Publicidade
Home  >  News Voltar

Maximilian Büsser & FriendsLM101 MB&F x H. Moser

30 de junho de 2020
A MB&F apresenta o LM101 MB&F x H. Moser, o espetacular resultado de uma parceria inédita com a H. Moser & Cie.



Pela primeira vez em sua história, a MB&F contribui para uma obra de Performance Art que flui em ambas as direções de maneira totalmente recíproca. Nesse contexto, as duas Maisons assinam um par de criações que combina as principais características de cada uma.



Uma história de amizade entre dois homens em um cenário de valores compartilhados, pelo prazer de construir e compartilhar e, em seguida, apresentar conjuntamente os resultados desse projeto extraordinário.




Origens do projeto

H. Moser & Cie. e MB&F são empresas suíças independentes em escala humana. Elas são dirigidos por duas personalidades apaixonadas, conhecidos de longa data que se admiram e se respeitam em âmbito pessoal e profissional. De fato, as marcas trabalham juntas há mais de dez anos, com a Precision Engineering AG - uma empresa irmã da H. Moser & Cie. - fornecendo espirais para a MB&F. Portanto, não surpreende que a MB&F tenha solicitado a Edouard Meylan que participasse como "amigo" para ajudar a criar uma peça de arte performática.


O aspecto mais interessante dessa colaboração está no fato de ser uma via de mão dupla. Maximilian Büsser diz: "Quando liguei para Edouard para dizer a ele que queria colaborar em uma criação, mencionei que realmente gostava da espiral dupla, dos mostradores fumê e dos relógios Concept. Edouard imediatamente me disse que iria me fornecer esses recursos, mas com a condição de que ele também pudesse emprestar elementos de nossas máquinas. Depois de um momento inicial de surpresa, pensei um pouco: como 50% indiano e 50% suíço, estou firmemente convencido de que misturar DNA cria resultados interessantes. Portanto, por que não tentar o experimento em relojoaria? Por isso, concordei e sugeri que ele emprestasse recursos do modelo FlyingT, que é particularmente caro ao meu coração".


Em um espírito de compartilhamento e abertura, enquanto cultivam a noção de força na união, Moser e MB&F criaram juntos dois modelos, disponíveis em várias versões e lançados em séries limitadas de 15 peças. Este número é um aceno ao 15º aniversário da MB&F, além de homenagear o 15º aniversário do relançamento da H. Moser & Cie. Ao unir suas forças, essas duas marcas concorrentes e amigáveis trabalham para aproveitar as forças combinadas de artesãos talentosos, inteiramente de acordo com o filosofia adotada pela MB&F.



LM101 MB&F x H. MOSER

A Legacy Machine 101 destila a própria essência da relojoaria mecânica: o balanço, a reserva de marcha e a passagem do tempo. Portanto, não é coincidência que a MB&F tenha escolhido revisitar esse modelo - um dos mais puros e "simples" de sua coleção - já que é de fato o minimalismo que norteou a criação do modelo LM101 MB&F x H. Moser. Como a H. Moser & Cie. e sua abordagem "de volta ao básico" incorporada aos relógios Concept, a MB&F optou por remover seu logotipo e retornar às suas raízes e, assim, às próprias origens da relojoaria, quando apenas os movimentos eram assinados.


No mesmo espírito discreto, abandonou os submostradores flutuantes para exibir as horas e os minutos e a reserva de marcha de 45 horas, usando ponteiros colocados diretamente no mostrador principal. Os mostradores fumê emprestados da Moser poderiam, assim, ser exibidos em total liberdade, também realçados por um fino aro. Quatro mostradores fumê foram escolhidos para o LM101 MB&F x H. Moser: vermelho, Cosmic Green, Aqua Blue e, é claro, o famoso Funky Blue. Coberta com um cristal de safira convexo, a caixa é feita de aço, pela terceira vez na história da MB&F.


O grande balanço suspenso continua a ocupar o centro do palco, embora completamente redesenhado no LM101 MB&F x H. Moser, a fim de destacar a beleza dos mostradores fumê. Este coração pulsante, que representa a quintessência da relojoaria aos olhos de Maximilian Büsser, foi equipado com uma espiral dupla produzida pela Precision Engineering AG.


Graças ao par de espirais, o deslocamento do ponto de gravidade sofrido por cada espiral à medida que se expande é corrigido, melhorando significativamente a precisão e o isocronismo em uma busca contínua pela perfeição. Além disso, as espirais emparelhadas também reduzem o efeito de atrito normalmente encontrado com uma única espiral, resultando em isocronismo otimizado.


No verso da caixa, o cristal de safira curvado revela o "motor" que conduz esse relógio. Diferente do movimento base da Legacy Machine 101, na qual os acabamentos foram determinados pelo co-criador Kari Voutilainen, a estética do calibre da LM101 MB&F x H. Moser é mais contemporânea, com um tratamento sutil NAC para realçar sua beleza.






LM101 MB&F x H. MOSER - Ficha técnica

Disponível em 4 edições limitadas de 15 peças em aço: mostradores fumê Funky Blue, Cosmic Green, Red e uma edição especial com Aqua Blue, para a Ahmed Seddiqi & Sons

Motor
Movimento horológico tridimensional desenvolvido in-house pela MB&F
Estética do movimento e especificações de acabamento: Kari Voutilainen
A corda manual com um tambor de mola principal
Reserva de marcha: 45 horas
Balanço: roda de 14 mm sob medida com quatro parafusos de regulação tradicionais, flutuando acima do movimento
Espiral dupla Straumann
Frequência do balanço: 18.000 aph (2,5Hz)
221 componentes, 23 rubis
Chatons de ouro polidos
Acabamento manual superlativo ao estilo do século XIX; ângulos internos chanfrados destacando o artesanato; chanfros polidos; Côtes de Genève; gravações feitas à mão, pontes pretas NAC

Funções
Indicação de horas, minutos e reserva de marcha
Grande balanço suspenso acima do mostrador

Caixa
Em aço, 40,0 x 16,0 mm
35 componentes
Vidro de safira convexo, fundo de safira, ambos com antirreflexo nos dois lados

Mostrador
Fumê Funky Blue, Cosmic Greem, Vermelho ou Aqua Blue com padrão sunburst

Pulseira
Couro de bezerro costurada à mão, fecho de báscula em aço 316L e titânio

Preço
53.000 Francos Suíços
 

NotíciasRelacionadas

27 de fevereiro de 2023
30 de novembro de 2022
05 de setembro de 2022
15 de junho de 2022
Publicidade

BRANDPARTNERS