Publicidade
Home  >  News Voltar

Maximilian Büsser & FriendsLegacy Machine Perpetual

03 de novembro de 2015
Durante o SIAR 2015 pudemos conhecer em primeiríssima mão o Legacy Machine Perpetual, o revolucionário calendário perpétuo da MB&F, à prova de erros de operação!



A MB&F e o relojoeiro independente Irlandês Stephen McDonnell partiram da estaca zero para reinventar completamente uma das mais tradicionais complicações relojoeiras, o calendário perpétuo.

Foto César Rovel

O resultado é o Legacy Machine Perpetual, dotado de um movimento in-house de visual fantástico, controlado por um processador mecânico, cuja patente foi requerida.



O movimento do LM Perpetual exibe 581 componentes totalmente integrados - sem módulo, ou movimento-base - com um novo e revolucionário sistema para o cálculo do número de dias de cada mês. Pairando sobre o calendário perpétuo, o balanço suspenso que é a assinatura das Legacy Machines.


Calendários perpétuos tradicionais têm alguns inconvenientes: datas podem ser puladas; podem ser danificados se ajustados enquanto a data está mudando; a complicação é geralmente um módulo sobre um movimento-base.


Eles geralmente usam um mês de 31 dias como padrão e basicamente "removem" as datas supérfluas dos meses com menos dias saltando-as durante a mudança. A mudança de 28 de Fevereiro para 1o de Março salta rapidamente 29, 30 e 31 para chegar ao 1o.


O LM Perpetual utiliza um "processador mecânico" ao invés da grande came convencional. Ele utiliza um mês padrão de 28 dias e adiciona dias extras quando exigido. Isto significa que cada mês sempre tem o exato número de dias; não há avanço rápido ou salto de dias redundantes. E, enquanto o ano bissexto só pode ser ajustado em calendários perpétuos tradicionais passando-se por até 47 meses, o LM Perpetual tem um corretor rápido dedicado para se ajustar o ano.


Com seu mostrador aberto que revela toda a complicação e o balanço suspenso, é a harmoniosa beleza mecânica do LM Perpetual que realmente rouba o show. E, com um inovador sistema criado especialmente para ele, os submostradores parecem flutuar sobre o movimento sem apoios visíveis. Os submostradores esqueletizados têm suportes ocultos, o que é tecnicamente impossível nos calendários perpétuos tradicionais, pois eles bloqueariam o movimento da grande came.


Às 12 horas vemos as horas e os minutos entre os elegantes arcos do balanço; às 3, o dia da semana, às 4, a reserva de marcha, às 6 o mês, às 7 o ano bissexto retrógrado, e a data às 9.


O Legacy Machine Perpetual está disponível em uma edição limitada de 25 peças em ouro vermelho 5N+ 18K e 25 peças em platina 950.



Stephen McDonnell



Stephen McDonnell nasceu em Belfast, Irlanda do Norte, em 1972. Demonstrou interesse pela relojoaria desde muito cedo, mas sempre pensou nessa atividade como um hobby, tendo se formado em Teologia em Oxford.

McDonnell retornou a Belfast, onde voltou a reparar a relógios. Após realizar cursos na Rolex e na WOSTEP (Watchmakers of Switzerland Training and Educational Program), tornou-se instrutor nesta prestigiosa escola, onde permaneceu até 2007, quando decidiu seguir carreira como relojoeiro independente.

Aquele ano marcou seu primeiro encontro com a MB&F, quando auxiliou na finalização do movimento do HM1, primeiro relógio da marca que então iniciava. Anos depois ele mostraria a Max Büsser o projeto de seu ambicioso calendário perpétuo, agora concretizado.

Ele tornou-se um notável projetista de movimentos autodidata e retornou a Belfast com sua família em 2014. Atualmente trabalha em sua própria oficina, onde é capaz de realizar todas as etapas da produção de um protótipo.


Legacy Machine Perpetual - Ficha técnica



Movimento
Calendário perpétuo totalmente integrado desenvolvido para a MB&F por Stephen McDonnell, a corda manual com duplo tambor de corda
Balanço exclusivo de 14 mm com parafusos
Acabamento manual superlativo no estilo do século XIX, com ângulos internos chanfrados e polidos, Côtes de Genève, gravações manuais
Reserva de marcha de 72 horas, frequência de 18.000 aph (2,5 Hz)
581 componentes, 41 rubis

Indicações
Horas, minutos, dia, data, mês, ano bissexto retrógrado e reserva de marcha

Caixa
Em ouro vermelho 5N+ 18K ou platina 950, dimensões 44 x 17,5 mm
69 componentes, resistente à água a 30 m (3 atm)
Vidro em safira frente e verso com antirreflexos em ambas as faces

Pulseira
Couro de aligátor preto ou marrom, costurada à mão, com fecho de báscula em ouro ou platina

Preço
138.000 Francos Suíços em ouro vermelho, CHF 168.000 em platina
 

NotíciasRelacionadas

27 de fevereiro de 2023
30 de novembro de 2022
05 de setembro de 2022
15 de junho de 2022
Publicidade

BRANDPARTNERS