Publicidade
Home  >  News Voltar

MB&F e L'Epée - Baselworld 2015Melchior

30 de março de 2015
A MB&F celebra em 2015 os 10 anos de sua fundação. Para comemorar, o laboratório horológico, com sede em Genebra, apresentará uma série de criações especiais ao longo do ano com o lema "Um adulto criativo é uma criança que sobreviveu". A primeira obra, Melchior, foi desenhada em conjunto com a L'Epée 1839.



Melchior é um impressionante robô inspirado nos sonhos de infância de Max Büsser que também abriga um relógio de mesa, composto por 480 peças com impecável acabamento.


De fato, com sua elegante armadura de aço e latão, o enigmático brilho nos olhos, seu cérebro animado e seus braços articulados e musculosos - o direito armado com um lança-foguetes e o esquerdo com uma metralhadora, Melchior é o amigo robô que todos gostariam de ter para acabar com Darth Vader. Mas, ao observá-lo mais de perto, constatamos que Melchior é um majestoso relógio de mesa com horas saltantes, minutos contínuos, segundos duplos retrógrados e uma reserva de marcha de quarenta dias. Tudo conforme a relojoaria clássica mais refinada.


Concebido e desenvolvido pela MB&F e desenhado pela L'Epée 1839, o único fabricante especializado em alta relojoaria de mesa da Suíça, Melchior nasceu das recordações da infância de Maximilian Büsser, quando imaginava um amigo robô.

Batizado "Melchior" por uma tradição familiar, Büsser desenvolveu o conceito com o desenhista Xin Wang. Para ele, selecionaram um movimento L'Epée de alta gama para a cabeça e o torso mecânico de um robô. As horas saltantes e os minutos contínuos do torso de Melchior podem ser vistos através de discos decorados com os numerais emblemáticos da MB&F e com ponteiros incorporados na couraça, enquanto que o mostrador do abdômen do robô faz as vezes de indicador de reserva de marcha.


A ação retrógrada dos olhos de Melchior está marcada por intervalos de vinte segundos. A combinação de dutos de ventilação fixos e discos giratórios, ambos com motivos radiais em hélice, dá a sensação de que Melchior abre e fecha seus olhos em um movimento com reminiscências humanas.

Com seu movimento sutil e complexa estrutura, visíveis através da cúpula polida de cristal, o regulador confere ainda mais movimento ao conjunto. Se a cúpula protetora atua como o crânio, o regulador representa o cérebro de Melchior em funcionamento.


A parte superior dos braços de aço gira enquanto os antebraços se elevam ou abaixam para apontar o lança-foguetes e destruir os vilões. Em mais um toque de sofisticação, a metralhadora se solta para converter-se em um mecanismo de ajuste que também dá corda ao movimento.

Melchior é uma edição limitada de 99 exemplares e está disponível em duas versões: uma monocromática, "luz", e outra em dois tons, "luz e escuridão", com componentes com tratamento em PVD negro.


Melchior é composto por 480 peças, que, com exceção dos cinquenta rubis do movimento, foram desenhadas e acabadas nas oficinas da L'Epée. São 334 peças para o movimento e 146 para o robô, muitas criadas especificamente para ele.

"A L'Epée possui uma equipe excepcional. É um verdadeiro prazer trabalhar com eles", diz Max Büsser. "Sempre se superam, por mais original ou exigente que seja o desenho".


Para o CEO da L'Epée, Arnaud Nicolas, o sentimento é mútuo. "Foi um prazer criar Melchior com a MB&F", declara. "Ele é muito mais que um relógio de mesa, é uma escultura em movimento para eternas crianças que inclui numerosos detalhes, do tipo que adoramos fabricar na L'Epée. Foi um desafio técnico muito estimulante".

Em geral, os robôs da ficção recebem acrônimos ou números de referência, como HAL 9000, C-3PO ou K-9. Mas Max Büsser quis chamá-lo de "Melchior". Mas qual por qual razão?


Segundo Max, "na família Büsser, durante mais de cinco séculos, desde 1400, os filhos mais velhos foram chamados de Melchior ou Balthazar, alternadamente. Meu avô se chamava Melchior e o odiava, de forma que todo mundo o chamava de Max, assim como me chamaram. Ele não suportava Melchior e Balthazar a ponto de por fim a uma tradição de cinco séculos chamando meu pai de Mário e, como mudam as coisas, cem anos mais tarde, me apaixono pelo nome Melchior..."



MB&F & L'Epée 1839 - Melchior - Ficha técnica

Movimento
Movimento desenhado e manufaturado pela L'Epée
Frequência 18.000 aph (2,5 Hz), 5 tambores em série, 40 dias de reserva de marcha
334 Componentes, 50 rubis, Incabloc, em latão revestido de paládio
Mecanismo a corda manual com chave quadrada de fundo duplo que ajusta a hora e dá corda ao movimento
Acabamento com "Côtes de Genève", chanfrado, polido, jateado, acetinado vertical e circular

Indicações
Horas saltantes e minutos contínuos: dois discos no peito de Melchior. O primeiro revela as horas enquanto o segundo, os minutos, com os numerais emblemáticos da MB&F
Segundos retrógrados com discos que marcam intervalos de vinte segundos atrás de uma máscara de aço
Indicador de reserva de marcha no abdômen que permite ver facilmente a energia restante

Corpo e armadura de Melchior
Dimensões: 30,3 x 21,7 x 1,2 cm, peso 6,3 kg, 146 componentes

Cabeça
Cúpula de cristal polido parafusado por um aro polido de latão banhado em paládio
Segundos retrógrados em aço, placa do movimento em latão banhado em paládio

Torso
Couraça (com os ponteiros de horas e minutos) em latão banhado em paládio
Abdômen (com indicador de reserva de marcha) em aço
Caixa torácica e coluna vertebral (placa esqueletizada) em latão banhado em paládio

Pernas
Pélvis, coxas, canelas e pés em aço
Quadris (barras centrais prolongadas até a pélvis) em aço

Ombros e braços
Ombros, parte superior e soquetes da parte inferior do braço em aço com um imã na cavidade do braço esquerdo
Antebraço direito: foguete parafuso com corpo em latão cromado e míssil em aço
Antebraço esquerdo: metralhadora e mecanismo desmontável de corda em aço com latão banhado em paládio

Preço
Melchior será vendido a um preço de 35.000 Francos Suíços
 

NotíciasRelacionadas

27 de fevereiro de 2023
30 de novembro de 2022
05 de setembro de 2022
15 de junho de 2022
Publicidade

BRANDPARTNERS