Publicidade
Home  >  News Voltar

Miki EletaEntrevista com Miki Eleta e o novo Svemir

10 de março de 2021
A equipe de Relógios & Relógios entrevistou o relojoeiro independente Miki Eleta, membro da AHCI (Academia Relojoeira de Criadores Independentes).


Direto de sua oficina em Zurique, na Suíça, Miki Eleta falou via Zoom sobre sua incrível trajetória - ele não tem nenhuma educação formal em relojoaria - e anunciou em primeira mão o lançamento de mais uma de suas fantásticas criações, que apresentamos a seguir.



A entrevista contou com a colaboração de Kurt Kupper, amigo de Miki Eleta, e Carlos E. Tiburcio Ramos, parceiro e colaborador de Relógios & Relógios.



Miki Eleta Svemir


A mais recente obra de arte relojoeira astronômica de Miki Eleta, Svemir (Universo), combina pela primeira vez dois modelos astronômicos em um relógio, o geocentrismo e o heliocentrismo.

O geocentrismo coloca a Terra no centro, orbitada pelo sol, a lua e os demais planetas. Durante o século 16, a Revolução de Copérnico substituiu esse conceito pelo heliocentrismo, no qual todos os planetas e suas luas giram em torno do sol.


Inspirado na construção de uma esfera armilar, o modelo geocêntrico em "Svemir" consiste em um globo rodeado por anéis. Em uma gaiola de meridianos, a Terra gira em torno de seu eixo em 24 horas.

O equador terrestre está no mesmo nível do disco estático esqueletizado, com uma divisão em 24 partes. Posicionado como o equador celestial, ele mostra a hora e a hora mundial, já que a divisão é concêntrica aos meridianos da Terra.


O anel eclíptico representa a trajetória assumida pelo Sol no modelo geocêntrico conforme ele aparece da Terra. As estações, os meses, os signos do zodíaco com suas datas de início e fim, as posições mais altas e mais baixas do sol, bem como os equinócios, podem ser lidos em seus 12 segmentos.

O Sol é representado como uma bola branca que se move sob a data atual em 1/365 por dia ao longo do anel da eclíptica. A lua se move pulando uma divisão todos os dias. Mostra a fase da lua, eclipses solares e marés (correção a cada 128 anos).


O modelo heliocêntrico situado diagonalmente acima do globo consiste em seu próprio sol e seis planetas.

Todos os seis planetas são montados em um eixo comum inclinado em 23,5 graus em relação ao eixo da Terra. Eles giram em torno do sol fixo visível abaixo.


De acordo com as leis de Kepler, o sol está ligeiramente deslocado em relação ao eixo dos planetas. O modelo exibe as órbitas de Mercúrio (período de revolução de 88 dias), Vênus (225 dias), Terra (365 dias), Marte (687 dias = 1,8 anos), Júpiter (4.329 dias = 11,86 anos) e Saturno (10.751 dias = 29, 45 anos).

O mecanismo do relógio possui indicação de horas e minutos e fornece energia para todas as funções acima.


Uma demonstração manual do movimento planetário no modelo heliocêntrico é possível usando uma manivela separada. O mecanismo possui uma função de memória, que pode ser usada para mover o modelo de volta para a posição correta após uma demonstração manual.


Para saber mais sobre Miki Eleta e sobre outras de suas fantásticas criações, recomendamos a leitura do artigo abaixo:

O extraordinário BY 21Dez12ME




Miki Eleta Svemir - Ficha técnica

Características
Tempo de construção: cerca de um ano
Altura total: 1.850 mm
Base de madeira (nogueira), com altura de 1.250 mm
Largura: 250 mm, diâmetro: 250 mm, pé: 330 x 330 mm

Movimento
Mecanismo de carregamento de corda sem fim de Huygens (corda sem interrupção do relógio)
Reserva de marcha de 6 dias
Escape de âncora suíça - duração da oscilação de 1,73 segundo

Indicações
Horas, minutos, hora mundial, mês, estação, signos do zodíaco com data de início e fim, equinócios, solstícios, fases da lua, eclipses solares, marés, modelo geocêntrico, modelo heliocêntrico

Materiais
Latão banhado em ouro, latão cromado, aço, lápis-lazúli, madrepérola, pedras preciosas (planetas)




www.mikieleta.ch
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS