Publicidade
Home  >  News Voltar

Antoine PreziusoTurbilhão dos Turbilhões

15 de julho de 2015
O excepcional Turbilhão dos Turbilhões é a mais recente criação de Antoine Preziuso, um talentoso mestre relojoeiro genebrino membro da AHCI, a prestigiosa Academia Horológica dos Criadores Independentes.



Durante o salão Baselworld tivemos um encontro com Preziuso no estande da AHCI e o privilégio no colocar no pulso o espetacular relógio. Foi uma grande emoção testemunhar a paixão com que ele descreve sua criação e narra a sua carreira na relojoaria, assim como o envolvimento de sua família.


Materialização de um projeto acalentado por Antoine Preziuso há mais de 10 anos, este novo relógio foi concebido, desenhado e produzido por Antoine em colaboração com seu filho Florian. Ele combina rigor e perfeição técnica a um design exuberante e é protegido por três patentes internacionais.


O nada modesto nome de Turbilhão dos Turbilhões é uma referência ao fato de Preziuso considerar este modelo o ápice de sua produção de movimentos com o regulador turbilhão, uma de suas grandes especialidades e que vem sendo aperfeiçoado desde o Tourbillon Universal, criado por ele em 1992.


Relojoeiros têm continuamente buscado aperfeiçoar o turbilhão, especialmente com a melhoria de seu sistema de rotação. O turbilhão é um notável feito relojoeiro, e uma complicação visível que nunca perde o fascínio. Esta pequena gaiola, girando como um planeta (no século XVIII, a palavra "turbilhão" referia-se ao movimento das estrelas), permite ao mostrador exibir uma série de efeitos geométricos e de transparência.


O modelo foi objeto de reflexão e pesquisa por Antoine e Florian Preziuso nos últimos anos. Segundo Antoine, o grande desafio era o desenvolvimento de um sistema capaz de conectar um número ímpar de reguladores, algo muito mais complexo que em um sistema com dois ou mesmo quatro turbilhões.

O projeto do Turbilhão dos Turbilhões já existia há mais de dez anos, mas somente pôde ser materializado graças ao trabalho de seu filho Florian, que nos últimos três anos dedicou-se ao desenvolvimento de um diferencial inédito, que conta com um rolamento de 1,6 mm de diâmetro, com esferas de aço do diâmetro semelhante ao de um fio de cabelo.


O resultado de todo este esforço conjunto é o Turbilhão dos Turbilhões, relógio que exibe uma complicação que incorpora um savoir-faire adquirido ao longo de 35 anos de relojoaria independente. A espetacular criação exibe três turbilhões apoiados em uma carruagem giratória, em um efeito combinado que proporciona ao relógio o máximo de precisão, seja qual for a posição de seu usuário.

O mecanismo a corda manual do calibre AFP-TTR3X possui um duplo tambor que assegura grande eficiência e uma generosa reserva de marcha. A última roda e o pinhão do trem de engrenagens conduzem o coração do sistema através de um triplo diferencial planetário central que, por sua vez, impulsiona uma carruagem giratória com não menos que três turbilhões.


Cada turbilhão é posicionado a uma igual distância do centro, com seus respectivos eixos formando um triângulo equilátero. Cada um deles completa uma rotação sobre seu próprio eixo a cada 60 segundos, e são necessários 10 minutos para que a carruagem complete uma revolução com os três turbilhões ao redor do mostrador.

A garantia de uma grande precisão está no fato de que as frequências dos três balanços são sincronizadas graças à ressonância obtida pela proximidade dos turbilhões, que oscilam assim a uma frequência estável. Três placas de ouro entre os turbilhões servem como contrapesos e ajudam na estabilização da rotação da carruagem que os conduz.


Cinco peças do Turbilhão dos Turbilhões estarão disponíveis em 2015, com caixas que Preziuso chama de "Power GTS" (de ouro ("gold"), titânio e aço ("steel"). A presença do titânio torna o modelo leve e muito confortável ao pulso, apesar da caixa de design robusto e do grande diâmetro de 45 milímetros.

A nova caixa é reforçada por 24 parafusos exclusivos da Antoine Preziuso Genève, e possui 45 componentes, para assegurar grande solidez e resistência à água.


Para Antoine Preziuso, o Turbilhão dos Turbilhões é um marco na história do turbilhão, tanto do ponto de vista técnico como do aspecto visual - a magia da coreografia dos três turbilhões fascinará a todos aqueles que os observarem.


Sobre Antoine Preziuso


Nascido em Genebra no ano de 1957, Antoine Preziuso ingressou na Escola de Relojoaria de Genebra em 1973 e já em 1978 foi contratado pela Patek Philippe para trabalhar na oficina de relógios complicados.

Em 1981 abriu sua própria casa relojoeira e em 1991 apresentou o primeiro relógio com sua marca. Em 1995 exibiu pela primeira vez em Baselworld, no estande da Académie Horlogère des Créateurs Indépendants - AHCI.

Entre os principais relógio já criados por Antoine Preziuso, podemos destacar peças como o Breguet Minute Repeater, em 1990, o Harry Winston Opus 2 e o The Art of Tourbillon, em 2002.


Antoine Preziuso Tourbillon of Tourbillons - Ficha técnica

Movimento

Calibre Antoine Preziuso AFP-TTR-3X
Movimento mecânico a corda manual de manufatura própria
Indicação de horas e minutos
Decoração personalizada feita à mão
3 patentes internacionais
Diâmetro de 39,80 mm
Altura de 10,80 mm
65 rubis
6 rolamentos
Duplo tambor de corda em série
Reserva de marcha de 48 horas
Três turbilhões conectados por triplo diferencial planetário
Frequência de cada balanço de 21.600 aph (3 Hz)
Velocidade de rotação das gaiolas dos turbilhões de 1 volta/min
Velocidade de rotação da carruagem 1 volta/10 min

Caixa

Combinação de aço, ouro 18 K e titânio grau 5
45 mm de diâmetro, 14 mm de espessura
Aros parafusados à carrura através de 8 pilares de ouro e 24 parafusos de titânio
Coroa em ouro 18 K com a nova logomarca "AFP" - Antoine Florian Preziuso
Vidro de safira com tratamento antirreflexos

Pulseira

Couro de crocodilo "hornback" cinza, preto ou marrom, com fecho dobrável de titânio

Preço

Alinhado com a exclusividade do modelo, o preço de venda será de 380.000 Francos Suíços


Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 98, Mai/Jun 2015
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS