Publicidade
Home  >  News Voltar

Vacheron Constantin - W&W 2022A reedição do lendário 222

15 de maio de 2022
A Vacheron Constantin reeditou no Watches & Wonders o seu lendário 222, lançado em 1977 para marcar o 222º aniversário da Casa.


O design ousado do relógio, obra de Jorg Hysek, foi um divisor de águas na história da marca, pois este modelo iniciou a incursão da Vacheron Constantin no mundo dos relógios informalmente elegantes, com um toque desportivo. Entre as diversas referências 222 existentes, a escolhida para celebrar o retorno da lenda é a Referência 44018 em ouro amarelo 3N 18 quilates, com um diâmetro de 37 milímetros. Em perfeita comunhão com o espírito da coleção Historiques, este novo relógio realça o esplêndido acervo estético e cultural da Vacheron Constantin com uma reinterpretação contemporânea.


Para os colecionadores de relógios vintage, o 222 não é um número qualquer. Faz referência a um relógio lendário, verdadeiro símbolo de uma era que marca um antes e um depois na trajetória histórica da Vacheron Constantin. Com o 222, apresentado por ocasião do seu 222º aniversário há 45 anos, a Casa mostrava ao mundo um relógio desportivo que oferecia ao repertório estilístico um léxico praticamente inédito até àquela altura. Durante as décadas anteriores, os modelos esportivos eram destinados a pessoas ativas, sendo paradigmático o caso dos relógios "profissionais", concebidos para serem utilizados por pilotos ou mergulhadores, por exemplo, enquanto os relógios de luxo se apoderavam do segmento "de vestir".


Foi na década de 1970, um período marcado pela crescente concorrência dos relógios a quartzo, quando apareceram relógios que compartilhavam os universos relojoeiros do desportivismo e do luxo. Com o 222, a Vacheron Constantin contribuiu para esta nova forma de enfocar a relojoaria mecânica que caminhava em consonância com uma era aberta a novas ideias. Este modelo foi um claro ponto de ruptura na evolução estilística da Casa: os códigos da relojoaria desportiva integram-se num relógio de linhas austeras e ângulos marcados e, não obstante, elegante em todas as circunstâncias.


Um lugar no coração dos colecionadores


Em 1963, a Vacheron Constantin apresentou o seu primeiro modelo adaptado às contingências da vida laboral: o Turnograph Referência 6782, que recebia o seu nome do aro giratório bidirecional que mostrava uma escala graduada de 15 minutos. A forma dos ponteiros em bastão e a geometria dos seus marcadores horários retos não passaram despercebidas, embora a vida do modelo tenha sido relativamente breve.


Em 1975, a Casa fez uma nova incursão no campo dos relógios urbanos com o Chronomètre Royal referência 42001. Com uma caixa de forma particular, combinada com um aro octogonal arredondado, este relógio de aço com bracelete integrado era o primeiro Vacheron Constantin com estas características, e inaugurou novas perspectivas de estilo. Dois anos depois, essa nova orientação foi confirmada com o 222, concebido por Jörg Hysek, cujo estilo moderno permanece, mantendo-se, porém, fiel à inerente elegância e à meticulosidade nos detalhes, características próprias da Vacheron Constantin.


Além de ser um novo modelo com bracelete integrado, o relógio 222 lançado em 1977 introduziu uma arquitetura funcional alicerçada numa base plana que culminava em um proeminente aro protegido. A caixa monocoque, que exigia que o movimento encaixasse pela frente, era estanque até 120 metros, graças ao aro rosqueado. O 222 ostentava uma espetacular esbelteza, com um perfil de apenas 7 milímetros, em função do movimento ultraplano de 3,05 milímetros de espessura, com indicações de horas, minutos e data. Os ponteiros tipo bastão e os marcadores horários retos, similares aos do Turnograph de 1963, referência 6782, reafirmavam a sua estética discreta e refinada, ao mesmo tempo que confirmavam a impressão de robustez transmitida pelos grandes elos centrais hexagonais do bracelete parafusado à carrura. Apresentado inicialmente em 37 milímetros, cuja alcunha era "Jumbo", o 222 foi interpretado posteriormente em versões de 34 e 24 milímetros em aço, ouro amarelo ou bicolor, polido ou com pedras preciosas engastadas, sempre adornadas com o emblema da cruz de Malta da Casa, colocado no canto direito da caixa às 5 horas. O 222, com produção limitada até 1985, ocupa por direito próprio um lugar na lenda dos primeiros relógios informalmente elegantes, com um toque desportivo, da história da relojoaria.


A importância dos detalhes


A Vacheron Constantin oferece agora uma interpretação atualizada deste modelo lendário, versão Jumbo, com o Historiques 222 em ouro amarelo 3N 18 quilates. Em consonância com o espírito da coleção Historiques, os relógios que compõem a coleção não são réplicas idênticas ao original, são reinterpretações contemporâneas com os mais recentes progressos técnicos, cujo fim é otimizar a sua confiabilidade e a comodidade do uso no pulso.


Os códigos emblemáticos do 222 foram cuidadosamente respeitados: diâmetro de 37 milímetros, aro protegido, mostrador dourado, marcadores horários retos e ponteiros tipo bastão, bracelete integrado com elos centrais hexagonais, sem esquecer da cruz de Malta em ouro branco polido Pd150 e soldada na base plana da caixa na posição das 5.

O relógio Historiques 222 recebeu várias modificações sutis:

- O movimento Calibre 2455/2, com uma reserva de marcha de 40horas, funciona com frequência de 4Hz (28.800 alternâncias/hora), face aos 2,75 Hz do modelo original, oferecendo uma maior precisão.

- A massa oscilante do Calibre 2455/2 foi desenvolvida especificamente para este modelo e traz o logotipo original do 222 gravado; é rodeada por um motivo coroado que lembra o aro.

- O fundo é entalhado para que a beleza do movimento possa ser admirada.

- Os acabamentos - escovado acetinado vertical na coroa e no bracelete; acetinado circular no aro e polido nos marcadores horários, com engrenagens chanfradas à mão e pontes adornadas com um motivo de Côtes de Genève, bem como com uma platina com acabamento circular perolado - evidenciam a atenção prestada a todos os componentes que caracterizam o mundo da Alta Relojoaria.



- No mostrador destaca-se a inscrição "AUTOMATIC" com tipografia vintage.

- A janela da data foi claramente afastada da periferia do relógio para melhorar a legibilidade, dado que o movimento tem um diâmetro ligeiramente inferior ao do seu predecessor.

- O tratamento de SuperLuminova, aplicado aos ponteiros e aos índices horários (em branco de dia e verde-lima à noite) também melhora de forma ostensiva a legibilidade.

- O bracelete possui fecho de báscula triplo, em lugar do habitual fecho duplo.

- As articulações do bracelete foram revisadas para ocultar os pinos visíveis e melhorar a comodidade de uso no pulso.


The Anatomy of Beauty


Todas as características do lendário 222 foram respeitadas nesta reedição contemporânea. A meticulosa atenção aos detalhes serve de ilustração ao tema escolhido pela Vacheron Constantin para o ano em curso. Esta atenção manifesta-se através das decisões e preferências estéticas dos designers, bem como no minucioso trabalho de acabamento realizado pelos artesãos. Todos os componentes de um Vacheron Constantin se beneficiam dessa atenção especial, mesmo aqueles que permanecem invisíveis após a montagem do movimento.




Vacheron Constantin Historiques 222 - Ficha técnica

Referência 4200H/222J-B935

Movimento
Calibre 2455, desenvolvido e fabricado pela Vacheron Constantin
Mecânico automático, com massa oscilante exclusiva em ouro amarelo 3N 18 quilates
26,2 mm (12 1⁄2''') de diâmetro, 3,6 mm de espessura
Aproximadamente 40 horas de reserva de marcha
Frequência 28.800 alternâncias/hora (4 Hz)
194 peças, 27 rubis
Relógio distinguido com o Selo de Genebra
Indicação de horas, minutos e data

Caixa
Ouro amarelo 3N 18 quilates
37 mm de diâmetro, 7,95 mm de espessura
Cruz de Malta em ouro branco Pd150 na posição das 5 horas
Fundo de safira transparente
Estanqueidade testada a 5 atm (50 metros)

Mostrador
Tons dourados
Cruz de malta em ouro polido localizada sobre o mostrador
Marcadores horários e ponteiros em ouro amarelo tratados com SuperLuminova (branco durante o dia e verde-lima na escuridão)

Pulseira
Em ouro amarelo 3N de 18 quilates, com acabamento acetinado vertical
Fecho triplo de báscula em ouro rosa 3N 18 quilates, com forma de meia cruz de Malta polida

Preço
69.000 Dólares, sem impostos
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS