Publicidade
Home  >  News Voltar

MB&FHorological Machine N° 9 Sapphire Vision

22 de fevereiro de 2021
A MB&F apresenta a Horological Machine N° 9 Sapphire Vision, uma nave transparente com um interior fantástico!



Apresentado pela primeira vez em 2018, a Horological Machine N° 9 - apelidada de HM9 Flow - foi uma homenagem aos extraordinários designs automotivos e aeronáuticos dos anos 1940 e 50. O resultado foi uma caixa como nenhuma outra, com as linhas fluidas e aerodinâmicas da época.


Apesar de seu impressionante exterior, Max Büsser, descreveu seu motor como "o movimento mais bonito que já criamos". Que outro passo lógico deveria ser dado, senão envolver o motor da HM9 em safira transparente? O resultado é a Horological Machine N° 9 Sapphire Vision - também conhecida como HM9-SV.


O casco externo de safira e metal precioso, curvo e com bolhas e precisamente encaixado em três partes, é selado com uma combinação de junta tridimensional e processo de ligação de alta tecnologia. Dois balanços suspensos independentes canalizam os dados em um diferencial que transforma as duas batidas em um pulso de tempo coerente.


Engrenagens cônicas muito precisas giram com eficiência a energia do motor e a corrente de informação em um ângulo de 90° para alimentar a indicação da hora em um mostrador de safira com SuperLuminova. No verso, coaxiais sob cada um dos balanços, estão as hélices: turbinas gêmeas que giram livremente como um elemento de puro interesse visual.


O modelo teve dimensões retrabalhadas, necessárias para dar conta das diferenças nas propriedades da safira; embora extremamente dura, ela pode se quebrar sob pressão, enquanto um metal simplesmente se deforma. As linhas mais suaves da HM9-SV minimizam as áreas potenciais de vulnerabilidade mecânica, enquanto reforçam a estética orgânica.


Uma frequência tradicional de 2,5 Hz (18.000 aph) é curiosamente anacrônica em um relógio moderno, mas a maior sensibilidade a impactos relacionada a um batimento mais lento é compensada por ter dois balanços em vez de um. Estatisticamente falando, dois sistemas calibrados de forma idêntica oferecem uma melhor leitura média do que um único sistema.


Para reduzir a sensibilidade a impactos, a HM9-SV apresenta um novo sistema de absorção, com molas helicoidais entre o movimento e a caixa. Elas são trabalhadas a laser a partir de um tubo sólido de aço polido, oferecendo excelente elasticidade e deslocamento lateral limitado.


Executando a tarefa de calcular a média da medição do tempo dos dois balanços do motor HM9 está um diferencial planetário, a caixa de câmbio do movimento, que então fornece uma leitura final a ser exibida no mostrador orientado perpendicularmente.


Essa complexa computação mecânica foi parcialmente revelada no HM9 Flow original, com cúpulas de safira colocadas sobre cada balanço e com uma lupa montada acima do diferencial planetário, enfatizando visualmente a importância de seu papel cronométrico. No HM9-SV, todos os aspectos do mecanismo estão visíveis; o olho pode acompanhar a interação dos componentes do tambor ao balanço, do diferencial ao mostrador.

Para selar os componentes externos de safira em uma caixa estanque, novas soluções tiveram que ser criadas. Uma junta de borracha tridimensional patenteada foi usada no HM9 Flow original para garantir a resistência à água quando a caixa tripartida era parafusada. A gaxeta 3-D permanece no HM9-SV, mas os cristais de safira são fundidos com a estrutura metálica graças a um composto de ligação de alta tecnologia, controlado por meio de um processo interno envolvendo vácuo e alta temperatura. O resultado é uma vedação resistente a 3 atm (30 m) de pressão da água, apesar das costuras praticamente invisíveis entre os componentes de safira e a moldura minimalista em ouro 18K.


A HM9 Sapphire Vision chega em quatro edições, cada uma limitada a apenas cinco peças: duas edições com moldura de ouro vermelho 18K, combinada com um motor preto revestido com NAC ou azul revestido com PVD; e duas edições em ouro branco, apresentando um motor revestido de PVD roxo ou ouro vermelho.


O motor da HM9


Resultado de três anos de desenvolvimento, o motor HM9 foi concebido e montado inteiramente in-house, com a experiência acumulada com os 18 movimentos diferentes da MB&F até o momento.

Os conhecedores da MB&F reconhecerão a linhagem mecânica do motor HM9. Seu sistema de duplo balanço com diferencial descende do mecanismo semelhante na Máquina Legacy N° 2, embora com estética muito diferente. Enquanto a LM2 enfatiza a pureza do design e o efeito hipnótico de seus osciladores suspensos, a HM9 exulta em sua celebração do design expressivo.

Dois balanços em um mesmo movimento inevitavelmente trarão discussões sobre ressonância, o fenômeno mecânico que descreve osciladores vinculados em um estado de excitação harmônica mútua. Tal como acontece com o motor LM2, a Horological Machine N° 9 evita deliberadamente induzir o efeito de ressonância.


Seu objetivo ao incluir duas rodas de balanço é obter conjuntos discretos de dados cronométricos que podem ser traduzidos por um diferencial para produzir uma leitura média estável. Este propósito seria derrotado por dois balanços oscilando perfeitamente em fase, fornecendo os mesmos dados cronométricos em todos os pontos.

Regular os balanços gêmeos é um grande desafio. O equipamento padrão da indústria usado na regulação de um conjunto de balanço de relógio usa o som emitido por um balanço oscilante para medir a taxa de batimento. Como o motor HM9 tem dois órgãos reguladores operando simultaneamente, criando dois conjuntos de sons, esse método não é possível aqui.

Quando lançado pela primeira vez em 2018, cada exemplar da Máquina Horológica N° 9 teve que ser regulado bloqueando primeiro um balanço para regular o restante, e vice-versa. Quando ambas os balanços funcionavam, a calibração mudava ligeiramente, exigindo várias rodadas de bloqueio e regulação antes que um resultado cronométrico ideal fosse alcançado.



Ficha técnica

Motor
Movimento in-house a corda manual
Dois balanços totalmente independentes com frequência diferencial planetária de 2,5 Hz (18.000 aph)
Tambor único com reserva de marcha de 45 horas
301 componentes, 52 rubis
Horas e minutos no mostrador vertical
Turbinas esféricas duplas sob o movimento
Molas helicoidais de absorção de choque ligando o movimento à caixa

Caixa
Edições "SV" em safira com moldura em ouro branco ou vermelho
Mostrador hora/minuto em safira com antirreflexo e SuperLuminova nos numerais e índices
Dimensões: 57 mm x 47 mm x 23 mm
52 componentes
Resistente à água até 3 atm (30 m)
Processo de montagem exclusivo das três peças da caixa de safira com uma junta tridimensional patenteada e composto de ligação de alta tecnologia
Total de cinco safiras tratadas com revestimento antirreflexo: três cristais para os componentes principais da caixa, um cobrindo o mostrador e um para o próprio mostrador

Pulseira
Couro de crocodilo marrom ou preto costurada à mão com fivela de báscula em ouro vermelho ou branco

Preço
362.000 Euros, sem impostos
 

NotíciasRelacionadas

27 de fevereiro de 2023
30 de novembro de 2022
05 de setembro de 2022
15 de junho de 2022
Publicidade

BRANDPARTNERS