Publicidade
Home  >  News Voltar

GenusO inovador GNS1.2

31 de julho de 2019
O novo GNS1.2 da Genus é um relógio que propõe uma nova e intrigante forma de mostrar o tempo.



A recém-revelada lista de concorrentes ao Grand Prix d'Horlogerie de Genève de 2019, o "Oscar" da relojoaria, exibe modelos de marcas tradicionais ao lado não só de criações de marcas independentes, mas também de novidades de marcas estreantes como o GNS1.2, primeiro relógio da Genus, fundada em Genebra por Sébastien Billières e Catherine Henry.


Em uma inovação no mundo da Alta Relojoaria, o modelo traz um componente mecânico que se move de forma perfeita de uma órbita para outra. Este relógio excepcional, cuja caixa, movimento e complicação de exibição do tempo são fabricados em ouro 18K, é o resultado de dez anos de pesquisa e três anos de desenvolvimento.


É a história do fascínio pela forma do número 8, o símbolo do infinito, tão poderosamente representado no analema - o caminho traçado no céu pelas diferentes posições do sol, medidas ao mesmo tempo e do mesmo lugar durante um ano civil. É também um desejo de sacudir os fundamentos da relojoaria, mas respeitando seus fundamentos. A relojoaria tradicional se apoia em um sistema de elementos fixos acionados por engrenagens. A Genus adiciona mais movimento, com elementos que se movem como se estivessem sobre trilhos.

O vídeo abaixo mostra como funciona o Genus:



Com a Genus, aprende-se a ler a hora de maneira diferente. As horas são indicadas às 9 e as dezenas de minutos são mostradas pelo indicador principal - chamado de "Genus" - que se move livremente de uma órbita central para a outra, enquanto as unidades são lidas no mostrador giratório na tradicional posição das 3 horas.

Estão pendentes patentes para as duas complicações de exibição - uma para a complicação de exibição de horas, a outra para a exibição das dezenas de minutos em circulação.


A exibição das dezenas de minutos é cativante. O Genus principal mostra a passagem do tempo em incrementos de 10 minutos e é seguido por 11 Genera ("genera" é o plural de "genus") que progridem radialmente ao longo do caminho orbital em forma de 8, como uma escultura cinética. À medida que o Genus líder traça seu caminho em torno dos dois focos distintos, uma "janela em rosa" é formada pelos Genera a cada 15 e 45 minutos, alternando entre os trilhos superior e inferior do 8. Com o passar do tempo, isso dá ao relógio uma aparência fascinante e sempre diferente. Para se saber a hora exata, basta anotar a hora mostrada e adicione o minuto exato às dezenas de minutos indicadas pelo Genus.


O relógio é equipado com um calibre de manufatura a corda manual em ouro 18K e possui um balanço de inércia variável. A platina principal é dividida em duas partes e separa a regulação e a distribuição de energia, da sua transmissão.


Todos os componentes do movimento são acabados à mão de acordo com os rigorosos critérios da Alta Relojoaria, incluindo a platina principal e pontes chanfradas à mão, rodas com perlage e chanfradas, com a maioria dos componentes de aço com polimento escuro e biselados, sendo todo o flanqueado feito à mão. O módulo do mostrador em ouro 18K tem o mesmo excepcional grau de acabamento. A combinação de uma generosa abertura de mostrador e um cristal de safira convexo embutido libera a visão da arquitetura e da complexidade do módulo.




Sébastien Billières, um espírito livre da relojoaria

Relojoeiro, instrutor, empresário e cofundador da Genus, Sébastien Billières possui uma experiência na Alta Relojoaria adquirida ao trabalhar com alguns dos maiores nomes da área.

Orgulhoso pai de três filhos, ele é filho de um relojoeiro que dedicou 35 anos de carreira à Rolex. Poucos dias depois de obter seu Certificado como relojoeiro em 1999, Billières entra para a Roger Dubuis, que tinha aproximadamente dez funcionários na época, e colabora diretamente com o mestre.

Buscando experiência, entra na órbita de outras personalidades fortes, como Felix Baumgartner nos primeiros anos da Urwerk. Ele passa a fazer parte da equipe de projeto do Opus V na Harry Winston, encarregado de fazer ajustes ao lado de Felix (prototipagem), e de testes e produção de peças. Até hoje, continua encarregado das operações de serviço pós-venda da Harry Winston.

A produção de turbilhões e a especialização em autômatos foram dois dos campos em que o relojoeiro desenvolveu uma ampla gama de habilidades que não passaram despercebidas por muito tempo.

Em 2007, ele cofunda uma empresa para desenvolver novos mecanismos e complicações para "Maisons" da alta relojoaria, com grande sucesso. A seguir, cria a GMTI, que logo se torna um dos principais subcontratantes da região para a indústria relojoeira, com instalações de última geração especializadas na fabricação e montagem de calibres "Poinçon de Genève". A equipe da GMTI atualmente tem vinte pessoas.

A primeira criação da Genus, recém-cofundada com sua parceira de negócios Catherine Henry, está inscrita no Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra de 2019 e marca a inauguração de uma empolgante marca independente de Alta Relojoaria.


Catherine Henry e Sébastien Billières


Catherine Henry

Catherine Henry é graduada em Ciências da Administração, mentora, empreendedora e agora cofundadora da Genus, sendo sua diretora de operações e lidera o lançamento e o desenvolvimento de negócios da startup.

"Adoro inovar e desenvolver coisas novas. Começar de uma página em branco com a Genus tem sido um desafio muito estimulante. Como perfeccionista e bastante determinada, sempre gosto de avançar, de me superar e de sempre melhorar. Quando você se aventura em um território desconhecido como fazemos hoje com a Genus, você não pode esperar que o caminho seja fácil, mas estamos orgulhosos de quão longe chegamos até agora em nossa jornada, e isto é só o começo."




Genus GNS1.2 - Ficha técnica


Edição limitada de apenas 8 exemplares

Movimento
Movimento de manufatura a corda manual
Diâmetro de 38 mm, espessura 7,7 mm
418 componentes, 26 rubis
Frequência 18.000 aph (2,5 Hz)
Reserva de marcha de 50 horas
Movimento modular em duas partes, uma para armazenamento e transmissão de energia, a outra para distribuição e regulação

Funções
As horas são indicadas por um ponteiro fixo na posição das 9 horas e avançam em um movimento periférico
As dezenas de minutos são mostradas pelo indicador principal - chamado de "Genus" - que se move livremente de uma órbita central para a outra, traçando um número 8 no centro
O Genus principal é seguido por 11 Genera ("genera" é o plural de "genus") que progridem ao longo do caminho em forma de 8, como uma escultura cinética. À medida que o Genus líder traça seu caminho em torno dos dois focos distintos, uma "janela em rosa" é formada pelos Genera a cada 15 e 45 minutos, alternando entre os trilhos superior e inferior do 8
As unidades são lidas no mostrador giratório na posição das 3 horas

Caixa
Em ouro branco 18K rodiado, em formato cushion, com 24 componentes
Dimensões 43 x 41,5 x 13,1 mm
Coroa de ouro branco com marca em relevo e logo gravado
Vidro e fundo de safira com antirreflexos
Resistente à água até 3 atm (30 metros)

Pulseira
Couro bovino azul-marinho, costurada à mão, com fecho de ouro branco com logo Genus gravado, ou fecho de báscula, sob encomenda

Preço
288.500 Francos Suíços, sem impostos
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS