Publicidade
Home  >  News Voltar

A. Lange & Söhne - SIHH 2017Tourbograph Perpetual Pour le Mérite

01 de fevereiro de 2017
A quinta obra-prima da série "Pour le Mérite" da A. Lange & Söhne combina transmissão de fuso e corrente com um turbilhão, cronógrafo rattrapante e calendário perpétuo.



A combinação destas complicações torna o Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite", o grande lançamento da Lange no SIHH 2017, um relógio incomparável.


Sua lenda teve início em outubro de 1994, quando a Lange apresentou a primeira coleção da nova era, incluindo o lendário Tourbillon "Pour le Mérite", o primeiro relógio de pulso com turbilhão e transmissão "fusée-e-chain". Seguiu-se em 2005 outro modelo que unia estas duas elaboradas construções: o Tourbograph "Pour le Mérite". O cronógrafo rattrapante era então o relógio mais complicado da marca.


Agora, chega a quinta complicação, o calendário perpétuo. Seu desenvolvimento impôs um desafio formidável: uma integração de mecanismos complexos sem conflitos mecânicos ou perdas de energia indesejadas. O mecanismo de calendário perpétuo deveria ser construído em torno do turbilhão; com isto, apenas dois terços da superfície do movimento estavam disponíveis, o que exigiu um redesenho do calibre básico. Ao mesmo tempo, a altura do movimento não poderia ser muito ampliada.

Um conceito clássico


O Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" é um epítome da relojoaria clássica, desde o design e engenharia até o artesanato impecável. O mostrador reflete a abordagem tradicional da cronometragem. Numerais arábicos, uma escala de minutos trilho de trem, ponteiros de aço azulados para o tempo e de ouro rodiado para o calendário, bem como o arranjo "cloverleaf" dos submostradores dos famosos relógios de bolso A. Lange & Söhne. Tradição também em detalhes técnicos, como a roda de colunas do cronógrafo e rattrapante, bem como o balanço com parafusos. Finalmente, manifesta-se em elementos típicos de qualidade tais como os dois diamantes da gaiola do turbilhão ou a ponte do turbilhão com polimento negro. A caixa de platina de 43 milímetros é o palco ideal para esta obra-prima da relojoaria.

Calendário perpétuo


Das 684 peças do novo calibre L133.1, nada menos que 206 constituem o calendário perpétuo com seus indicadores analógicos, que marcará corretamente a duração de cada mês até 2100. Uma única correção será necessária no último dia de fevereiro deste ano secular. A partir de então, o calendário será novamente calibrado corretamente para os próximos cem anos. São três submostradores: data às 12 e dia às 9 horas, com ponteiros de ouro rodiados. O mês e o ano bissexto são exibidos às 3. A metade superior da data também acomoda a fase da lua, calculada para permanecer precisa por 122,6 anos, com um disco azul-profundo de ouro maciço.

Cronógrafo rattrapante

Além dos dois botões ao lado da coroa, um terceiro botão às 10 horas revela que o Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" pertence à exclusiva categoria de cronógrafos split-seconds. Esta fascinante função, com controle feito por duas rodas de colunas, pode ser observada através do fundo de safira.


A combinação de um calendário perpétuo com um cronógrafo split-segundos é muito rara. A gestão de energia é uma tarefa especialmente desafiadora. Em particular, a utilização simultânea de várias funções requer engenho mecânico, por exemplo, quando as indicações do calendário avançam à meia-noite e o cronógrafo é utilizado ao mesmo tempo. A montagem de tal movimento exige experiência considerável e sensibilidade excepcional ao se ajustar e harmonizar os mecanismos.

Turbilhão de um minuto


Na forma como interagem de forma perfeita, o turbilhão e a transmissão fuso-corrente controlam dois fenômenos disruptivos em um movimento mecânico: gravidade e redução da força da corda. Assim, eles contribuem para melhorar a estabilidade da marcha e sua precisão. O movimento L133.1 do Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" já é o décimo calibre com turbilhão da Lange.

Transmissão de fuso e corrente


Os resultados dos esforços da A. Lange & Söhne no desenvolvimento de sistemas inteligentes de gerenciamento de energia para movimentos mecânicos - e assim compensar a inevitável perda de torque do tambor da mola - incluem três diferentes escapamentos de força constante, bem como a transmissão fuso-e-corrente integrada em um relógio de pulso pela primeira vez em 1994. Ela é compartilhada por todos os relógios identificados pelo atributo "Pour le Mérite" em referência à antiga ordem prussiana conferida por excepcional mérito científico. Através de um fuso ligado ao tambor por uma corrente, a força da mola é entregue ao movimento em incrementos constantes graças à maneira engenhosa com que o princípio das alavancas é aproveitado. Um mecanismo de engrenagem planetário dentro do fuso garante que o fluxo de energia da mola para o escapamento não seja interrompido enquanto o relógio recebe corda. O mecanismo miniaturizado mas robusto requer atenção máxima no que diz respeito a projeto, produção, acabamento e montagem.

Perfeição até o mínimo detalhe


O Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" é uma edição limitada de apenas 50 relógios em platina. O acabamento do calibre está em conformidade com os mais altos padrões da arte relojoeira saxônica. Parafusos azulados, chatons de ouro, pontes e platinas de prata alemã, faixas de Glashütte e perlage, bem como a ponte do cronógrafo gravada à mão completam os seus destaques.

A. Lange & Söhne Tourbograph Perpetual "Pour le Mérite" - Ficha técnica

Movimento
Calibre L133.1, 32,0 x 10,9 milímetros
684 componentes (sendo um deles a corrente que consiste de 636 peças)
52 rubis (incluindo 2 diamantes contra-pivôs)
6 chatons de ouro parafusados
Escape de âncora
Balanço com parafusos e antichoque, espiral de manufatura in-house
Frequência de 21.600 aph
Reserva de marcha de 36 horas
Indicação de horas e minutos
Turbilhão, cronógrafo rattrapante, calendário perpétuo com data, dia da semana, mês e ano bissexto; fases da lua

Caixa
Diâmetro 43,0 milímetros, altura 16,6 milímetros
Em platina, limitada a 50 exemplares

Pulseira
Couro de crocodilo, fecho de platina

Preço
480.000 Euros
 

NotíciasRelacionadas

13 de janeiro de 2020
04 de fevereiro de 2019
01 de fevereiro de 2018
12 de junho de 2017
Publicidade

BRANDPARTNERS