Publicidade
Home  >  News Voltar

A. Lange & Söhne - SIHH 20131815 Rattrapante Calendário Perpétuo

06 de março de 2013
O 1815 Rattrapante Calendário Perpétuo, apresentado pela A. Lange & Söhne no SIHH 2013, constitui-se em uma rara associação de complicações muito apreciadas pelos apreciadores da mais alta relojoaria.



O oitavo calibre de cronógrafo da A. Lange & Söhne demonstra uma vez mais a extraordinária competência da marca neste exigente campo que é a relojoaria de precisão.

Com efeito, reunindo cronógrafo com rattrapante, calendário perpétuo, fases da Lua e indicação da reserva de marcha, este calibre exibe mais complicações relojoeiras do que à primeira vista deixa supor o mostrador de perfeita disposição.


Cronógrafo com rattrapante

Desde a apresentação do Datograph, em 1999, a tradicional manufatura vem buscando novos aperfeiçoamentos na fabricação dos mais refinados cronógrafos, com um total de sete mecanismos próprios, entre os quais, como autênticas referências, cabe citar o Double Split e o Tourbograph "Pour le Mérite".

O 1815 Rattrapante Calendário Perpétuo representa uma digna continuação desta bem-sucedida série, ao fazer parte da privilegiada classe de cronógrafos com função rattrapante.

Um botão na altura das 10 horas aciona o correspondente mecanismo de rattrapante, que pode ser visto através do fundo de safira e é considerado como um dos mais fascinantes em um movimento de relógio.

O processo de cronometragem de tempos finais ou intermédios é feito de forma clássica e precisa por meio de duas rodas de colunas. Com a ajuda do par de ponteiros centrais, o ponteiro do cronógrafo e o ponteiro de rattrapante, podem ser cronometrados tantos tempos intermédios quanto se deseje dentro de um intervalo de tempo de um minuto.

Na altura das 12 horas se encontram as indicações destinadas ao totalizador de minutos e a reserva de marcha. O ponteiro mais longo de aço azulado nos indica o total de minutos cronometrados. O ponteiro mais curto de ouro, situado dentro do círculo interior, indica por sua vez quando chega a hora de fornecer mais energia ao mecanismo, dando-lhe corda por meio da coroa.


Calendário Perpétuo

Do total de 636 componentes do novo calibre de manufatura L101.1, mais de 100 correspondem ao mecanismo do calendário perpétuo. Ele leva em conta não apenas as diferentes durações dos meses ao longo de cada ano normal, mas também de cada ano bissexto até o ano 2100. Segundo o calendário gregoriano este ano não será bissexto, o que, pela primeira vez, exigirá uma correção manual do calendário. Esta norma também é aplicável para o ano secular seguinte, 2200.

As outras indicações do calendário, combinadas em pares, estão situadas na altura das 9 e na altura das 3 horas. O mostrador auxiliar à esquerda indica a data e o dia da semana; o da direita, o mês e o ano bissexto.

Sob os pequenos segundos na altura das 6 horas, o disco da Lua em ouro reproduz o período orbital de nosso satélite natural de modo preciso, exigindo correção de um dia a cada 122 anos.


Homenagem ao relógio de bolso

Numerais arábicos, minuteria "chemin-de-fer", ponteiros de ouro e azulados, assim como quatro mostradores auxiliares redondos dispostos na forma de trevo, compõem o desenho do 1815 Rattrapante Calendário Perpétuo.

É o estilo clássico característico da família de relógios 1815, que faz referência à grande tradição de relógios de bolso da A. Lange & Söhne. A elegante caixa de platina ou de ouro vermelho, com um diâmetro de 41,9 milímetros, completa a notável presença desta obra-prima relojoeira.



1815 Rattrapante Calendário Perpétuo - Características técnicas


Mecanismo

Calibre de manufatura Lange L101.1, corda manual, decorado e montado à mão. Regulação de precisão em cinco posições, platinas e pontes de alpaca natural, ponte do balanço gravada à mão
636 peças, 43 rubis
4 chatons de ouro parafusados
Diâmetro de 32,6 milímetros, altura de 9,1 milímetros
Escape de âncora
Balanço com antichoque e parafusos, espiral de fabricação própria, frequência de 21.600 alternâncias por hora, ajuste de precisão com parafuso de ajuste lateral e mola em forma de pescoço de cisne
Reserva de marcha de 42 horas com corda total


Funções

Indicação de horas, minutos e pequenos segundos com função de parada; cronógrafo com rattrapante e totalizador de minutos, calendário perpétuo com data, dia da semana, mês, fase da Lua e ano bissexto, indicação da reserva de marcha


Elementos de manipulação

Coroa para dar corda ao relógio e ajustar a hora; dois pulsadores do cronógrafo, um botão para acionar o mecanismo de rattrapante, corretores para ajuste da data, dia da semana, mês e fase da Lua


Dimensões da caixa

Diâmetro de 41,9 milímetros, altura de 14,7 milímetros
Cristal e fundo transparente em safira (dureza 9)



Referências


421.025

Caixa de platina
Mostrador em prata maciça, prateada
Ponteiros em ouro rodiado; horas, minutos, totalizadores de minutos e rattrapante em aço azulado; ponteiro do cronógrafo em aço revestido em ouro
Pulseira de couro de crocodilo costurada à mão, preta
Fecho de báscula Lange em platina


421.032

Caixa de ouro vermelho
Mostrador em prata maciça, prateada
Ponteiros em ouro vermelho; totalizadores de minutos e rattrapante em aço azulado; ponteiro do cronógrafo de aço revestido em ouro
Pulseira de couro de crocodilo costurada à mão, marrom
Fecho de báscula Lange em ouro vermelho



Preço

Ouro rosa: USD 189,000
Platina: USD 213,000
 
(Imagens divulgação)
(Fotos por Carlos E. Tiburcio Ramos)

NotíciasRelacionadas

24 de maio de 2021
13 de janeiro de 2020

BRANDPARTNERS