Publicidade
Home  >  News Voltar

Vacheron Constantin - W&W 2021Les Cabinotiers Turbilhão Armilar Calendário Perpétuo - Planetaria

12 de julho de 2021
O Les Cabinotiers Turbilhão Armilar Calendário Perpétuo - Planetaria foi um grande destaque da Vacheron Constantin no salão virtual Watches & Wonders Genebra 2021.



A coleção Les Cabinotiers é constituída por peças únicas que são verdadeiros compêndios do savoir-faire acumulado pela Vacheron Constantin ao longo de mais de mais 265 anos de ininterrupta história.


O novo Planetaria é um Cabinotiers que honra esta tradição ao reunir calendário perpétuo de salto retrógrado, regulado por um turbilhão de duplo eixo e complementado por uma representação tridimensional dos hemisférios, concebida para proporcionar indicações de 24 horas e dia/noite.


Equipado com o Calibre 1991, um novo movimento de manufatura in-house resultado de quatro anos de desenvolvimento, este relógio celebra uma função astronômica por excelência: o calendário perpétuo com fases da lua. Com a data retrógrada, indicada ao longo de um arco à direita do mostrador, assim como as indicações circulares retrógradas do mês e do dia da semana, que emolduram representações dos dois hemisférios terrestres com indicações de dia/noite, este relógio é regulado por um turbilhão de duplo eixo.


O novo modelo, apresentado por ocasião do evento Watches & Wonders, enquadra-se na temática da Vacheron Constantin para 2021: intitulada "Classic with a Twist", realça a energia criativa da marca, que se guia por uma identidade que enaltece seu patrimônio e ousa dotá-lo de um toque inesperado.


O Calibre 1991, um novo movimento Grande Complicação


Dotado de uma complexidade extraordinária com as suas 745 peças, o Calibre 1991 a corda manual aciona dois globos giratórios que representam os hemisférios da Terra, regulados por um turbilhão armilar de duplo eixo. Esta é uma interpretação inovadora do calendário perpétuo, a complicação astronômica que "entende" as particularidades do calendário Gregoriano, sem necessidade de qualquer ajuste até 2100.

Outra faceta distintiva deste mecanismo consiste na indicação retrógrada dos dias, das datas e dos meses do calendário perpétuo. A indicação da data, instalada sobre rolamentos para assegurar um funcionamento fluido e linear, segue um arco circular do lado direito do mostrador das horas e dos minutos. Em consonância com a sua vocação astronômica, o centro do mostrador das horas é dedicado às fases da lua. Estas surgem, segundo a sua respectiva evolução nos hemisférios Norte e Sul, em perfeita simetria com os dois globos terrestres giratórios, e com uma precisão que exige uma correção de apenas um dia a cada 122 anos.


As funções do calendário perpétuo continuam com o ano bissexto, que aparece em uma abertura às 5 horas, e com as indicações circulares do dia e do mês às 12 horas e às 6 horas, de acordo com um sistema de indicação retrógrada saltante. No centro dos dois contadores, dois globos terrestres, que representam os hemisférios norte e sul, efetuam rotações completas em sentidos opostos em uma escala graduada de 24 horas à volta da borda do mostrador. As zonas sombreadas do cristal de safira convexo, utilizado para a indicação dia/noite, foram posicionada de tal forma que o turbilhão armilar se assemelha a um sol a lançar seus raios sobre a superfície da Terra.


A produção do cristal de safira, que forma as abóbadas e se prolonga sobre a indicação da data retrógrada, extremadamente fino (0,35 mm), implicou em uma grande dose de engenho. As correções da hora universal dos globos são realizadas simultaneamente, através do botão integrado na coroa.


Um desafio adicional encarado pelos designers do movimento, cuja preocupação constante é obter perfeito equilíbrio técnico e estético, consistiu na idealização e concepção de um sistema retrógrado para as indicações do dia e do mês, que liberasse um espaço suficientemente amplo para permitir admirar a pulsação do turbilhão armilar biaxial, com a sua mola espiral esférica.


Referências aos mestres relojoeiros históricos


A complexa mecânica do Calibre 1991 é perfeitamente condensada em seu turbilhão armilar, uma proeza técnica espetacular. Este dispositivo de regulação, dotado de uma reserva de marcha de 60 horas, beneficiou-se da pesquisa realizada no desenvolvimento do relógio mais complicado do mundo, a referência 57260. Esta construção está situada no lado esquerdo da peça, sob uma "bolha" de safira. Dando forma a um mostrador em movimento perpétuo, este turbilhão foi denominado "armillaire" em referência ao relojoeiro francês Antide Janvier que, no final do século XVIII, inventou uma esfera planetária móvel conhecida com o nome de "armilar", considerada como uma das suas mais bem sucedidas obras-primas.


Outra característica técnica do mecanismo desta peça é a espiral cilíndrica acoplada ao balanço. Inventada por Jacques-Frédéric Houriet, em 1814, este tipo de espiral cilíndrica, isenta de curva terminal, confere ao turbilhão uma oscilação perfeitamente concêntrica, garantindo desta forma um melhor isocronismo. Para transmitir a esta espiral os impulsos que correspondem a uma frequência de 18.000 alternâncias por hora (2,5 Hz), a Vacheron Constantin desenvolveu um escape com roda de silício e uma âncora com paletas de diamante, materiais que reduzem o atrito sem necessidade de lubrificação e aumentam a precisão do movimento.


Acabamentos de Alta Relojoaria


O acabamento desta peça única realça, nos seus mais ínfimos detalhes, sua engenhosa orquestração astronômica do tempo. Dois globos de titânio galvanizados, de apenas 0,12 gramas, giram suavemente sobre o mostrador finamente granulado. Os contadores de 24 horas que os rodeiam exibem um acabamento acetinado circular com inserções, enquanto as indicações do dia, do mês e da data estão impressas sob o cristal de safira. O mostrador das horas incorpora numerais romanos e as iniciais N e S na forma de apliques em ouro polido. Estes acabamentos de Alta Relojoaria são realçados pela caixa em ouro rosa 5N 18 quilates, de 46 mm de diâmetro, complementada com uma pulseira em couro de aligátor.


"Le Temps Céleste"


Anualmente, o departamento Les Cabinotiers apresenta uma vasta gama de peças únicas relacionadas a um tema importante para a Vacheron Constantin. O ano 2021 é dedicado ao Tempo Celeste - "Le Temps Céleste" -, com relógios que remontam às origens astronômicas da medição do tempo.

Desde os primórdios das civilizações, o ciclo dos dias e das estações, a evolução das constelações no céu noturno, as fases da lua e os eclipses têm exercido uma fascinação quase mística. Ansiosos por desvendar os mistérios do universo, os primeiros seres humanos encontraram nos relatos mitológicos uma cosmogonia onde a lenda se aliava à poesia. Desde cedo as primeiras mentes científicas tentaram decifrar os ritmos da Natureza e organizá-los de acordo com padrões previsíveis.

Destes cálculos, e com o surgimento da escrita, nasceram os primeiros calendários, antes mesmo de o sistema sexagesimal babilônico dar sentido à divisão física do tempo em unidades angulares. A Relojoaria tradicional é herdeira direta desta abordagem rigorosa e científica, que se exprime hoje em dia nos relógios com representações do calendário, do mapa celeste, das fases da lua, das marés e das estações e até mesmo do tempo civil, solar e sideral, com os respectivos diferenciais. Porém, a Vacheron Constantin procurou transmitir a estes verdadeiros instrumentos de observação todo o encanto dos mitos fundadores através da sutileza do seu artesanato, do guilloché e da gravação de motivos simbólicos, do brilho "estelar" das pedras engastadas. Esta nova gama Les Cabinotiers é a expressão de um excepcional savoir-faire em matéria de relógios astronômicos, a serviço da poesia do tempo.


A Vacheron Constantin e os relógios astronômicos


Os relógios astronômicos desfrutam de uma longa e rica tradição dentro da Vacheron Constantin. Seus arquivos mencionam um primeiro calendário perpétuo com fases da lua em 1884, incorporado em um relógio de bolso em ouro amarelo, de face dupla, que pertence atualmente à coleção privada da Casa. Esta peça marcou o início de uma epopeia mecânica que adquire singular consistência na virada do século. Em 1900, a Casa instalou uma oficina exclusivamente dedicada à montagem de relógios com complicações, que incluíam frequentemente funções astronômicas, pois havia surgido um elevado número de encomendas de relógios complicados, muitas vezes grandes complicações. O calendário perpétuo aliou-se então a outras funções, como as que enriqueciam um relógio de bolso de 1905, que incluía também repetição de minutos, cronógrafo rattrapante, fases e idade da lua.

Entregue em 1929, o relógio de bolso criado para o rei Fouad I do Egito, com funções de cronógrafo, calendário perpétuo, grande e pequena sonnerie e repetição de minutos, é característico desta época dourada. Este excepcional savoir-faire relojoeiro, aplicado posteriormente aos relógios de pulso, encontraria a sua maior expressão no Tour de l'Île, com suas 16 complicações relojoeiras e astronômicas, concebido em 2005 por ocasião do 250º aniversário da Casa. Ele incorpora um mapa celeste, complicação que se converteu em uma especialidade da Vacheron Constantin. A referência 57260, que conta com 57 complicações, apresenta igualmente um mapa celeste, acompanhado do tempo sideral e calendário hebraico secular. Em 2017, a Vacheron Constantin voltou a inovar com o Calibre 3600, com indicações da hora civil, solar e do tempo sideral, este sincronizado com uma representação móvel das constelações.


Les Cabinotiers: edições de um único exemplar


No universo da Vacheron Constantin, Les Cabinotiers representam um departamento dedicado à personalização de relógios e a criações únicas. Esta tradição remonta ao século XVIII, época em que os mestres relojoeiros eram denominados cabinotiers e trabalhavam em oficinas banhadas de luz natural, conhecidas como "cabinets", localizadas nos andares superiores dos edifícios genebrinos. Das mãos destes talentosos artesãos, abertos às novas ideias do Iluminismo, nasceram excepcionais instrumentos de relojoaria inspirados na astronomia, na engenharia mecânica e nas artes. Essa perícia, combinada com a experiência, que constitui a grande tradição relojoeira genebrina, corre nas veias da Vacheron Constantin desde 1755.


Classic with a twist


A criatividade da Vacheron Constantin manteve-se sempre em sintonia com o seu tempo, conjugando-a simultaneamente com a memória da Casa. Este código de elegância, assumido por cada relojoeiro artesão e designer ao longo dos anos e dos séculos, distingue o patrimônio e arrisca-se na exploração do inesperado. Em um equilíbrio de virtuosismo técnico e refinamento estético, o encanto dos relógios da Vacheron Constantin consegue transpor as diferentes épocas e permanece intacto. Como a atemporalidade não é obtida simplesmente seguindo-se as convenções da relojoaria tradicional, cada criação tem um toque de ousadia que é revelado nos menores detalhes. Visualizações especiais, indicações descentradas, biselado específico de todas as peças, acabamento artesanal e a complexidade de um mecanismo são apenas alguns exemplos desta perícia.


A exclusividade de uma peça única


O Les Cabinotiers Turbilhão Armilar Calendário Perpétuo - Planetaria é uma peça que confere à palavra exclusividade o seu verdadeiro significado, algo que apenas pode ser proporcionado por uma peça única. Trata-se de um relógio do qual não será produzido outro igual, mas que se prestará a customizações caso haja novos pedidos. Segundo a Vacheron Constantin, o presente exemplar já foi vendido e seu preço não está disponível.






Les Cabinotiers Turbilhão Armilar Calendário Perpétuo - Planetaria - Ficha técnica


Referência 9820C/000R-B707, peça única, certificada com o Selo de Genebra


Movimento

Calibre 1991, desenvolvido e manufaturado pela Vacheron Constantin
Turbilhão armilar de duplo eixo
Mecânico a corda manual
35 mm de diâmetro, 11,20 mm de espessura
Aproximadamente 60 horas de reserva de marcha
Frequência de 18.000 alternâncias/hora (2,5 Hz)
745 peças, 94 rubis
Indicação de horas e minutos
Calendário perpétuo
Data, dia e mês retrógrados
Fases da lua nos hemisférios norte e sul
Indicação de dia/noite nos hemisférios norte e sul


Caixa

Em ouro rosa 5N 18 K
46 mm de diâmetro, 20,20 mm de espessura
Mostrador opalino prateado, em ouro 18 K
Ponteiros em ouro rosa 5N 18 quilates


Pulseira

Couro de aligátor marrom-escuro, com forro também em aligátor, costurado à mão com acabamento artesanal, grandes escamas quadradas
Fecho de báscula em ouro rosa 5N 18 quilates, modelo Les Cabinotiers



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 134, Mai/Jun 2021
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS