Publicidade
Home  >  News Voltar

Vacheron ConstantinLes Cabinotiers Grande Complication Bacchus

18 de janeiro de 2022
O Les Cabinotiers Grande Complication Bacchus é uma peça única que conjuga a experiência e o savoir-faire da Vacheron Constantin em grandes complicações, com sua maestria no campo do artesanato e das artes decorativas.


Este relógio de mostrador duplo contém 16 complicações relacionadas ao mundo da astronomia e do calendário, e é equipado com o Calibre 2755 CC16, repetição de minutos e turbilhão. Uma proeza técnica abrigada em uma caixa de ouro 5N 18 K, com a carrura esculpida em baixo-relevo. Em homenagem ao deus das uvas e do vinho, este relógio "Bacchus" encontra outra fonte de inspiração em Johannes Kepler, dando lugar a uma união fascinante entre mitologia e astronomia.

A decoração da caixa desta peça de Cabinotiers compõe-se de folhas de videira alternadas com cachos de uvas moldados com rubis. No exterior, a maestria do ourives conjuga-se com a do engastador, criando uma decoração figurativa que converte este relógio numa exibição única de delicado artesanato, que exigiu mais de 300 horas de destreza combinada.




O Calibre 2755 CG16


O movimento desta grande complicação foi inspirado no Tour de l'Île, uma peça apresentada em 2005 em homenagem aos 250 anos da Vacheron Constantin. Herdeiro desse espírito, o Les Cabinotiers - Bacchus contém 16 complicações e é um dos relógios mais complexos produzidos pela Maison.

Visando a precisão cronométrica, o calibre a corda manual 2755 GC16 está equipado com um regulador turbilhão para compensar o efeito exercido sobre o mecanismo pela força da gravidade. Alojado em uma gaiola em forma de Cruz de Malta, emblema da Vacheron Constantin, o turbilhão perfaz uma rotação por minuto, assumindo assim as funções de pequenos segundos.


Este relógio incorpora também um repetidor de minutos que indica as horas, os quartos e os minutos, a pedido. Para evitar ruídos desnecessários, bem como a utilização e o desgaste excessivos do mecanismo, o repicar dos gongos está equipado com um engenhoso regulador voador de sonnerie centrípeto. Este dispositivo, perfeitamente silencioso, regula a duração das sequências musicais de modo a obter sons claros, distintos e regulares.

O calendário e as funções astronômicas desempenham um papel protagonista nos dois mostradores. O lado frontal, onde se pode admirar o balé mecânico do turbilhão situado às 6 horas, exibe também, em três contadores, os indicadores do calendário perpétuo. Posicionados na parte superior, apresentam a data, o dia e o mês, respectivamente. Concebidos para respeitar as peculiaridades do calendário gregoriano sem necessidade de qualquer ajuste até o ano 2100, a sua complicação relojoeira é reforçada pela indicação do ciclo do ano bissexto.


Esta última indicação surge numa pequena abertura ao lado do ponteiro que indica a força armazenada no mecanismo repetidor de minutos, situado no mostrador entre uma e duas horas. Esta indicação de reserva de marcha do mecanismo repetidor de minutos é acompanhada pela indicação de reserva de marcha do movimento, que pode ser lida por meio do ponteiro em serpentina que partilha um eixo com o ponteiro indicador do dia da semana.

A complexa mecânica desta peça inclui também uma indicação astronômica do tempo, em homenagem a Johannes Kepler (1571-1630), considerado um dos fundadores da astronomia moderna por ter descoberto as leis do movimento planetário, em perfeita congruência com as hipóteses heliocêntricas de Copérnico. As primeiras funções astronômicas surgem, portanto, neste mesmo mostrador em cor champanhe opalina, começando com a equação do tempo entre as 10 e as 11 horas.


Visto que a trajetória executada pela Terra à volta do Sol não é circular, mas sim elíptica, e como o eixo da Terra tem uma inclinação de 24° relativamente ao plano da sua órbita, o tempo decorrido entre duas passagens zenitais do Sol não é o mesmo ao longo do ano. A duração do dia solar (real) e a do dia civil (médio) de 24 horas registram diferenças entre -16 e +14 minutos, dependendo da época do ano, e só coincidem quatro vezes por ano. Denominada equação do tempo ou correção do tempo em linguagem astronômica, esta diferença é indicada por meio de um ponteiro exclusivo, enquanto as horas do nascer e do pôr-do-sol, ajustadas segundo uma determinada cidade de referência, surgem na parte inferior do mostrador.

Um relógio astronômico, tal como concebido pelos mestres relojoeiros da Vacheron Constantin, não estaria completo sem a indicação da hora sideral. Esta indicação encontra-se na parte de trás do relógio, sob a forma de um disco giratório que mostra a abóbada celeste com as suas constelações, tal como observadas no hemisfério norte. Tomando como referência uma estrela fixa no firmamento, o tempo necessário para que a Terra complete uma rotação de 360 graus, ou dia sideral, é exatamente de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.


Dado que a Terra durante o seu deslocamento gira tanto sobre o seu eixo como à volta do Sol, são necessários 4 minutos adicionais, relativamente à duração do dia civil, para que regresse ao ponto inicial estabelecido em função de uma determinada estrela. Por conseguinte, neste modelo, o disco "celeste" completa uma rotação de acordo com o tempo sideral, sendo a hora indicada no perímetro, diante da data mostrada na periferia do disco móvel. Esta mesma data pode ser lida por meio de um grande ponteiro central, que se desloca sobre uma guia fixa exterior, que mostra uma escala graduada com aumentos de cinco dias. Este ponteiro indica também o signo do zodíaco, a estação e as quatro datas correspondentes aos solstícios e equinócios. Por último, o pequeno ponteiro central indica a idade da lua, isto é, o número de dias decorridos desde a última lua cheia.

Composto por 839 peças e medindo um total de 33,90 mm de diâmetro e 12,5 mm de espessura, este movimento, com reserva de marcha de 58 horas, representa uma façanha técnica ainda mais especial pelo fato de exibir todas as suas funções de uma forma perfeitamente legível nos dois mostradores. Com um balanço que oscila a um ritmo de 18.000 alternâncias por hora (2,5 Hz), é alojado em uma caixa em ouro rosa 5N 18 K, com 47 mm de diâmetro, com características especificamente concebidas para assegurar que a repetição de minutos tenha a melhor sonoridade possível.


"Le Temps Céleste"

Todos os anos, o departamento Les Cabinotiers apresenta uma gama de modelos temáticos de exemplar único muito apreciados pela Vacheron Constantin. O ano de 2021 é dedicado a "Le Temps Céleste" (que significa Tempo Celeste), com relógios referentes às origens astronômicas da medição do tempo.


Les Cabinotiers: Modelos de exemplar único



No universo da Vacheron Constantin, Les Cabinotiers representam um departamento próprio, dedicado à personalização de relógios e a criações únicas. Esta tradição remonta ao século XVIII, época em que os mestres relojoeiros eram denominados cabinotiers e trabalhavam em oficinas banhadas de luz natural, conhecidas como cabinets, e que estavam localizadas nos andares superiores dos edifícios genebrinos. Das mãos destes ilustres artesãos, abertos às novas ideias do Século das Luzes, nasceram instrumentos de relojoaria excepcionais, inspirados na astronomia, na engenharia mecânica e nas artes. Essa perícia, conjugada com a experiência, que constitui a grande tradição relojoeira genebrina, flui pelas veias da Vacheron Constantin desde 1755.





Vacheron Constantin Les Cabinotiers Grande Complication Bacchus - Ficha técnica

Referência 9700C/000R-B755
Distinguido com o Selo de Genebra

Movimento
Calibre 2755 B16
Desenvolvido e manufaturado pela Vacheron Constantin Mecânico, corda manual
Repetição de minutos, turbilhão
Calendário perpétuo (data, dia da semana, mês, ano bissexto)
Dimensões 33,90 mm de diâmetro, 12,15 mm de espessura
Aproximadamente 58 horas de reserva de marcha
Frequência 2,5 Hz (18.000 aph)
839 peças, 42 rubis

Indicações - Mostrador anterior
Indicação de horas, minutos, pequenos segundos às 6 horas na gaiola do turbilhão
Equação do tempo, nascer e pôr-do-sol
Indicação de reserva de marcha da cronometria e sonnerie

Indicações - Mostrador posterior
Carta celeste
Idade e fases da lua
Horas e minutos siderais
Estações, signos do zodíaco

Ajustes
Ajuste de horas e minutos: coroa para dar corda (2 posições)
Ajuste da fase da lua: botão de correção na caixa
Ajuste do calendário perpétuo: dois botões de correção na caixa
Ajuste da carta celeste: com coroa e botão rosqueado

Caixa
Ouro rosa 5N 18 K, com aro e fundo gravados à mão com um motivo de "folhas de parreira" e carrura decorada com folhas de parreira, talhadas à mão e com pedras preciosas engastadas, com um total de 113 rubis, com um peso aproximado de 1,84 quilates, representando cachos de uvas
47 mm de diâmetro, 19,10 mm de espessura
Mostradores na cor champanhe opalina
Marcadores horários aplicados em ouro rosa 5N 18 K
Ponteiros em ouro rosa 5N 18 K

Pulseira
Couro de aligátor marrom escuro, costurada à mão, acabamento artesanal, grandes escamas quadradas
Fecho de báscula em ouro rosa 5N 18 K, gravado à mão com um motivo de "folhas de parreira" em formato de meia Cruz de Malta

Acessórios
É entregue com lápis corretor e lupa
Estojo com mecanismo de corda para relógios de corda manual
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS