Publicidade
Home  >  News Voltar

Armin StromMirrored Force Resonance

25 de novembro de 2016
A Armin Strom apresenta o Mirrored Force Resonance, um relógio com duplo regulador ressonante criado para a obtenção de máxima precisão.


Dois corpos oscilantes dispostos próximos um ao lado do outro se influenciam reciprocamente e acabam sincronizando-se: este fenômeno físico é conhecido como ressonância. A ressonância na relojoaria é uma técnica sofisticada e exigente, aplicada por muito poucos relojoeiros.

Em busca de exatidão, precisão e estabilidade de marcha, a ressonância geralmente exige o uso de duas molas principais, engrenagens, escapes e balanços independentes, conectados por um rack e pinhão para o ajuste fino da sua distância. Este ajuste preciso é necessário à ressonância, graças à qual os dois balaços oscilam em uma frequência coincidente em direções opostas, a fim de dividir constantemente a média dos erros e alcançar uma máxima exatidão.


Um corpo em movimento transmite suas vibrações ao entorno. Quando outro corpo, a uma frequência de ressonância natural similar à do primeiro, recebe estas vibrações, absorve sua energia e começa a vibrar na mesma frequência de maneira solidária. O primeiro é o "excitador"; o segundo, o "ressonador".

O fenômeno do movimento sincronizado na relojoaria fascina os relojoeiros desde os tempos de Christiaan Huygens (1629-1695). Huygens, inventor do relógio de pêndulo, foi o primeiro a descobrir a ressonância de dois relógios de pêndulo independentes. Presumia, logicamente, que cada um deles acabaria indicando uma hora ligeiramente diferente. Contudo, quando pendurados na mesma barra, os pêndulos de ambos se sincronizavam; tempo depois, os pesquisadores confirmaram que a barra de madeira comum aos dos pêndulos absorvia as vibrações e produzia a ressonância. Os dois pêndulos funcionavam então como um só de maneira síncrona. No século XVIII, Abraham-Louis Breguet demostrou seu domínio desta técnica em seu relógio de ressonância de duplo pêndulo.



A ressonância oferece três vantagens:

- Efeito estabilizador sobre a medição do tempo (vantagens para a exatidão);
- Economia de energia (como quando, em uma corrida, um ciclista profissional corre a uma curtíssima distância de outro);
- Redução dos efeitos negativos sobre a precisão da cronometria causados por perturbações exteriores, como um impacto sobre o eixo do balanço; o que por sua vez mantém a marcha mais estável e aumenta a precisão

Um impacto externo que reduz a velocidade de um de os balanços aumenta a do outro na mesma proporção; ambos tendem a oscilar novamente em ressonância: reencontrando seu ritmo, compensam e reduzem os efeitos da influencia externa.

Para se ter uma ideia da dificuldade da execução deste conceito na relojoaria, a lista de relojoeiros que o fizeram inclui Antide Janvier (1751-1855), Abraham-Louis Breguet (1747-1823), e alguns poucos relojoeiros modernos que provavelmente poderiam ser contados nos dedos de uma mão.



Manufatura

Diferentemente da maioria das empresas relojoeiras atuais, a Armin Strom é uma autêntica manufatura que produz seus próprios movimentos. O Calibre ARF15 ressonante é um calibre clássico a corda manual, desenhado, fabricado, montado e regulado nas oficinas da empresa. Com frequência de 3,5 hertz (25.200 alternâncias por hora), permite ao observador realmente apreciar o funcionamento dos reguladores ressonantes patenteados. Trata-se de um movimento moderno, de acabamento impecável, que serve de cenário para o verdadeiro espetáculo: a indicação gêmea e simétrica dos segundos, conectados por uma única mola.


A mola de embreagem de ressonância, necessária para a dupla indicação de segundos do Mirrored Force Resonance, exigiria um esforço técnico de tal dimensão que a equipe, sob a direção do diretor técnico Claude Greisler, foi obrigada a criar ela mesma todo o aparato necessário. Como o Calibre ARF15, o mola da embreagem de ressonância é feita de aço. Greisler e seus colaboradores dedicaram dois anos e meio ao aperfeiçoamento da forma e das características da mola: calculando, otimizando, simulando, testando e melhorando a peça, até obter a forma ideal e única necessária para conectar os dois jogos de osciladores da Armin Strom, constituído cada um deles por balanços e espirais gêmeos.


Dado que os dois osciladores conectados entre si giram em direção oposta -fenômeno que pode ser observado claramente através do mostrador, o efeito é quase hipnótico. Se a reserva de marcha de 48 horas se esgota e é necessário dar corda ao movimento, os balanços gêmeos voltam a estar sincronizados em cerca de 10 minutos ou menos. O botão situado às 2 horas reseta os dois indicadores luminosos de segundos e, ao mesmo tempo, os balanços gêmeos.

Mais complicado movimento já construído pela Armin Strom, o Mirrored Force Resonance foi devidamente patenteado pela marca.



Armin Strom Mirrored Force Resonance Fire - Ficha técnica

Ref. RG15-RF.5N - Edição limitada de 50 peças

Movimento
Movimento de manufatura Armin Strom calibre ARF15
Mecânico a corda manual, mola de embreagem de ressonância, indicadores gêmeos dos segundos, indicação de hora descentrada
Frequência: 25.200 alternâncias/hora
226 componentes, 43 rubis
Dimensões 36,60 x 7,70 mm
Reserva de marcha de 48 horas
Platina e pontes com decoração de alta relojoaria
Dois sistemas de regulação independentes invertidos simetricamente que se estabilizam mutuamente, conectados por uma mola de embreagem de ressonância

Caixa
Ouro rosa 18 quilates
Cristal e fundo de safira, tratamento antirreflexos
Diâmetro 43,40 mm, espessura 13,00 mm
Estanque até 50 metros
Mostrador preto com apliques superpostos
Ponteiros de ouro rosa

Pulseira
Entregue com uma pulseira de couro de aligátor "hornback" autêntica de cor marrom com fecho de fivela em ouro rosa 18 quilates, assim como uma pulseira de borracha marrom. Um fecho de báscula em ouro rosa 18 K é opcional.

Preço
67.000 Francos Suíços
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS