Publicidade
Home  >  News Voltar

Sylvain PinaudMonopoussoir Chronograph

04 de março de 2020
Sylvain Pinaud recentemente apresentou o Monopoussoir Chronograph, peça única criada ao longo de um ano e que lhe valeu um prêmio no concurso "Un des Meilleurs Ouvriers de France".



O Monopoussoir Chronograph ("Cronógrafo de Botão Único") foi exibido pelo relojoeiro francês Sylvain Pinaud na última Baselworld, no espaço chamado "The Watch Incubator", destinado a novos relojoeiros independentes.

Criado para participar de um concurso, esta peça ofereceu a Pinaud a oportunidade de encarar um grande desafio e especialmente realizar sua visão de relojoaria. Sem nenhuma concessão, tudo deveria ser harmonioso e cada função deveria ser implementada de forma muito consciente.


Do movimento utilizado como base (ETA 6497), apenas o trem de engrenagens e o escapamento foram preservados. O restante - ponte, platina, sistema de carregamento e roda do balanço - foi completamente reconstruído e manufaturado de forma a ser totalmente integrado ao mecanismo do cronógrafo.

A escolha de uma operação tradicional, com embreagem horizontal e roda de colunas, é para o relojoeiro um atestado de savoir-faire, pela sua beleza, simplicidade e eficácia. As funções delicadas, assim como outras com exigência muito estritas, são apoiadas em rubis. Cada mola, jumper ou alavanca foi desenhado para se harmonizar com o todo e assegurar uma ótima operação.


Neste protótipo, algumas poucas peças foram produzidas por CNC, a vasta maioria foi feita à mão e com máquinas convencionais. Os processos de têmpera, azulamento, decoração e polimento, foram todos feitos da forma tradicional.


Estética e acabamento


A ideia de Pinaud foi conduzir a luz e os olhos a cada canto do mecanismo. Cada detalhe é aprimorado, cada curva é realçada e a todo momento descobre-se outras sutilezas.

A parte externa foi concebida ao redor do cronógrafo. O cristal de safira periférico lateral torna possível observa-lo de um novo ângulo. A caixa, de design simples, feita a partir de um bloco de titânio grau 5, joga com contrastes entre chanfrados escovados e polidos. O fundo da caixa é intencionalmente sóbrio, revelando apenas a roda do balanço e sua ponte, à maneira dos cronômetros de marinha.


O relógio deveria respeitar o anonimato para o concurso, desta forma ele não possui nenhuma gravação ou identificação. Para os próximos cronógrafos produzidos, as inscrições "Sylvain Pinaud Horloger" e "Monopoussoir Chronograph", assim como o número da peça e o ano constarão do fundo da caixa. Em sua face, apenas "Sylvain Pinaud" sobre o mostrador.

O cronógrafo é exposto em uma grande abertura, permitindo que sejam observadas as diferentes sequências de operação. A forma dos componentes é diretamente relacionada aos métodos convencionais de manufatura, com cada componente podendo ser produzido sem CNC, mas sim por um relojoeiro. O resultado são formas simples e funcionais, como nas belas peças do passado. Todos os componentes em aço recebem polimento-espelho e são chanfrados à mão. As rodas também são chanfradas e circuladas.


Diferentes acabamentos de superfície e processos galvânicos são combinados para acentuar contrastes e profundidade: a platina principal em cinza antracito e granulada, a ponte superior escovada em linha reta para contrastar com o mostrador granulado.

A peça é customizável, especialmente no caso do mostrador. Vale observar que o relógio aqui apresentado é um protótipo - alguns pequenos ajustes e modificações estão planejadas para os modelos a serem produzidos comercialmente; por exemplo, a coroa será um pouco mais longa, e o contraste do contador de minutos será acentuado.


O modelo será produzido por encomenda e, devido ao grau de artesanato e ao excepcional nível do acabamento, um quantidade muito limitada de peças numeradas (estimada entre 2 e 3 por ano) será produzida. Cada relógio poderá ser personalizado de acordo com o desejo de cada cliente, de forma a tornar cada peça totalmente única.


Sobre Sylvain Pinaud

Sylvain Pinaud é filho de um relojoeiro e, após ter passado muito tempo em sua bancada desde a infância, descobriu com seu pai a fascinante profissão de relojoeiro. Cativado por seu trabalho e convencido de que era a sua vocação, entrou para a escola de relojoaria de Morteau.


Depois de formado, seguiram-se anos de prática em oficinas discretas ou em grandes empresas relojoeiras que lhe permitiram criar uma sólida experiência.

Trabalhou com Dominique Mouret na restaurações de peças históricas ou em muitos projetos como técnico de protótipo em fábricas. Muitas vezes frustrado pela falta de consistência relojoeira e pelo desaparecimento do seu know-how, decidiu adotar uma orientação diferente na prática de sua profissão.


Decidiu se estabelecer no final de 2017 como relojoeiro independente na pequena cidade Suíça de Sainte-Croix, nas montanhas do Jura, cercado por amigos com muitas habilidades, para que pudesse praticar a relojoaria de acordo com seus valores e sonhos.

Incentivado pelos amigos relojoeiros, ele se inscreveu no concurso "Un des Meilleurs Ouvriers de France" ("Um dos Melhores Artesãos da França"), na categoria "Técnicas de Precisão". Após eventos de qualificação, Pinaud foi contemplado com o Chronograph Monopoussoir, com seu movimento delicado e muito complexo.




Sylvain Pinaud Monopoussoir Chronograph - Ficha técnica


Movimento

Cronógrafo a corda manual com botão único
Controle através de roda de colunas e embreagem horizontal
Balanço de inércia variável
Frequência de 18.000 aph (2,5 Hz)
45 horas de reserva de marcha
Cronógrafo com contador de 45 minutos semi-instantâneo


Caixa

Caixa em titânio grau 5, também disponível em ouro 18K
Diâmetro: 42 mm
Altura: 12,5 mm, incluindo o vidro
Resistente à água a 3 atm (30 metros)


Pulseira

Em couro de vitela preto, feita sob medida
Fecho em titânio grau 5, também disponível em ouro 18K


Preço

Em titânio: 78.000 Francos Suíços, sem impostos
Em ouro 18K: 88.000 Francos Suíços, sem impostos



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 126, Jan/Fev 2020


www.sylvain-pinaud.com

www.meilleursouvriersdefrance.org
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS