismo trabalha: "Ao final dos meses de 30 dias - Abril, Junho, Setembro e Novembro - a data avança automaticamente para o primeiro dia do mês seguinte. Para tanto, a roda de data tem 93 dentes e gira em três meses levando o carrossel de três braços. Montadas sobre a roda de data estão três cruzes de Malta, cada uma delas correspondendo a um satélite de quatro meses no lado oposto da roda de data. No final dos meses curtos, um dedo sobre a cruz de Malta intervêm para fazer a roda de data avançar dois dias até o próximo mês."


2) O lado de trás de mostrador

Virando-se o UR-1001 e levantando-se a tampa protetora, é revelado um universo alternativo de indicações de escalas de tempo mais longas do que aquelas da frente. A característica dominante entre as indicações do fundo é o verso da complicação da hora satélite e do mecanismo de minutos retrógrados, com sua superfície escura realçada por brilhantes rubis.

Os "Oil Change", de 100 e 1000 anos, são indicações de longo prazo sob uma tampa protetora no fundo do "Zeit Device" e são conduzidos pela operação do movimento.

- O indicador "Oil Change"

O mais curto intervalo de tempo medido no fundo é o indicador de 5 anos de "troca de óleo" no centro à direita, que alerta o dono quando uma manutenção é devida após três anos, quando o mostrador muda de branco (anos um a três) para vermelho (anos três a cinco). Este contador volta a zero quando o relógio recebe manutenção.

- O indicador de 100 anos

O indicador de 100 anos avança em incrementos de 5 anos e atua como o hodômetro de um carro. Enquanto o hodômetro totaliza a distância total percorrida pelo veículo, os indicadores de 100 e 1000 anos do UR-1001 registram o tempo total de funcionamento do movimento.

- O indicador de 1000 anos

Quando o ponteiro atinge a marca de 100 anos, o pequeno ponteiro na parte inferior do indicador de 1000 anos dá um pequeno - pequeno para o Zeit Device, mas gigantesco para a humanidade - salto de 100 anos acima em sua quase imperceptível, mas deliberada jornada a um novo milênio.


A caixa

A caixa do UR-1001 é feita de aço revestido em AlTiN. AlTiN - Nitreto de Alumínio Titânio - é um tratamento industrial de superfície originalmente desenvolvido para reduzir o desgaste de ferramentas de corte.

As mesmas propriedades que fazem do AlTiN excelente para aplicações industriais, a resistência melhorada contra a oxidação e a dureza, ao lado de sua cor preta semi-fosca, fazem dele um revestimento "high-tech" ideal para proteger o Zeit Device.

Martin Frei, cofundador da Urwerk e designer-chefe, explica: "Para assegurar que o UR-1001 fosse tanto agradável de pegar quanto confortável ao se usar, utilizei um bloco de madeira esculpido que moldei e modifiquei ao longo de meses. O modelo apenas tomou forma em metal quando eu estava 100 por cento certo de que a forma tridimensional funcionava tanto tátil quanto visualmente".


Um acabamento refinado

O refinado acabamento e a decoração da caixa, mostradores e componentes do Zeit Device, são uma harmoniosa união do contemporâneo e do tradicional, ecoando o espírito Urwerk de uma relojoaria do século 21 com uma sólida base do melhor da relojoaria tradicional.

Linhas circulares gravadas no topo da caixa atentam ao fato de que a forma da caixa do "Zeit Device" é na verdade um círculo com os lados cortados. O "guilloché" padrão "Clous de Paris" sobre o mostrador fornece tanto uma rica textura como um agradável contraste com as superfícies planas das indicações.

Os satélites e seus ponteiros apresentam chanfros cortados a diamante que refletem a luz durante o dia, enquanto a SuperLuminova branca incorporada assegura a legibilidade da hora à noite. Superfícies com guilloché Clous de Paris continuam no verso do relógio e, em uma dica da "casa" da Urwerk, "Côtes de Genève" decoram as seções da ponte que apoia a base da complicação da hora satélite.


O ARCAP

A Urwerk é uma das poucas marcas relojoeiras - senão a única - a fazer extenso uso do ARCAP em seus relógios. As ligas ARCAP são um grupo proprietário de ligas que não contêm ferro e assim são amagnéticas. Elas possuem muito alta resistência à tração, à oxidação (ao contrário do latão comumente usado, que deve ser revestido), à corrosão química e são estáveis sob mudanças de temperatura.

E, comparado ao latão, o ARCAP é mais estável quando usinado e não mantém tensão, o que o torna capaz de ser usinado com mais alta precisão. As vantagens do ARCAP têm o seu preço e ele desgasta as ferramentas de usinagem 5 vezes mais rápido que o latão. No UR-1001, as platinas, carrosséis, satélites, mostradores, pontes, mola retrógrada espiral e molas retrógradas em "u" são todos feitos em ARCAP.


Um estojo com "winder"

O estojo com "winder" do "Zeit Device" é de nogueira sólida polida com forro de couro de búfalo. A caixa pode ser disposta sobre um móvel com o relógio firmemente fixado (encaixado) com o lado do mostrador em uma posição vertical.

A cada 10 ou 15 minutos - o intervalo é ajustável de acordo com a necessidade maior ou menor de corda - o Zeit Device é girado 185° e lentamente volta à posição de descanso, fazendo com que o rotor carregue a mola principal. Manter o "Zeit Device" carregado dessa forma minimiza a necessidade de se reajustar as funções do calendário após o mecanismo ter permanecido parado.


UR-1001, um relógio muito exclusivo

Apenas 8 unidades do UR-1001 serão produzidas, o que fará com que muito poucos possam apreciar a mais nova ousadia criativa da Urwerk em seu primeiro relógio de bolso.

Seu mecanismo, o calibre UR-10.01, possui 51 rubis e utiliza o tradicional escape de âncora Suíço, com espiral plana oscilando a uma frequência de 28.800 aph (4Hz). A reserva de marcha de 39 horas é armazenada em uma mola principal carregada por um rotor de forma unidirecional.

Sua caixa tem dimensões de 106 x 62 x 23 mm e é resistente a uma pressão de 3 atmosferas.


O preço de venda é de 340.000 Francos Suíços, não incluídos os impostos.



Publicado originalmente na Revista Pulso no. 77, Novembro/2011
 
UR-1001 ?Zeit Device?
Visão do fundo do UR-1001
Visão frontal do UR-1001
Visão explodida do calibre UR-10.01
O calendário satélite giratório
Hora satélite, minutos retrógrados e indicador dia/noite
Reserva de marcha
O indicador ?Oil Change?, indicadores de 100 e 1000 anos
Detalhe do verso e tampa
Detalhe do mecanismo de calendário
Felix Baumgartner
Martin Frei

NotíciasRelacionadas

25 de janeiro de 2023
29 de novembro de 2022
08 de setembro de 2022

BRANDPARTNERS