Publicidade
Home  >  News Voltar

Rolex - Baselworld 2013Novo GMT-Master II

04 de junho de 2013
Em Baselworld 2013 a Rolex apresentou uma nova versão do seu clássico GMT-Master II com um aro giratório dotado, pela primeira vez, de um disco em cerâmica Cerachrom azul e preta.





Quando a Pan American World Airways realizou seu primeiro voo intercontinental non-stop entre Nova Iorque e Moscou, em 1959, o relógio utilizado pela tripulação para navegação era um Rolex GMT-Master.

Exibindo simultaneamente dois fusos horários de maneira bastante legível, o GMT-Master tornou-se o relógio oficial da Pan Am, uma das companhias aéreas mais emblemáticas dos anos dourados da aviação civil. Ele tornou-se um importante instrumento para seus pilotos na cabine do avião.


Aro Cerachrom bicolor exclusivo

Proeza tecnológica e estética, o novo disco Cerachrom bicolor é obtido através de um procedimento desenvolvido e patenteado pela Rolex, que permite que este componente cerâmico com duas cores distintas seja produzido em uma única peça.

Ele é uma releitura do aro de duas tonalidades dos modelos originais GMT-Master e GMT-Master II. O disco Cerachrom, introduzido em 2005, possui diversas vantagens: praticamente não risca, é altamente resistente à corrosão e insensível aos efeitos dos raios ultravioletas que descolorem.

Sua superfície polida com diamante apresenta um brilho inalterável. A graduação de 24 horas gravada na cerâmica é recoberta com uma fina camada de platina por deposição PVD (Physical Vapor Deposition).


A caixa Oyster, símbolo de estanqueidade e robustez

A caixa Oyster de 40 mm do GMT-Master II, com estanqueidade garantida até 100 metros, é um exemplo de robustez, equilíbrio e elegância. A carrura, de formato distinto, é forjada de um bloco de aço maciço 904L particularmente resistente à corrosão. O fundo com caneluras é rosqueado hermeticamente graças a uma ferramenta especial própria dos relojoeiros Rolex.

A coroa, equipada por um sistema patenteado de tripla estanqueidade Triplock e dotada de protetores forjados na carrura, é firmemente rosqueada à caixa. O vidro, ao qual se sobrepõe a lente de aumento Ciclope às 3 horas para melhorar a leitura da data, é de safira praticamente à prova de arranhões. Totalmente estanque, a caixa Oyster do GMT-Master II protege assim seu mecanismo de alta precisão de maneira eficaz.


O calibre 3186

O GMT-Master II é equipado com o calibre 3186, um mecanismo mecânico de corda automática com exibição da data e do segundo fuso horário inteiramente desenvolvido e manufaturado pela Rolex. Como todos os mecanismos Perpetual da Rolex, o calibre 3186 tem o certificado de Cronômetro Suíço, título reservado aos relógios de precisão superior aprovados nos testes do Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC).

Sua concepção e qualidade de fabricação garantem precisão e confiabilidade excepcionais. O oscilador, verdadeiro coração do relógio, inclui uma espiral Parachrom azul patenteada e fabricada pela Rolex em liga exclusiva. Imune a campos magnéticos, a espiral apresenta grande estabilidade quando submetida a variações de temperatura e é muito mais precisa que uma espiral tradicional em caso de impactos.


Pulseira maciça e fecho de segurança

O novo GMT-Master II é equipado de uma pulseira Oyster com elos maciços em aço 904L e fecho de segurança Oysterlock que impede aberturas acidentais. Essa pulseira também dispõe do elo de extensão rápida Easylink, sistema engenhoso patenteado pela Rolex que permite ajustar facilmente cerca de 5 mm o comprimento da pulseira, para maior conforto em toda e qualquer circunstância.


Rolex Oyster Perpetual GMT-Master II - Dados técnicos

Referência (caixa - pulseira): 116710BLNR - 78200

Mecanismo
Calibre 3186, manufatura Rolex, mecânico de corda automática bidirecional, certificado COSC
Funções de horas, minutos e segundos no centro, exibição 24 horas com ponteiro suplementar, segundo fuso horário por ajuste rápido e independente do ponteiro das horas, data instantânea às 3 horas
Parada de segundos para ajuste preciso da hora
Frequência de 28.800 alternâncias por hora (4 Hz), espiral Parachrom azul paramagnética com curva terminal Breguet, balanço com momento de inércia variável, ajuste de alta precisão por meio de quatro parafusos Microstella de ouro
Ponte do balanço transversal, 31 rubis, reserva de marcha de cerca de 48 horas

Caixa
Tipo Oyster (carrura monobloco com fundo e coroa rosqueados), 40 mm de diâmetro
Em aço inoxidável 904L, acabamento acetinado e polido, fundo rosqueado com caneluras Rolex
Aro giratório bidirecional graduado de 24 horas, com disco de cerâmica Cerachrom bicolor azul e preto, numerais e graduações gravados e preenchidos com platina PVD
Coroa rosqueada com sistema de tripla estanqueidade Triplock, protetores forjados na carrura
Vidro de safira à prova de arranhões
Lente de aumento Ciclope (2,5x) sobre a data, tratamento antirreflexo duplo
Estanque a 100 metros

Mostrador
Preto laqueado, marcadores de horas com apliques Chromalight de alta legibilidade (luminescência de longa duração) de ouro branco 18 quilates
Ponteiros Chromalight de ouro branco 18 quilates, ponteiro 24 horas azul

Pulseira
Tipo Oyster (três fileiras), elos maciços, em aço inoxidável 904L, elos centrais polidos, elos externos com acabamento acetinado e bordas polidas
Fecho Oysterlock, de báscula com sistema Easylink com extensão rápida de 5 mm
 
(Foto Angelo Tiburcio)

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS