Publicidade
Home  >  News Voltar

Girard-Perregaux - Baselworld 20131966 Cronógrafo Integrado

14 de maio de 2013
A Girard-Perregaux apresentou em Baselworld 2013 um novo membro da família 3000, o movimento de manufatura calibre 3800-001, um cronógrafo integrado com roda de colunas a corda manual, abrigado em uma elegante caixa da coleção 1966.


O cronógrafo na história da Girard-Perregaux

O ancestral do cronógrafo moderno, com ponteiro central de segundos e funções de início/parada/volta a zero, foi inventado em 1862 por Adolphe Nicole, relojoeiro Suíço estabelecido em Londres.

Constant Girard-Perregaux interessou-se imediatamente por este tipo de relógio, incluindo melhorias ou complicações. Em 1880, por exemplo, criou um cronógrafo com ponteiro rattrapante e segundeiro fulminante e, nove anos mais tarde, desenvolveu um modelo com ponteiro rattrapante, repetição de minutos e calendário perpétuo.

Além disso, ao longo de sua história, a Girard-Perregaux criou uma grande variedade de "doctor's watches" dotados de pulsômetro, de bolso e de pulso.

Os cronógrafos Girard-Perregaux eram utilizados por médicos, cientistas e industriais, como o Conde de Zeppelin, que os usou para medir seus testes aeronáuticos no início do século XX. A marca e o cronógrafo mantém uma relação forte e duradoura, e a tradição continua com a nova criação.


O calibre GP 03800

O calibre GP 03800, novo membro da família 3000, lançada em 1994, e fruto de 5 anos de trabalho de pesquisa, é um movimento de cronógrafo clássico com roda de colunas no lado das pontes, com 312 componentes. Possui um diâmetro de 25,60 mm (11 ½ linhas) e uma surpreendente altura de 5,40 mm. Com 31 rubis, seu balanço de inércia variável Microvar oscila a 28.800 aph. O pequeno segundeiro está situado às 9 horas.

A indicação das funções do cronógrafo inclui um ponteiro de segundos central e um contador de minutos instantâneo, ou seja, o ponteiro salta de minuto em minuto em uma fração de segundo, fazendo com que a leitura seja mais fácil que em um relógio com mecanismo contínuo.

Evidentemente, a alma deste cronógrafo integrado é a roda de colunas equipada com embreagem lateral. Além disso, possui uma alavanca de auxílio ao martelo que permite armar mais ou menos fortemente o braço do martelo com um excêntrico, de modo a posicionar com precisão o martelo na came coração dos minutos.

Particular atenção foi dispensada aos acabamentos: as pontes são anguladas e possuem decoração "Côtes de Genève", as peças de aço, também anguladas, possuem tratamento "traits tirés" e as rodas são perladas. Os excêntricos são deliberadamente azulados, suavizando o desenho do movimento e permitindo que o relojoeiro identifique facilmente os ajustes possíveis.


O novo cronógrafo 1966

A coleção 1966, digna herdeira do estilo sóbrio e depurado da Girard-Perregaux, foi a escolhida para receber o calibre GP 03800. O cronógrafo Girard-Perregaux 1966, associação de experiência técnica e discreta elegância com o fim de se aproximar à perfeição, constitui uma mostra do saber-fazer global da Manufatura.

Ele foi elaborado em ouro rosa, possui um diâmetro de 40 mm e uma altura de 11,25 mm, com um acabamento polido. Evidentemente exibe dois cristais de safira antirreflexos, um convexo sobre o mostrador e um plano no fundo.

A caixa é estanque até 30 metros. Este cronógrafo está disponível com dois mostradores: prateado opalino ou antracito, dotados de índices em relevo da mesma cor da caixa e minuteria do tipo "trilho de trem".

A escala taquimétrica, integrada em uma zona de contraste, acentua seu estilo, assim como o pequeno segundeiro e o contador de minutos do cronógrafo. Os ponteiros são diamantados. Situada às 6 horas, uma janela em relevo indica a data.


1966 Cronógrafo integrado com roda de colunas - Características técnicas

Caixa
Em ouro rosa, diâmetro de 40,00 mm
Vidro de safira antirreflexos (convexo)
Fundo em safira antirreflexos, estanque a 30 metros

Movimento
Girard-Perregaux Calibre GP03800-0001
Cronógrafo com roda de colunas, corda manual
Diâmetro de 11 ½''', frequência de 28.800 aph (4 Hz)
Reserva de marcha de 58 horas
312 componentes, 31 rubis
Balanço Microvar de inércia variável
Funções de horas, minutos, data, cronógrafo com roda de colunas, ponteiro de cronógrafo, contador de 30 minutos instantâneo e pequenos segundos

Pulseira
Couro de aligátor costurada à mão, fecho de báscula em ouro rosa

Referências

49529-52-131-BABA (mostrador prateado - pulseira preta)
49529-52-231-BA6A (mostrador antracito - pulseira marrom)



O balanço de inércia variável Girard-Perregaux Microvar

Fruto das pesquisas da Girard-Perregaux no âmbito da cronometria, o balanço Microvar combina o aro com seis parafusos ajustáveis e dois excêntricos, utilizados para equilibrar o balanço e para o ajuste fino da marcha do movimento, respectivamente. Graças a este dispositivo exclusivo, o movimento oferece uma maior precisão e um ajuste mais estável.
 

NotíciasRelacionadas

11 de março de 2022
05 de agosto de 2020
18 de fevereiro de 2019

BRANDPARTNERS