Publicidade
Home  >  News Voltar

Harry WinstonOpus 14

28 de outubro de 2015
O novo Opus 14 da Harry Winston é um fantástico relógio inspirado em um símbolo dos anos 50: o jukebox.



A coleção Opus, iniciada em 2001, é resultado da colaboração com relojoeiros independentes, que buscam criar modelos inovadores e sempre singulares.


Em 2015, a Harry Winston Timepieces apresenta o Opus 14, uma parceria com os visionários relojoeiros Franck Orny e Johnny Girardin, conhecidos do público pela criação do relógio Metamorphosis, para a Montblanc.


O modelo, com caixa de ouro 18 quilates e 54,7 mm de diâmetro, exibe como complicação um jukebox, cuja mecânica foi miniaturizada. Ele traz indicação estilizada da hora local às 9, com acabamentos do tipo disco de vinil para os diferentes mostradores, emblema bicolor com o número 14, arco dos minutos retrógrados em vermelho, índices e tipografia em azul. Estes elementos lembram a era de ouro do rock'n'roll, com a estética dos emblemáticos restaurantes da lendária Rota 66. O estojo também é inspirado em um jukebox.


A miniaturização do mecanismo de jukebox é original e foi patenteada pela Harry Winston. Cada um dos quatro discos, alojados em uma pilha, oferece uma indicação particular: a hora local, a hora GMT, a data e uma estrela com a assinatura da Harry Winston que evoca as estrelas da calçada da fama de Hollywood.


O mecanismo de ativação do seletor, situado às 9 horas na lateral da caixa, permite escolher a indicação desejada. Este gesto faz com a pilha suba e abaixe, e libere o disco escolhido. Ao se apertar uma vez o botão às 4 horas, ativa-se um braço que se desloca até ele e o deposita sobre a plataforma de leitura. O disco que mostra a hora local segue às 9 horas, mas os da GMT, data ou da estrela, encontram-se sobre esta mesma plataforma. Uma segunda pressão aciona novamente o braço, que devolve o disco à pilha.


A complexidade deste movimento, exclusivo da Harry Winston e característica da coleção Opus, reside também em duas reservas de marcha distintas. Uma se encarrega da medição do tempo e tem 68 horas de autonomia. A outra permite que se realize até cinco ciclos de ida e volta do disco. Embora as reservas de marcha sejam separadas e funcionem independentemente, o mecanismo de corda é comum e serve para ambas as reservas. Adicionalmente, os botões entre as asas às 12 horas permitem corrigir a data e a hora GMT.

Mais um digno representante desta verdadeira saga relojoeira, o Opus 14 possui 1.066 componentes e é limitado a uma edição de 50 unidades.



Harry Winston Opus 14 - Ficha técnica

Movimento
Mecânico a corda manual, complicação de autômato
Dimensões 46,7 mm x 17 mm
1066 componentes, 124 rubis, frequência 4 Hz, espiral de silício
Reserva de marcha do movimento de 68 horas, 5 ciclos para a animação com disco
1 tambor para o movimento, mais 1 tambor para a animação
1 platina para o movimento, 1 platina para a complicação, 31 pontes

Indicações
Hora local com disco, minutos com ponteiro retrógrado
Data, GMT e disco estético HW, sob demanda
Reserva de marcha da animação indicada por disco; do movimento, em abertura

Caixa
Ouro branco 18 quilates, 54,7 x 21,9 mm
Vidro e fundo de safira, resistente à água a 3 atm
Corretores às 12 para data e GMT
Animação acionada por botão às 4 horas
Seleção do disco às 9 horas

Pulseira
Couro de aligátor preto, fecho de báscula em ouro

Preço
428.000 Francos Suíços
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS